quarta-feira, 29 de março de 2023

As contas do Sr. Miller

 OBJETIVO:

Explicar quem foi Guilherme Miller e o papel que ele teve no surgimento do movimento adventista.

RECURSOS UTILIZADOS:

Encenação. Alguém para representar Guilherme Miller e alguém para representar Lucy. Papéis com

muitos números para representar os cálculos de Miller. Uma Bíblia. A igreja pode servir de audiência

quando Miller começar a pregar.

INTRODUÇÃO:

Quem de vocês gosta de matemática? Vocês sabiam que os números fazem parte da nossa vida?

Querem ver? Como sabemos a idade que temos?

Pela contagem dos dias, meses e anos. Quando vamos seguir uma receita, os números também estão

nas medidas. Se pensarmos bem, há números por toda parte. A história de hoje é sobre um homem

que fez uma descoberta muito importante por causa de números que estavam na Bíblia.

HISTÓRIA:

Crianças, apresento a vocês o Sr. Guilherme Miller. (Entra a pessoa caracterizada segurando muitos papéis cheios de números. Deve estar concentrado, como se estivesse falando sozinho. Pode ficar sentado enquanto a história é contada.) Sabem, desde criança, ele sempre gostou de ler. Naquele tempo,

não havia luz elétrica. Para ler à noite, ele queimava pedacinhos de madeira na lareira para ter iluminação suficiente para a leitura. Quando ficou moço, Guilherme se casou com uma jovem chamada Lucy. (Entra uma moça caracterizada e coloca as mãos sobre os ombros de Miller. Ela sai.) Miller era uma pessoa em quem as pessoas confiavam. Ele foi capitão do exército dos Estados Unidos na época da guerra, em 1812. Depois que voltou para casa, Miller ajudava na leitura dos sermões na igreja. Foram essas leituras que o motivaram a estudar mais a Bíblia.

Miller começou a gostar cada vez mais de ler a Bíblia.

Certa vez, enquanto lia a Bíblia, ele descobriu algo maravilhoso. Começou a fazer cálculos e entendeu

que estava muito perto de Jesus voltar. No começo, ele ficou com vergonha de falar isso para as pessoas. Mas Deus mostrou que Miller devia pregar e dar essa boa notícia ao maior número de pessoas. Assim, ele se tornou um pregador muito conhecido. (Homem se levanta, se dirige à igreja e diz: “Como vocês puderam ver por esses cálculos, Jesus virá muito em breve! Todos nós devemos nos preparar para recebê-Lo.) Entre as pessoas que ouviram a mensagem de Miller estava a família de Ellen Harmon. Eles acreditaram sinceramente que isso logo aconteceria.

APELO:

Apesar de Jesus não ter vindo na data que Miller pensava, Deus o usou para chamar a atenção das pessoas para algo importante que estava para acontecer. As pessoas que acreditaram como Miller ficaram conhecidas como “adventistas” porque esperavam pelo advento, ou seja, a vinda de Jesus.

Miller não criou a Igreja Adventista do Sétimo Dia, mas ele foi um amigo de Deus que acreditou na vinda de Jesus até o dia da sua morte. Sabem, Miller vai ser uma daquelas pessoas que vão ressuscitar para ver Jesus voltar e realizar o que foi o maior desejo do seu coração. Acho que ele vai ter muito tempo para aprender a fazer novos cálculos quando estiver no Céu. Na verdade, ele vai ter toda uma eternidade para isso. Vamos orar e agradecer a Deus por pessoas como Guilherme Miller e pedir que Jesus volte logo.





Nenhum comentário:

Postar um comentário