sexta-feira, 31 de janeiro de 2025

MENTIRINHA OU MENTIRONA?

Verso Bíblico:

Portanto, cada um de vocês deve abandonar a mentira e falar a verdade ao seu próximo, pois todos somos membros de um mesmo corpo. (Efésios 4:25


OBJETIVO:

Ensinar a criança que não existe tamanho de mentira, pois todas são ruins; fazem mal para quem fala e para quem escuta. O coração bondoso sempre diz a verdade.

RECURSOS PARA CENÁRIO:

Desenho de um coração sem defeito, um coração com furinhos, e um coração remendado.

INTRODUÇÃO:

Mentirinha ou mentirona? Existe tamanho de mentira? Crianças, mentira é algo tão feio e tão doloroso que Salomão disse em Provérbios 6:16 a 19 que Deus abomina a mentira.

HISTÓRIA:

Abominar, é o mesmo que detestar, ter horror! Quando contamos uma mentira, geralmente temos que contar outra mentira para encobrir a primeira, e assim sucessivamente. A mentira pode deixar marcas que, às vezes, é muito difícil de esquecer. Só com a ajuda do Espírito Santo conseguiremos não lembrar mais com dor.

A Bíblia conta a história de um casal chamado Ananias e Safira. Eles viveram em uma época em que, nenhum cristão da comunidade deles, tinha falta de algo; todos os que tinham muitas posses, as vendiam, e assim obtinham recursos para ajudar quem precisasse. Naquele tempo, eles entregavam estes recursos financeiros aos apóstolos, que os repartiam igualmente a cada necessitado.

Ananias e Safira decidiram prometer a Deus que venderiam uma propriedade e dariam todo o dinheiro aos apóstolos para ajudar na missão da igreja e aos necessitados. Mas quando eles venderam, viram que era muito dinheiro. Esconderam parte do dinheiro em casa, e levaram apenas o restante para entregar na igreja. Eles pensaram que, como ninguém saberia por quanto eles haviam vendido, poderiam guardar para eles uma parte do dinheiro que haviam prometido para Deus.

Que coisa mais feia! Chegando na igreja, mentiram aos apóstolos acerca do valor que era de Deus, entregaram menos do que haviam prometido, e acharam que estavam tendo uma ótima vantagem com esta mentira.

Mas a Deus ninguém engana! Deus revelou à Pedro a verdade sobre o que tinha ocorrido, e Pedro perguntou a Ananias:

- Por que você deixou Satanás encher o seu coração para que mentisse contra o Espírito Santo? Esse valor não está correto. Por que você foi dominado pelo mal? Na verdade, você não está mentindo para os homens, você está mentindo para Deus.

E Ananias ouvindo essas palavras, caiu e morreu.

Passou pouco tempo, e veio a sua esposa e ela mentiu como tinha combinado com seu marido. Então Pedro perguntou a ela:

- Por que você está mentindo contra o Espírito Santo? Por que o seu coração está sujo como estava o do seu marido Ananias?

E, os mesmos que sepultaram Ananias, também sepultaram sua esposa Safira.

Mentira não é brincadeira! Não existe tamanho de mentira. Deus disse que a mentira é pecado, e pior, quem mente não entrará no Céu. Devemos tomar cuidado com as mentiras, pois a Bíblia diz que o pai da mentira é Satanás. (João 8:44)

APELO:

Quem deseja que Jesus sempre fique alegre com suas atitudes? Quem vai orar para Deus o ajudar a não mentir?

ORAÇÃO

Querido Jesus, te peço que me ajude a não contar mentira, quero morar Contigo e com a minha família no Céu. Perdoa as vezes que já menti, não quero mais fazer isso. Em nome de Jesus, amém.




sexta-feira, 24 de janeiro de 2025

A MELHOR ESCOLHA

Então o rei ordenou que trouxessem a Daniel, e lançaram-no na cova dos leões. E, falando o rei, disse a Daniel: O teu Deus, a quem tu continuamente serves, ele te livrará. (Daniel 6:16)


 OBJETIVO:

Ensinar a criança que a nossa melhor escolha sempre será Jesus.

RECURSOS PARA CENÁRIO:

Bonecos para representarem: rei Dario, Daniel, anjo e dois leões.

INTRODUÇÃO:

Você sabia que, desde criança, terá que fazer escolhas? E que elas poderão te conduzir para o caminho do bem ou do mal?

HISTÓRIA:

O rei Dario, escolheu 120 príncipes para ajudá-lo a governar as províncias do seu reino. E para coordenar o trabalho destes príncipes, ele escolheu três presidentes muito inteligentes e fiéis.

Um desses presidentes se destacou mais, ele se chamava Daniel, um homem com o coração puro, obediente, e que amava a Deus. O maior problema era que no meio desses príncipes escolhidos pelo rei Dario, alguns tinham o coração ruim, e observavam Daniel que tinha um espírito excelente. Eles não gostavam de Daniel e queriam encontrar algum erro nele.

Como não conseguiram encontrar erros em Daniel, planejaram uma armadilha e convenceram o rei a assinar um decreto: ninguém poderia orar para qualquer deus, durante um mês, somente poderiam fazer pedidos ao rei. Ah! Daniel ficou sabendo do decreto que o impediria de orar a Deus; ele ficou chateado, porque sabia quem verdadeiramente era o Único que poderia ser adorado e receber orações: o nosso Deus, o Rei do Universo.

E Daniel tomou uma decisão: ele não iria deixar de adorar ao Deus verdadeiro; nunca iria adorar outra pessoa.

Daniel continuou seguindo o seu costume: ele se ajoelhava para orar três vezes ao dia. Ele também se ajoelhava sempre próximo a janela, onde ficava a terra de Israel, lembrando-se do lugar onde o povo de Israel tinha construído um templo para Deus.

Um dos homens de coração mau viu Daniel orando, ajuntou os seus amigos malvados e saíram correndo para fofocar ao rei.

- Rei, você disse que quem não orasse somente a você, desobedecendo ao decreto, deveria ser jogado na cova dos leões. Daniel está orando para o Deus de Israel, ele desobedeceu, e precisa ser lançado na cova dos leões.

Que tristeza! O rei gostava muito de Daniel, mas palavra de rei não volta atrás... Então, com muita tristeza no coração, o rei pediu para colocar Daniel preso, dentro da cova onde os leões estavam com muita fome.

Mas Daniel orou ao nosso Deus, pediu proteção, ele orou e não ficou com medo porque sabia que Deus nunca nos abandona.



quarta-feira, 15 de janeiro de 2025

MEU TALENTO, MEU MINISTÉRIO

Davi perguntou aos soldados que estavam ao seu lado: O que receberá o homem que matar esse filisteu e salvar a honra de Israel? Quem é esse filisteu incircunciso para desafiar os exércitos do Deus vivo? (1 Samuel 17:26)


OBJETIVO:

Ensinar que devemos ajudar as pessoas, independente de raça, cor, idade ou qualquer outra diferença.

RECURSOS PARA CENÁRIO:

Ao final da história, entregar na mão de cada criança um desenho de coração, e pedir que ela entregue para um coleguinha, e ore por ele durante a próxima semana.

INTRODUÇÃO:

Você já ajudou alguém que não conhecia? Alguém na rua, na escola ou próximo a sua casa? A Bíblia relata uma linda história de um homem que ajudou alguém, sem mesmo o conhecer. A Bíblia não menciona o nome dele, apenas diz que ele era um homem bom.

HISTÓRIA:

Certo homem estava a caminho de uma cidade chamada Jericó. Porém, nesse caminho havia homens maus, que roubavam e batiam nas pesso- as. E esse homem que ia pelo caminho foi assaltado, e apanhou muito, a ponto de ficar no chão desmaiado e sozinho.

Passou perto do homem ferido, um sacerdote, e depois um levita. Ambos trabalhavam no tem- plo. Cada um deles, ao passar, só olhou para o ferido e não pararam para socorrer.

Mas que coisa feia! Não ajudaram, nem mostraram o amor de Jesus. Que horror!

Depois destes dois, passou também um estrangeiro, que era de Samaria. Este samaritano viu o homem caído e machucado, e logo o seu coração se encheu de piedade, e ele parou para ajudá-lo. Ele colocou o homem ferido em cima de seu cavalo e o levou para uma hospedaria, para que ele se recuperasse. E ain- da pagou para o hospedeiro cuidar dele.

Ah! Que alegria saber que sempre tem pessoas de bom coração e que Deus as usa para ajudar outras pessoas.

Crianças, quem vocês acham que amou verdadeiramente o próximo, usando de misericórdia, como Jesus faz conosco todos os dias?

O que eu mais gosto nesta história é saber que o nosso Senhor Jesus sempre cuida de nós, que Ele usa as pessoas que estão dispostas a ajudar o próximo para nos atender. E que nem sempre essas pessoas são da nossa igreja, mas são pes- soas que tem o coração aberto para que Jesus faça morada dentro dele.

APELO:

Crianças, vocês querem também ter o coração grato, e permitir que Jesus use vocês para ajudar as pessoas que precisam?

ORAÇÃO:

Meu Pai querido, preciso amar as pessoas como o Senhor me ama, e preciso ajudar a todas as pessoas que precisam de mim. Senhor, me ajuda a fazer a Tua vontade, quero ser um bom samaritano. Te peço, em nome de Jesus, amém.









terça-feira, 7 de janeiro de 2025

DEUS ESTÁ SEMPRE CONOSCO!

 

"Davi perguntou aos soldados que estavam ao seu lado: O que receberá o homem que matar esse filisteu e salvar a honra de Israel? Quem é esse filisteu incircunciso para desafiar os exércitos do Deus vivo? "(1 Samuel 17:26)


OBJETIVO:

Ensinar que Davi derrubou o gigante não pela pedrinha, mas pelo poder de Deus.

RECURSOS PARA CENÁRIO:

Um adulto representando Golias. Entregar boli- nhas de papéis para todas as crianças represen- tarem Davi.

INTRODUÇÃO:

Quem já viu um gigante? E quem já viu uma pessoa muito alta, não necessariamente um gigante? Pois então, hoje aprenderemos que quem está com Jesus, gigante ou não, sempre vence!

HISTÓRIA

Os filisteus eram um povo que não obedeciam ao Deus verdadeiro. No meio deles tinha um homem de quase três metros de altura. Ele era muito forte. Usava uma armadura com capacete, couraça e caneleiras de bronze e carregava um dardo e uma lança pesada com a ponta de ferro.

O nome desse guerreiro gigante era Golias, e ele começou a desafiar o povo de Deus, dizendo: “eu sou um filisteu, e quero que vocês, servos de Saul, escolham um homem para lutar comi- go. E proponho um acordo: se eu ganhar, vocês todos do povo de Israel serão nossos escravos; mas se o homem que vocês escolherem, ganhar de mim, então todos nós, filisteus, seremos es- cravos de vocês”.

E agora, crianças?! Ninguém queria lutar com o gigante Golias, estavam todos com medo. Mas... entra em cena Davi. Ele era o filho caçula de Jes- sé, e o trabalho dele era pastorear as ovelhas.

Justamente na época que o gigante Golias já estava desafiando o povo de Israel por 40 dias, Jessé, o pai de Davi, o pediu para ir ver como es- tavam seus irmãos que tinha ido para batalhar contra os filisteus.

Chegando lá, Davi ficou sabendo do desafio do gigante Golias, e corajosamente disse:

- Quem é esse homem que desafia o do Deus vivo? Não fiquem com medo, eu vou lutar contra esse gigante.

O irmão mais velho de Davi, e até o rei de Israel, Saul, menosprezaram a Davi, dizendo que ele era apenas um rapazinho e que o gigante Golias já havia vencido muitas batalhas.

Davi garantiu que Deus já o livrara de leões e ursos, e agora também o livraria do gigante. Então deixaram Davi partir para a batalha. Ele foi escolher cinco pedrinhas e depois falou com o gigante em alta voz:

- Você vem contra mim com espada, com lança e com dardos, mas eu vou contra você em nome do SENHOR dos Exércitos!

E lançou uma pedrinha que acertou a testa do gigante, que caiu no chão e o povo de Deus venceu!

Crianças, uma coisa precisa ficar bem clara: não foi Davi que venceu o gigante, foi Deus, que es- tava com Davi. O nosso Deus é quem vence to- das as batalhas!

APELO:

Quem acredita que Jesus pode nos ajudar a vencer todos os desafios? Quem deseja fazer uma oração pedindo a Deus sabedoria para vencer o mal?

ORAÇÃO:

Querido Deus, nos ajude a cada dia, vencer o mal e estar ao Seu lado, sempre defendendo o Seu nome. Amém.






quarta-feira, 1 de janeiro de 2025

PRIMEIRO DIA

No princípio criou Deus os céus e a terra. (Gênesis 1:1)


 OBJETIVO:

Ensinar a criança que Deus criou tudo para nós, e que devemos cuidar da criação com amor.

RECURSOS PARA CENÁRIO:

Tapa-olho e lanterna.

INTRODUÇÃO:

Nada melhor do que começar o ano recordando o que Deus fez por nós, quando criou o mundo. Em tudo podemos ver o cuidado de Deus e o Seu amor.

HISTÓRIA:

O Planeta Terra era vazio e sem forma, todo escuro.

Fechem os olhos bem forte, crianças... não abram, fiquem imaginando como era o mundo. O mundo era assim, bem escuro, e não tinha nenhuma plantinha, nem um cachorrinho, nem um gatinho, não tinha nada. Poxa, era bem feio né, bem triste.

Podem abrir os olhos! Pensando em nos criar, Deus, o nosso Pai, junto com o Espírito Santo e Jesus, decidiram preparar o Planeta, criando tudo que iríamos precisar, antes mesmo de nos criar.

No primeiro dia, Deus criou a luz! Que fantástico, a primeira coisa que Deus fez no Planeta escuro, foi clarear o mundo com a luz! Deus poderia ter criado primeiro os animais ou os passarinhos, ou as plantinhas, ou as frutas, ou até Adão e Eva. Mas se Ele fizesse isso, como seria o mundo em escuridão? Bem triste, não adiantaria nada. Então Deus, em sua infinita sabedoria, fez a luz an- tes de todas as coisas.

A primeira criação de Deus foi a luz, e isso não foi à toa. Ele está nos ensinando que somos luz por onde andarmos, e que a nossa missão como seres humanos é compartilhar ao mundo a nossa luz, levando amor e esperança para as pessoas que ainda não conhecem Jesus.

Crianças, vocês conseguem criar a luz, sem usar nada? Não, na verdade nem eu, mas Deus nos deu o privilégio de ser luz para as pessoas que ainda não conhecem Jesus, e vou dizer a vocês algumas formas de sermos luz para alguém:

  • Tratando as pessoas com amor.

  • Obedecendo aos nossos pais.

  • Respeitando os mais velhos.

  • Orando.

  • Estudando a lição da Escola Sabatina.

  • Atendendo de forma amável os professores e os coleguinhas nas escolas...E muito mais.

    APELO:

    Quem irá mostrar aos amigos que Jesus nos fez para ser luz para o mundo?

    ORAÇÃO:

    Deus nosso Pai, obrigado por criar a luz, e nos ensinar que a Tua luz mostra a verdade. Me ajuda a brilhar muito, mostrando a esperança na vida das pessoas. Em nome de Jesus, amém.