quinta-feira, 1 de setembro de 2011

"Escreve..."

BASEADO EM: Jeremias 36:1-8, 17-18,32

PARA DECORAR: "Passará o céu e a terra porém as minhas palavras não passarão." Mateus 24:35

    Jeremias era um profeta de Deus. Viveu numa época em que muitos se tinham esquecido do Senhor e das Suas leis. Deus queria ajudá-los e, por isso, disse a Jeremias que os avisasse de que seriam castigados pelos seus pecados se não se arrependessem.
    O profeta obedeceu a Deus. Percorria toda a terra de Judá anunciando a mensagem do Senhor. Todavia o povo não quis ouvir. Muitos aborreceram-se com ele e puseram-no na cadeia.
    Certo dia Deus disse a Jeremias: "Escreve todas as coisas que Eu te  tenho dito". Então o profeta chamou Baruque e disse-lhe: " Escreve a Palavra de Deus exatamente como eu te ditar".
    Baruque escreve-a num rolo. Depois Jeremias acrescentou: "Toma o rolo, leva-o ao templo e lê-o ao povo".
    Quando Baruque estava a ler o rolo no templo, alguns dos servos do rei escutavam. "O rei deve ouvir este rolo", decidiram. E levaram Baruque ao palácio para ler o rolo ao rei.
    Era inverno. Na sala onde o rei estava havia uma fogueira. Baruque começou a ler em voz bem alta. Mal tinha ouvido uma parte do rolo, o rei ficou zangado. Tirou-o das mãos de Baruque, cortou-o com uma faca e atirou-o ao fogo.
    "Ponham Jeremias e Baruque na prisão", ordenou o rei. Mas Deus ajudou Baruque a fugir do palácio. Ele e Jeremias esconderam-se do rei furioso.
    Passado algum tempo o Senhor disse a Jeremias: "Toma outro rolo e escreve o que estava no primeiro".
    Jeremias e Baruque prepararam outro rolo. Tinha exatamente o que estava  no primeiro. Desta vez o rolo não foi destruido.





Nenhum comentário:

Postar um comentário