terça-feira, 28 de dezembro de 2021

Cabo de Guerra

 OBJETIVO: Explicar para as crianças como surgiu o mal e como nossas escolhas determinam de que lado vamos ficar.

RECURSOS UTILIZADOS: Uma corda para ilustrar a brincadeira do cabo de guerra, uma lanterna.

INTRODUÇÃO: Vocês conhecem a brincadeira do cabo de guerra? Dois grupos ficam um de cada lado da corda, e quem conseguir puxar o outro grupo para o seu lado vence a brincadeira. Hoje nossa história fala de um “cabo de guerra”, mas não foi como uma brincadeira.

HISTÓRIA BÍBLICA: Antes de Deus criar nosso planeta, o Céu era um lugar de muita paz e alegria. Os anjos adoravam a Deus e O serviam por amor. Lúcifer era o anjo mais importante e o mais honrado. Ele era muito bonito, e uma luz (acender a lanterna) brilhava de seu rosto e em volta dele. Por isso ele se chamava Lúcifer, que quer dizer “portador de luz”. Mas, um dia, Lúcifer começou a espalhar entre os anjos, mentiras a respeito de Deus. Sabem que tipo de mentiras? Que Deus não era tão bom como eles

pensavam, que Ele era muito exigente e apenas queria ser servido pelos anjos. O que havia acontecido é que Lúcifer tinha ficado muito bravo porque Jesus, o Filho de Deus, iria participar da criação do planeta Terra, e ele não. Ele queria ser mais importante que o Filho de Deus! Ninguém sabe explicar como esse senti mento horrível começou no coração de Lúcifer. Isto é realmente um mistério! O que sabemos é que quando Deus criou os anjos, Ele não os fez como robôs que deviam fazer apenas o que Deus quisesse. Não! Os anjos, como cada um de nós, podiam fazer suas próprias escolhas. Eles eram inteligentes, como nós também somos. E Lúcifer escolheu fazer o mal. Mas o pior é que ele decidiu não voltar atrás, mesmo quando percebeu que estava errado. O coração de Lúcifer estava cheio de orgulho. Como Deus conhece todas as coisas, Ele sabia o que estava acontecendo com Lúcifer. Mas Ele amava tanto a Lúcifer que resolveu não destruí-lo. Só que Lúcifer não poderia mais continuar ali. Então, houve uma verdadeira guerra no Céu e Lúcifer e todos os anjos que acreditaram nele foram derrotados e expulsos. Que pena que Lúcifer escolheu agir assim! Ele se tornou inimigo de Deus e seu nome foi mudado para “Satanás”, que quer dizer exatamente isso: inimigo ou adversário.

APELO: Sabem, crianças, essa guerra que começou no Céu acontece ainda, aqui no nosso planeta. Como no cabo de guerra, através das nossas atitudes e das escolhas que fazemos, estamos deixando mais forte um dos dois lados da corda. De um lado está Deus, que nos ama e quer apenas o nosso bem. Do outro, está Satanás, que quer nos destruir para deixar Deus triste. Quando estamos assistindo TV e a mamãe nos chama para fazer o culto, o que devemos fazer? Obedecer, não é? Cada vez que escolhemos passar mais tempo com Deus, o lado Dele da corda fica mais forte, e o lado do inimigo mais fraco. Lembrem-se disso durante a semana. Deus é muito mais forte e Ele está do seu lado para ajudá-lo a vencer essa guerra contra o mal.




Nenhum comentário:

Postar um comentário