sexta-feira, 10 de agosto de 2018

A MULHER SAMARITANA

"Nisto, veio uma mulher samaritana tirar água. Disse-lhe Jesus: Dá-me de beber.” (João 4:7).


MATERIAL CONCRETO: Um poço (pode ser de papelão); uma mulher com um lenço para ser a samaritana.

HISTÓRIA CONTEXTUALIZADA: Alguma vez, vocês já tiraram água de um poço? No passado, as pessoas usavam poços, pois não havia água encanada. Ninguém tinha torneira em suas casas e caminhavam bastante para tirar água desses poços.
Mas ainda hoje, isso acontece muito nos lugares mais distantes das cidades. As pessoas vão buscar água nos poços ou nos rios e até lavam roupa perto desses lugares onde há água.
Um poço bem cavado pode funcionar por centenas de anos. Quando lemos a Bíblia vemos que Jacó tinha o hábito de cavar poços por onde passava. Um desses poços ficou conhecido como o poço de Jacó. Esse poço, que Jacó cavou, foi um presente ao seu filho amado José e tinha 25 metros de profundidade. A água do poço era excelente, desse lugar vocês ouvirão uma linda história da Bíblia.
Jesus estava de viagem, de Jerusalém à Galileia, andando a pé 175 km. Isso mesmo, essa era uma longa distância a ser percorrida. Jesus, cansado da viagem e certamente guiado por Deus resolveu parar exatamente nesse poço construído há muito tempo. O problema é que esse poço ficava nas terras dos samaritanos e eles não se davam com os judeus; eles eram inimigos, e estar ali era muito perigoso. Mas Jesus sabia o que estava fazendo.
Cansado, Jesus sentou-Se ao lado do poço esperando que alguém chegasse para tirar água. O tempo passou e quem apareceu? Uma mulher, mas os judeus não falavam com mulheres samaritanas, e agora? Jesus ficaria com sede ou pediria água? Isso mesmo, crianças, Jesus não conhece preconceito e nem tem inimigos. O Seu desejo é salvar a todos e ali, naquela tarde, aconteceu uma conversa linda com a samaritana e Jesus.
Quando aquela mulher chegou, Jesus leu o seu coração e percebeu suas tristezas e aflições. Dá-me de beber.
Foi o que Ele falou. A mulher envergonhada, perguntou: Como você, sendo um judeu, pede de beber a uma mulher? Jesus respondeu: Se tu soubesses quem é que te pedes, tu que pedirias, e dessa água que Eu lhe der, nunca mais teria sede. Como assim? Nunca mais ter sede? Essa água deve ser diferente das demais, pensou a samaritana.
Ela queria dessa água. A mulher ficou confusa, mas viu autoridade nas palavras de Cristo e continuou ali conversando com Ele, até entender que Jesus era o Messias esperado por todos. A samaritana também esperava pelo Messias, e depois de perceber que Jesus era o Filho de Deus, ficou tão feliz, que correu até a cidade para chamar todas as pessoas que ia encontrando. Contou-lhes que havia conversado com o Messias e esses foram até Jesus e com Ele conversaram.
Sabem, Jesus podia ter mudado o Seu caminho, e ter ido procurar água em outro lugar, mas Ele fez a vontade de Deus e sabia que era ali que devia estar. A mulher samaritana também podia não ter conversado com Jesus. Se fizesse isso teria perdido a melhor oportunidade de sua vida. Com essa história aprendemos que Jesus ama a todos e precisamos agir como Ele. Não ter preconceito e sempre tratar bem as pessoas. Com a samaritana aprendemos que precisamos
falar para todos sobre o amor e sacrifício de Cristo, e aqueles que forem sinceros de coração seguirão a Jesus.

APELO: Quantos desejam falar do amor de Jesus para outras pessoas?

ORAÇÃO: Querido Deus, agradecemos a Ti por nos escolher para falar do Teu amor para os nossos amiguinhos! Que sejamos sempre como Jesus, Amém.





Nenhum comentário:

Postar um comentário