BASEADO EM: Jeremias 36:1-8, 17-18,32
PARA DECORAR: "Passará o céu e a terra porém as minhas palavras não passarão." Mateus 24:35
Jeremias era um profeta de Deus. Viveu numa época em que muitos se tinham esquecido do Senhor e das Suas leis. Deus queria ajudá-los e, por isso, disse a Jeremias que os avisasse de que seriam castigados pelos seus pecados se não se arrependessem.
O profeta obedeceu a Deus. Percorria toda a terra de Judá anunciando a mensagem do Senhor. Todavia o povo não quis ouvir. Muitos aborreceram-se com ele e puseram-no na cadeia.
Certo dia Deus disse a Jeremias: "Escreve todas as coisas que Eu te tenho dito". Então o profeta chamou Baruque e disse-lhe: " Escreve a Palavra de Deus exatamente como eu te ditar".
Baruque escreve-a num rolo. Depois Jeremias acrescentou: "Toma o rolo, leva-o ao templo e lê-o ao povo".
Quando Baruque estava a ler o rolo no templo, alguns dos servos do rei escutavam. "O rei deve ouvir este rolo", decidiram. E levaram Baruque ao palácio para ler o rolo ao rei.
Era inverno. Na sala onde o rei estava havia uma fogueira. Baruque começou a ler em voz bem alta. Mal tinha ouvido uma parte do rolo, o rei ficou zangado. Tirou-o das mãos de Baruque, cortou-o com uma faca e atirou-o ao fogo.
"Ponham Jeremias e Baruque na prisão", ordenou o rei. Mas Deus ajudou Baruque a fugir do palácio. Ele e Jeremias esconderam-se do rei furioso.
Passado algum tempo o Senhor disse a Jeremias: "Toma outro rolo e escreve o que estava no primeiro".
Jeremias e Baruque prepararam outro rolo. Tinha exatamente o que estava no primeiro. Desta vez o rolo não foi destruido.
Nenhum comentário:
Postar um comentário