OBJETIVO: Explicar a importância da oração e do jejum.
RECURSOS UTILIZADOS: Beca de coral e alguns instrumentos musicais. Esta história pode ser encenada com a igreja.
INTRODUÇÃO: (Contar a história usando uma beca de coral.) Olá, crianças. Vocês sabem que roupa é esta que estou usando? É uma beca de coral. A história de hoje é sobre um exército que venceu uma guerra cantando. Como será que isso foi possível? Vamos conhecer Josafá e seu exército de cantores.
HISTÓRIA BÍBLICA: Josafá era rei de Judá. Ele foi um bom rei e ajudou o povo a andar nos caminhos de Deus. Ele procurava viver em paz com os vizinhos. Mas, um dia, já no fim do seu reinado, povos inimigos se juntaram e formaram um exército poderoso para atacar e invadir Judá.
Quando Josafá soube da intenção dos inimigos, ele ficou muito preocupado. O que ele poderia fazer contra um exército tão grande? Então, o rei fez a coisa certa. Reuniu o povo e pediu que todas as pessoas orassem a Deus e jejuassem. Vocês sabem o que é jejuar? É ficar sem comer por um tempo.
Assim, a mente fica mais clara e podemos perceber o que Deus quer nos falar. Ele é praticado em ocasiões especiais. Na Bíblia, temos vários exemplos. Lembram-se do que fizeram Ester e suas servas quando a rainha decidiu implorar pela vida do seu povo? Elas jejuaram. E os moradores de Nínive quando ouviram a mensagem de Jonas, de que sua cidade seria destruída porque eles estavam sendo muito maus? Eles ficaram tão arrependidos que até mesmo jejuaram para pedir perdão a Deus.
Josafá e todo o povo – os homens, as mulheres e até as crianças – também jejuaram e oraram, pedindo a ajuda de Deus para aquela situação tão terrível. E Deus respondeu. Ele disse que eles não precisariam fazer nada, nem lutar. Aquela batalha não seria deles, mas de Deus. Que notícia maravilhosa, não é? Logo que não precisariam lutar, Josafá teve uma ideia. Ordenou que um grande coral marchas-se à frente do exército, cantando: “Louvem a Deus, o Senhor, porque o Seu amor dura para sempre.” Vamos repeti r as palavras do hino? Deus cumpriu o que prometeu e acabou com o exército inimigo. Houve uma grande confusão entre os soldados e eles mesmos se destruíram.
APELO: A oração e o jejum são poderosas armas contra o inimigo. Se Deus usou até mesmo um coral para vencer uma batalha, imaginem o que Ele pode fazer na vida de vocês. Vale a pena confiar em Deus e levar tudo a Ele!
Nenhum comentário:
Postar um comentário