OBJETIVO: Conhecer o que é saudável e o que é nocivo para a saúde e usar o melhor para a vida.
CUMPRIMENTO: Que alegria é estarmos aqui na igreja! Bom dia e feliz sábado para todos! Vamos adorar, cantar, louvar e aprender mais Valores Eternos.
MATERIAL: Balança, prancha de surf para equilíbrio, cartão nas cores vermelho, amarelo e verde.
HISTÓRIA (NÚMEROS 11: 7-9):
Por favor, fiquem em pé. Fácil, não é? Levantem um dos pés; assim é ruim para se equilibrar, concordam? Agora, segurem no braço do colega mais próximo e tentem ficar em pé, com o outro pé levantado; assim ficou mais fácil, certo? De dupla fica melhor para equilibrar.
(pedir para se sentarem) Recebemos um presente chamado temperança, que é o equilíbrio... nem mais, nem menos, mas na conta certa. Por exemplo, comer bananas é saudável, mas comer uma dúzia de uma vez, não é bom para a saúde. Pode acontecer de ficarmos aborrecidos ou tristes com alguém, mas nunca devemos brigar com ninguém; precisamos sempre ter controle de nossas emoções.
Há coisas que não são boas; por isso, nunca as experimente! Para elas, devemos dizer um NÃO bem grande. Também devemos dar cartão vermelho para as bebidas alcoólicas, o cigarro e outras drogas que o mundo oferece. Essas coisas fazem mal e acabam com nossa vida. Fiquem bem longe delas! Cartão amarelo é para algumas coisas, que mesmo usando RARAMENTE e achando que são saborosas, como: achocolatados, refrigerantes, balas, chocolate... porém, elas não nos fazem bem. Então, procurem evitar e logo poder dizer um NÃO bem grande para tudo isto. Agora, vem o mais esperado, que é o cartão verde. No mundo do futebol ele não existe, mas combina Sábado, com nosso exemplo. Ele representa o use com MODERAÇÃO. Isto se aplica aos alimentos saudáveis, às brincadeiras, aos exercícios e tantas outras coisas boas, mas usá-las sem excesso. A Bíblia conta a história do povo de Deus que teve que ir para o deserto e lá acabou a comida. Eles ficaram desesperados, como iriam sobreviver? Porém, Deus não deixaria Seus filhos com fome. Então, Ele mandou uns granulados, com o gosto muito bom, e cada dia, espalhava-os no acampamento. Esse alimento se chamava maná - o pão do Céu. O povo preparava de várias formas, e tinha gosto de pão de mel. Ao amanhecer, cada um pegava sua vasilha, ia lá no acampamento e pegava o tanto que poderia comer naquele dia; nem mais e nem menos; era na medida certa. Não podia ter o olho maior que a barriga. E assim, o povo aprendeu a ser temperante - MODERADO. Só na sexta-feira que cada pessoa pegava o dobro, para poder guardar para o Sábado. Que lição maravilhosa para nossa vida!
O que aprendemos com esse assunto da temperança? (as crianças repetem essa frase como refrão) “Nem mais, nem menos, mas na medida certa.”. Vamos brincar? Vamos comer? Vamos dormir? Vamos estudar? (em cada pergunta, as crianças repetem o refrão).
Vocês se lembram quando demos exemplo do equilíbrio? Qual o jeito mais fácil para se equilibrar? Quando nós nos apoiamos em um colega, certo? Esse presente da temperança só vai ser possível e mais fácil, se nós apoiarmos o domínio próprio em Jesus. Ele vai nos ajudar a dizer o NÃO bem grande para o mal.
ORAÇÃO: Querido Senhor, agradeço-Te pelas coisas boas que nos dás. Ensina-me a ter equilíbrio em meus atos, nas minhas conversas e em minhas refeições. Quero apoiar meu braço no Teu e ter bons pensamentos, conseguindo dizer um NÃO bem grande para o que faz mal. Em nome de Jesus, Amém!
Nenhum comentário:
Postar um comentário