sexta-feira, 3 de dezembro de 2021

A Escola e o Machado

OBJETIVO: Saber que Deus criou um meio para a educação das crianças da igreja.

CUMPRIMENTO: Olá, crianças! Que bom que

vieram aqui para adorar e louvar a Deus! Agora, vamos para os momentos em que aprenderemos Valo-

res Eternos.

MATERIAL: Machado, madeira.

HISTÓRIA (II Reis 6: 1-7):

Desde os tempo bíblicos, as pessoas se preocupam em ensinar às crianças e mostrar a verdade para elas. Samuel, o filho da Ana, se tornou um grande Juiz, e preparou um lugar para o estudo. Elias, aquele que subiu para o Céu, continuou cuidando desse trabalho, e Eliseu que ficou no lugar de Elias, era professor e diretor da escola. Que bom saber que Deus abençoava esse trabalho! Um dia, quando Eliseu chegou na escola dos profetas, os alunos falaram para Eliseu que estavam precisando aumentar aquele lugar. Chegaram novos alunos e não havia espaço para mais ninguém. Então, pensaram em cortar madeira e preparar tábuas para aumentar as classes. Esses alunos eram obedientes, e só iriam se Eliseu autorizasse. Ele achou a ideia maravilhosa, e marcaram o dia de irem até às margens do rio Jordão, cortar as árvores.

Um dos alunos, não possuía machado, mas que era necessário para aquele trabalho. E por falar nisso, vocês já viram um machado? (mostrar uma figura) ele tem uma parte de ferro, bem pesada, que é a parte que corta a madeira, e um cabo de madeira onde a pessoa segura. Essa ferramenta, naquela época era muito cara e nem todos podia ter um igual. E esse aluno sem machado, queria ajudar o grupo a conseguir madeira para a construção e teve uma ideia: Pediu um machado emprestado e foi com o grupo conseguir madeira.

Eles iriam cortar as árvores ao lado do rio, e começaram com toda força... batiam com o machado de um lado da árvore até que ela caía – acho até que eles se divertiam gritando – MADEIRA quando a árvore ia caindo aos poucos... Mas, de repente, um aluno deu um grito bem forte; todos se calaram... e sabem quem era ele? Lembram do moço que havia pedido um machado empresado? Imaginem só o que acabara de acontecer! Exatamente! O machado soltou do cabo de madeira e foi direto para o fundo do rio... Que susto! Eliseu correu para ver o que tinha acontecido e o rapaz explicou que foi cortar a árvore e o machado se soltou do cabo, caindo dentro do rio. O pior era que a água estava suja e não dava para ver onde estava essa ferramenta, além disso, o rio era fundo e tinha muita correnteza... Três coisas para aumentar o problema e fazer as pessoas pensarem que não havia mais solução. Aquele rapaz estava apavorado porque não tinha dinheiro para comprar outro igual e devolver. E naquele tempo, se você não pagasse a dívida, eles levavam os filhos da pessoa como escravos para pagar a dívida. Que triste situação!

Eliseu ouviu tudo com muita calma, mas não reclamou com o rapaz; ele orou a Deus e perguntou onde o machado havia caído e o rapaz mostrou o lugar. Eliseu cortou um galho da árvore e jogou esse galho na direção onde o machado poderia estar... Mas vocês acham que isso iria resolver, se o machado era de ferro e nunca iria flutuar? Isso era impossível, mas para Deus, tudo é possível. Bem crianças, o machado de ferro pesado estava no fundo do rio, certo? E agora, esse galho que foi joga-

do também iria afundar, concordam? Mas a história da Bíblia não termina assim.... Querem saber o final? Sim, o machado flutuou. Era um milagre e todos ficaram assustados. Como era possível? Que alegria! Essa era uma escola de Deus e os alunos aprenderam a confiar Nele. Que grande lição para todos! Deus ouve quando pedimos, e atende às nossas necessidades. Creiam que Ele continua fazendo o impossível.

ORAÇÃO: Querido Deus, agradeço a Ti porque sempre cuidas de nós. Obrigado porque temos pessoas que nos ensinam sobre a Tua Palavra e Teu amor. Pedimos que abençoes a nossa Escola Adventista, porque ela nos ensina Teus valores eternos que nos ajudam a estar mais perto do Céu. Em nome de Jesus, Amém!




Nenhum comentário:

Postar um comentário