quinta-feira, 11 de agosto de 2022

Filhos Mal-educados

 OBJETIVO:

Mostrar que os filhos obedientes honram seus pais.

RECURSOS UTILIZADOS:

Uma Bíblia, roupa de menino de diferentes tamanhos.

INTRODUÇÃO:

Imagino que vocês sejam crianças bem educadas e obedientes aos pais. Sabiam que Deus fez uma promessa aos filhos que são obedientes aos pais? Está na Bíblia e diz assim: “Respeite o seu pai e a sua mãe, para que você viva muito tempo na terra que estou lhe dando.” Êxodo 20:12, NTLH. Deus disse que os filhos que respeitam e obedecem aos pais viverão muito tempo. Amanhã será comemorado o Dia dos Pais. E a Bíblia tem vários exemplos de homens que foram bons pais. Mas também tem histórias de filhos que decidiram não respeitar o pai e, pior, também não respeitaram a Deus. Os exemplos negativos também nos ensinam lições. Precisamos estar atentos para não repetir os erros dos outros. Hoje vamos conhecer uma história sobre a importância dos pais educarem bem os filhos e dos filhos serem obedientes aos pais.

HISTÓRIA BÍBLICA:

Vocês conhecem bem a história de Samuel e como ele foi chamado ainda menino para ser um mensageiro de Deus. Ana, a mãe de Samuel, não podia ter filhos, mas ela tinha prometido a Deus que, se Ele lhe desse um filho, ela o dedicaria ao serviço do Senhor. E agora Samuel estava ajudando no santuário, que era como a igreja dos nossos dias. De tempos em tempos, a mãe de Samuel o visitava e levava uma roupa nova para ele (mostrar as peças de roupa de diferentes tamanhos).

Eli era sacerdote em Israel. Ele era o líder espiritual do povo. Era como o pastor dos nossos dias. Eli tinha dois filhos, que se chamavam Hofni e Fineias.

Apesar de ser um líder do povo de Deus, Eli não educou direito seus filhos. Eles faziam muitas coisas erradas, e as pessoas observavam isso. Mas as coisas ficaram mesmo complicadas quando os dois filhos de Eli começaram a trabalhar no santuário, fazendo o serviço do sacerdote e oferecendo o sacrifício a Deus, que era o meio de as pessoas pedirem perdão pelos pecados que cometiam.

Por causa das atitudes erradas dos filhos de Eli, as pessoas estavam deixando de ir à igreja. Elas ficavam indignadas e falavam para Eli. Mas Eli não fazia nada, simplesmente deixava que os filhos continuassem desrespeitando a Deus e a ele, como pai. Mas Deus estava vendo toda a situação e ficou muito triste. Para mostrar Sua tristeza, Ele deixou de Se comunicar diretamente com Eli. Foi por isso que Samuel entrou na história. Deus o escolheu para transmiti r Suas mensagens tanto a Eli como ao povo. Samuel foi muito corajoso ao dizer para Eli que seus filhos estavam desagradando a Deus. Mas os filhos de Eli não mudaram e continuaram fazendo coisas erradas.

Um dia, os inimigos filisteus planejaram um ataque aos israelitas. Hofni e Fineias, sem consultar a Deus, decidiram levar a arca da aliança para a guerra. Conclusão: eles foram mortos e os inimigos tomaram a arca dos israelitas. Foi um dia muito triste! Quando soube o que tinha acontecido, Eli ficou tão chocado que caiu da cadeira em que estava. Ele também acabou morrendo naquele dia.

APELO:

Vocês devem estar achando esta história muito triste, não é? Mas, às vezes, precisamos ouvir esse ti po de história para entender que Deus valoriza muito o papel dos pais dentro do lar. Quando Ele diz que os filhos precisam obedecer aos pais e os pais precisam educar bem seus filhos, é porque isso é o melhor, tanto para os pais como para os filhos. Enquanto Eli e seus filhos tiveram um fim trágico, a educação que Samuel recebeu de seus pais foi um bom exemplo de como vale a pena educar bem um filho. Para os pais, fica o apelo: Eduquem seus filhos nos caminhos do Senhor. Isso exige tempo e dedicação, mas vale a pena. E filhos: Obedeçam a seus pais e sigam suas orientações sempre! Deus prometeu abençoar e aumentar o tempo de vida de quem obedece aos pais.




Nenhum comentário:

Postar um comentário