domingo, 22 de janeiro de 2023

Pedras preciosas

OBJETIVO:

Apresentar às crianças um modo diferente que Deus escolheu para Se comunicar com o povo de

Israel: as duas pedras no peitoral do sumo sacerdotee o modelo do tabernáculo.

RECURSOS UTILIZADOS:

Alguém vestido como o sumo sacerdote. Ilustração do tabernáculo. Duas pedras preciosas grandes

para representar Urim e Tumim. Doze pedras bonitas para representar as tribos de Israel. Contar com

a participação da igreja. Acrescentar à corrente, o elo escrito “símbolos”.

INTRODUÇÃO:

Deus é muito criativo quando escolhe maneiras de Se comunicar com as pessoas. Vocês sabiam que Ele

usou até mesmo pedras parecidas com estas para mostrar ao povo de Israel qual era Sua vontade? Ah, e Ele também usou símbolos, como o tabernáculo, para que as pessoas entendessem de maneira mais fácil a missão de Jesus como nosso Salvador. Vamos ver como isso aconteceu.

HISTÓRIA:

Depois que o povo de Israel saiu do Egito, Deus disse a Moisés que um tabernáculo deveria ser construído. (Mostrar a ilustração.) Havia duas razões para esse pedido: o primeiro é que o tabernáculo representaria a presença visível de Deus entre o povo. E segundo é que a cerimônia que aconteceria no tabernáculo apontaria para a salvação por meio de Jesus.

Deus deu a Moisés todos os detalhes de como o tabernáculo deveria ser feito, incluindo os materiais

para a construção. O tabernáculo ou santuário era como se o plano da salvação tivesse sido desenhado.

Deus também disse como deveria ser a roupa usada pelo sacerdote e pelo sumo sacerdote. (Entra a pessoa caracterizada.) Sobre a vestimenta do sumo sacerdote, ficava o peitoral, com lindas pedras preciosas.

As que ficavam nas bordas representavam as pedras que formam o fundamento da cidade de Deus. As pedras de ouro simbolizavam as 12 tribos de Israel. O peitoral ficava exatamente sobre o coração do sumo sacerdote. De cada lado do peitoral, ficavam duas grandes pedras preciosas, conhecidas como Urim e Tumim. Sabem para que serviam essas duas pedras? Para Deus mostrar qual era a vontade Dele. Toda vez que o povo de Israel precisava de uma resposta, o sumo sacerdote fazia as perguntas e Deus respondia por intermédio daquelas pedras. Se Deus aprovava algo, uma luz rodeava a pedra à direita.

(Mostrar uma das pedras.) Se Ele não aprovava, a luz brilhava ao redor da pedra à esquerda. (Mostrar a outra.) Vamos fazer um teste para ver se a igreja prestou atenção? Quando a pedra à direita brilhava, a resposta de Deus era: (SIM). Muito bem! E quando a pedra à esquerda brilhava, a resposta de Deus era: (NÃO). Esses eram símbolos que Deus usava para Se comunicar com as pessoas naquele tempo. (Acrescentar a palavra “símbolos” à corrente de elos.)

APELO:

Deus foi muito criativo ao usar símbolos para Se comunicar com as pessoas, não é? Os israelitas não tinham a Bíblia escrita, como nós temos hoje. Então, eles prestavam atenção aos símbolos e obedeciam ao que Deus dizia. É muito importante que a gente tome tempo para falar com Deus e também ouvir o que Ele tem a nos dizer. Nós chamamos esse tempo que passamos com Deus de “comunhão”. Vocês já pensaram em separar um tempo cada dia para ter esse momento com Deus? Isso faz muito bem! Que tal fazer essa experiência, estudando a Bíblia, a lição e falando com Deus por meio da oração? Lembrem-se de que Deus sempre vai encontrar um meio de falar com a gente.

Basta prestar atenção ao que Ele diz.





Nenhum comentário:

Postar um comentário