segunda-feira, 21 de julho de 2014

Corajoso Guerreiro


Texto bíblico: “Estou com oitenta e cinco anos e me sinto tão forte como no dia em que Moisés me
mandou espionar a terra. Ainda tenho bastante força para combater na guerra e para fazer o que for
preciso.” Josué 14:10 e 11, NTLH.

Objetivo: Mostrar que a força da pessoa não está na idade, e sim na confiança que ela deposita em Deus.

Recursos utilizados: RG de quem vai contar a história e uma carteira de identidade, tipo RG, com a
foto de um homem forte, grisalho, e colocar a data de nascimento como se ele estivesse com 85 anos.

Introdução: Vocês sabem o que é isso aqui? (Mostrar o seu RG ou de outra pessoa da igreja). Este é o
RG (de Registro Geral) e é o meu documento de identidade. Aqui tem informações a meu respeito. Tem
a data do meu nascimento, o lugar em que nasci, o nome dos meus pais. Costumamos apresentar esse
documento, quando alguém quer saber quem somos. A história de hoje é sobre um homem que, apesar
da idade escrita em seu RG, se sentia tão jovem e tinha tanta confiança em Deus que fez um pedido
corajoso.

História Bíblica: Sempre ouvimos muitas histórias sobre Josué, o homem que substituiu Moisés como
líder do povo de Israel. Mas hoje vamos lembrar a história de Calebe. Calebe foi um dos doze homens
enviados para espiar Canaã, quando os israelitas deixaram o Egito. Eles já estavam bem pertinho da
terra prometida, e poderiam ter conquistado a cidade, se tivessem confiado em Deus. Mas dez dos doze
homens desanimaram o povo, dizendo que seria impossível derrotar os inimigos, porque eles eram muito
poderosos. Apenas Josué e Calebe acreditaram que seriam vitoriosos e tentaram fazer com que o povo
confiasse em Deus.
Que pena! Os israelitas não quiseram acreditar neles e foram castigados por Deus. Tiveram que voltar
para o deserto e caminhar por mais 38 anos. As pessoas com mais de 20 anos foram morrendo pelo
caminho. E só sobraram Josué e Calebe daquela turma. Calebe também tinha permanecido fiel a Deus
e agora estava com 85 anos. E sabem o que ele fez? Pegou seu RG (mostrar a carteira de identidade) e
disse: “Estou com oitenta e cinco anos e me sinto tão forte como no dia em que Moisés me mandou espionar
a terra. Ainda tenho bastante força para combater na guerra e para fazer o que for preciso.”Josué
14:10 e 11. Depois de ajudar os israelitas a conquistarem Canaã, Calebe reuniu os homens de sua tribo
e saiu para conquistar seu próprio pedaço de terra, onde ele passaria seus últimos anos. E Deus esteve
com ele e o abençoou.

Apelo: Não importa a idade que você tem, se ainda é muito jovem ou se já está desfrutando a aposentadoria;
nunca é cedo nem tarde demais para confiar em Deus e realizar alguma grande obra!





Nenhum comentário:

Postar um comentário