sexta-feira, 27 de dezembro de 2024

Uma Grande Viagem


Sim, venho em breve. Apocalipse 22:20


 Objetivo:

Mostrar que estamos nos preparando para ir com Jesus para o Céu.

Recurso Utilizado:
Caixa de papelão, guarda-chuva, lanterna e coroa (se possível uma para cada criança no final).

Introdução:
Quem já se mudou de casa? Quando mudamos pegamos várias caixas e nos preparamos para a mudança, colocando nossos brinquedos, livros, e fechando as caixas; então o caminhão da mudança leva tudo para a casa nova.

História:
Os Israelitas estavam fazendo uma grande viagem de mudança. Essa viagem estava sendo para uma terra chamada Canaã, porém essa mudança estava demorando muito para chegar ao seu destino final. Mas Deus pediu para que passassem pelo caminho mais longo, pois aquele povo precisava de tempo para transformar os seus corações e receber a benção da terra prometida.

Durante o caminho Deus cuidou de todas as necessidades daquele povo. Durante o dia, havia uma grande nuvem para protegê-los do calor, que era muito intenso (guarda-chuva) e durante a noite uma coluna de fogo iluminava o caminho para que ficassem quentinhos e seguros (lanterna).

Essa viagem demorou 40 anos até o povo de Israel chegar à terra prometida. Nós estamos fazendo uma grande viagem, você sabia? Esse mundo onde vivemos é só de passagem. Estamos viajando para um lugar que Jesus está preparando para cada criança. Sabe qual o nome desse lugar? O Céu! Sabe qual o dia que Jesus vai voltar? Ninguém sabe nem o dia, nem a hora, por isso sempre devemos estar preparados. A Bíblia nos fala que quando todas as pessoas conhecerem sobre Jesus, então virá o fim. Veremos Jesus voltando nas nuvens do céu, com grande poder e glória!

Apelo:
Nossa viagem tem um destino muito especial, o Céu, por isso precisamos arrumar nossas malas e pregar o evangelho; e assim receber uma coroa das mãos do próprio Cristo. Ouviremos as palavras vindas de Jesus: “Parabéns crianças! Vocês chegaram ao seu destino final, o Céu”. Quem hoje deseja estar preparado para receber essa coroa da vida?




Natal Estrelado


Glria a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens". Lucas 2.14


Objetivo:

Apresentar o real sentido do Natal, que é o nascimento de Jesus.

Recurso Utilizado:
Anjo (adulto ou criança maior), lanterna, estrelas pequenas de papel coladas em palitos e uma estrela maior. Escolher crianças para segurarem as estrelas de acordo com o personagem. No final, entregar uma estrela para cada criança.

Introdução:
Quem gosta de olhar as estrelas no céu? As estrelas têm uma luz própria bem forte e durante a noite podemos ver essa luz brilhando (usar a lanterna).

História:
A Bíblia nos conta uma história, que uma estrela apareceu com uma luz que iluminou toda a Terra. Maria era uma mulher que onde ia levava a luz de Deus para todas as pessoas (lanterna). Ela foi escolhida por Deus para ser a mãe de Jesus, pois influenciava as pessoas a verem a luz de Deus através da sua vida (uma estrela representando).

José era um homem que trabalhava bastante, era um carpinteiro, fazia mesas e cadeiras; e tudo que José fazia era bem-feito, mas o principal na vida de José era o seu grande amor por Deus. Ele levava essa luz de Deus por onde passava (uma estrela).

Um dia, uma luz maior entrou em suas vidas, um anjo chamado Gabriel foi enviado pelo próprio Deus dizendo que haviam sido escolhidos para realizar uma grande obra aqui na Terra; a obra de serem os pais do Messias, o bebê da promessa. Então fizeram uma grande viagem para cidade de Belém. Quando chegaram, não havia hotel para se hospedarem, então ficaram em um local bem simples onde havia alguns animais. Maria estava com a barriga bem grande. Jesus nasceu no meio dos animaizinhos e foi colocado em uma manjedoura.

Nessa noite o céu estava lindo, todo estre- lado, no entanto, havia uma estrela diferente, maior e com uma luz sem igual. Os pastores foram avisados pelo anjo que Jesus havia nascido e, imediatamente, eles foram visitar o menino Jesus (estrelas representando os pastores). Os três Reis Magos viram aquela grande estrela no oriente e começaram a segui-la, pois sabiam da chegada do Messias (estrelas). Eles levaram presentes e todos ficaram felizes em poder conhecer Aquele que veio salvar cada um de nós.

Apelo:
O nascimento de Jesus nos mostra que Ele é a estrela maior, que Seu brilho iluminou todo mundo. Nós somos estrelas que podem levar a luz do menino Jesus aonde formos (entregar uma estrela para cada criança). Neste Natal, que você possa através da sua vida, influenciar pessoas para verem o amor de Cristo através de você. Quem deseja ser a luz de Jesus?







sábado, 14 de dezembro de 2024

O Verdadeiro Rei


Bendito é o rei que vem em nome do Senhor!
Paz no céu e glória nas alturas!” Lucas 19:38


 Objetivo:

Mostrar que o verdadeiro Rei é Cristo Jesus.

Recurso Utilizado:
Coroa, folhas de palmeiras e uma roupa ou túnica.

Introdução:
Você já viu um rei em algum desenho? Os reis usam uma coroa bem bonita e são pessoas muito importantes. Em alguns países, existem reis e rainhas. Eles cuidam das pessoas desses países.

História:
Jesus estava viajando para a cidade de Jerusalém e quando Ele e os discípulos chegaram perto do monte das oliveiras, Jesus parou perto de um local onde existia um povoado, chamou dois discípulos e disse: “Amigos, Eu preciso que entrem nesse povoado e quando vocês entrarem vão ver um jumentinho amarrado, ninguém nunca montou nele. Preciso que o peguem e tragam para mim. Falem para o dono que Eu vou pegar emprestado, mas vou devolver”. E foi assim que os discípulos fizeram e voltaram até Jesus com o jumentinho.

Jesus precisava daquele animal, pois iria entrar na cidade de Jerusalém de uma forma triunfal como o verdadeiro rei, o Messias. Jesus subiu no jumentinho e começou a entrar em Jerusalém, as pessoas correram pegaram suas vestes e jogaram no chão para Jesus passar, cortaram folhas de palmeiras e gritavam: “Hosana! Hosana! O nosso Rei!”.

Jesus entrou na cidade de Jerusalém para poder salvar aquelas pessoas. Elas precisavam entender que o verdadeiro reinado de Jesus não era aqui nessa Terra. As pessoas foram até o encontro de Jesus, porém precisavam en- tender que o Rei do mundo havia vindo, para salvar a cada um desse mundo de pecado.

Apelo:
Cada dia precisamos deixar o verdadeiro Rei do mundo, que é Jesus, entrar em nossas vidas para nos salvar. Precisamos ler mais a Bíblia e estudar a lição da escola sabatina para entendermos que só Ele pode nos salvar. Quem hoje deseja estar com o verdadeiro Rei, Jesus?





page54image904154400

quinta-feira, 5 de dezembro de 2024

Doando e Recebendo

“Quem é generoso será abençoado, pois reparte

o seu pão com o pobre.” Provérbios 22:9



 Objetivo:

Explicar que quando doamos somos abençoados.

Recursos Utilizados:  

Bolsa com roupas e alimentos.

Introdução:
Quem já separou roupas, brinquedos e alimentos para doar para uma pessoa que precisa? Alguém já doou dinheiro para alguém pagar uma conta de água? Existem muitas pessoas generosas que ajudam o próximo, quando estão com alguma necessidade.

História:
Na cidade de Jope havia uma mulher muito generosa e fiel a Deus. Essa mulher se chamava Dorcas, ela fazia muitas coisas boas para as pessoas daquela cidade. Ela sabia costurar, então fazia vestidos para as mulheres e crianças. Fazia comida bem gostosa e dava para as pessoas que não tinham o que comer. Separava dinheiro para dar esmolas as pessoas que precisavam. O coração de Dorcas era muito bondoso, por isso não queria guardar os seus bens para si, sabia que tudo o que tinha vinha de Deus. Era fiel a Deus em tudo na sua vida.

Um dia ela ficou muito doente, foi a vários médicos e nada adiantou. Foi piorando e acabou morrendo. As pessoas daquela cidade ficaram muito tristes, pois Dorcas era muito querida por todos. Alguns homens ficaram sabendo que Pedro, discípulo de Jesus, estava em uma cidade chamada Lida que ficava perto de Jope e dois homens foram até Pedro e o trouxeram para ver Dorcas.

Quando Pedro chegou na casa onde Dorcas estava, ele viu muitas pessoas tristes chorando. Alguns mostravam as roupas, os vestidos que Dorcas havia feito. Então Pedro subiu no quarto do andar superior onde Dorcas estava, pediu para que todas as pessoas saíssem do quarto, se ajoelhou, orou e disse: “Levante-se”. Dorcas então abriu os seus olhos, viu Pedro, e logo se levantou. Todas as pessoas da cidade de Jope ficaram sabendo do grande milagre na vida de Dorcas.

Apelo:
Deus cuida e abençoa os Seus filhos. Quando doamos, recebemos muito mais de Deus. Dorcas nos deixou um grande exemplo, o de que precisamos ajudar as pessoas que estão a nossa volta. Vamos orar e pedir que Deus nos abençoe, para que a cada dia possamos ajudar a quem precisa.