quarta-feira, 12 de março de 2014

Um Estranho Pedido



Texto bíblico: “Veja como a sua fé [de Abraão] e as suas ações agiram juntas. Por meio das suas ações,
a sua fé se tornou completa.” Tiago 2:22, NTLH.

Objetivo: Explicar por que Deus pediu o sacrifício de Isaque para Abraão.

Recursos utilizados: Voz gravada ou ao vivo para representar a fala de Deus e um carneiro ou ovelha
de pelúcia ou outro material.

Introdução: Abraão e Sara ficaram muito felizes com o presente que Deus lhes deu. Isaque se tornou
um rapaz obediente, que aprendeu com seu pai a amar a Deus. Um dia, Deus fez um pedido muito estranho
a Abraão. Hoje você vai saber que pedido foi esse e como Abraão e Isaque reagiram.

História Bíblica: Abraão era amigo de Deus. Mas, como ser humano, ele também cometeu alguns
erros. Ele mentiu duas vezes, ao dizer que Sara era sua irmã em vez de esposa, porque ficou com medo
que dois reis o matassem para ficar com ela, que era uma mulher muito bonita. Quando a promessa do
filho começou a demorar a se cumprir, ele não consultou a Deus e aceitou a sugestão de Sara de ter um
filho com a serva dela. Esses erros trouxeram muitos problemas. Mas o pior foi que o inimigo, Satanás,
acusou Abraão de não ser digno das bênçãos de Deus.
Mas Deus conhecia Abraão muito bem. E lhe fez um estranho pedido. Ele disse que Abraão devia
pegar seu filho Isaque e sacrificá-lo. Você já pensou nisso? Naquele tempo, um cordeirinho costumava
ser sacrificado quando alguém cometia um pecado. Tinha sido a forma escolhida por Deus para lembrar
o ser humano da consequência do pecado. O cordeiro simbolizava Jesus, que um dia viria morrer por
todos os pecadores.
Só que em vez de pedir o sacrifício de um cordeiro, Deus pediu que Abraão sacrificasse o próprio filho.
Que pedido estranho, não é? Que prova difícil para um pai! Mas Abraão confiava em Deus e sabia que,
ainda que parecesse muito estranho, Deus daria um jeito na situação. E ele decidiu simplesmente obedecer.
Quando chegaram ao Monte Moriá, o rapaz perguntou ao pai onde estava o cordeiro para o sacrifício,
logo que a lenha e o fogo já estavam prontos. Sabe qual foi a resposta de Abraão? “Deus proverá,
meu filho!” Quando Abraão contou ao filho o que Deus lhe havia pedido, Isaque não saiu correndo, nem
perguntou se o pai tinha certeza do que Deus lhe havia pedido. Ele apenas deitou sobre o altar e ficou
esperando que o pai cumprisse a ordem divina. Isaque também amava a Deus e queria ser obediente.
Mas exatamente quando Abraão levantou o braço, segurando a faca em sua mão, ele ouviu uma voz do
céu. [Voz] “Chega, Abraão. Agora sei que você não Me negou seu filho, seu único filho.” Abraão e Isaque
olharam em volta e viram um cordeirinho preso entre os arbustos. Deus proveu a oferta para o sacrifício.

Apelo: Algumas pessoas não entendem muito bem esta história e questionam por que Deus fez esse
pedido estranho a Abraão. Mas nós sabemos que essa foi a maneira de Deus provar não apenas para o
inimigo, Satanás, mas para todo o Universo que Abraão era um homem especial, que amava a Deus e
confiava nEle. Por isso, ele teria muitos descendentes e daria origem ao povo escolhido de Deus. Deus
também conhece muito bem você e confia em sua lealdade. Vamos orar para que façamos sempre a
vontade dEle.


Nenhum comentário:

Postar um comentário