sábado, 20 de julho de 2024

Mergulho de Fé

"Ora, a fé é o firme fundamento das coisas que se esperam, e a prova das coisas que se não vêem." Hebreus 11.1


Objetivo:
Ensinar que precisamos ter fé em Deus.

Recurso Utilizado:
Material de banho, toalha, sabonete, lençol ou pano azul (será o rio jordão), fita crepe ou esparadrapo para colar na pele como se fosse lepra. Uma criança ou homem para representar Naamã.

Introdução:
Como é bom ter água para poder beber, fazer nossa comidinha e tomar banho. Vocês sabiam que existem crianças que não gostam de tomar banho? Entram no chuveiro e saem rapidinho. Muitos até se esquecem de passar sabonete com a bucha no corpo. O pior é que saem com muitas manchinhas de sujeira e a toalha fica toda sujinha.

História:
Naamã era um homem importante, ele era o comandante do exército da Síria. Porém um dia ficou muito doente, com muitas manchas no seu corpo. Foi em vários médicos, porém ninguém conseguia curá-lo. Essa doença se chamava lepra. Na casa de Naamã havia uma menina muito especial, ela amava ao Senhor e foi levada como prisioneira de Israel para tra- balhar na casa de Naamã. Ela ajudava a varrer a casa, lavar os pratos e até fazer comida.

A menina cativa viu que a esposa de Naamã e toda aquela família estavam muito tristes. Então falou que na sua terra havia um profeta de Deus que se chamava Elizeu e que ele poderia curar Naamã. Eles ficaram super felizes e Naamã arrumou sua mala, colocou presentes e foi até Samaria onde o profeta morava. Quando chegou na casa do profeta, Elizeu mandou um servo falar com Naamã. O servo disse: “Vá e lave-se 7 vezes no rio Jordão e sua pele ficará curada.” Naamã não gostou muito, pois era um homem importante, e nem queria ir até o rio Jordão, que era um rio com as águas barrentas.

Os oficiais de Naamã chegaram até ele e falaram: “Senhor, se ele te pedisse uma coisa difícil, você não faria? Ainda mais uma coisa tão fácil”. Então, entrou no rio Jordão e começou a mergulhar uma, duas, três vezes, e sua pele não melhorava, mas o profeta disse que seria 7 vezes, não três, então continuou, quatro, cinco, seis e sete (pedir para igreja contar). No último mergulho ele foi curado! Naquele momento Naamã entendeu o poder do Deus de Israel, nunca mais adorou os outros deuses. Voltou para sua casa feliz e curado.

Apelo:
Muitas vezes precisamos dar grandes mergulhos de fé. Quando estamos passando por problemas que ninguém pode resolver. Mas você pode mergulhar como Naamã e ter fé, pois Deus irá te ajudar. Quem deseja dar um mergulho de fé hoje?





quarta-feira, 10 de julho de 2024

Cuidado para Não se Queimar

"Não terás outros deuses além de mim." Êxodo 20:3


Objetivo:

Ensinar que adoramos e servimos somente a Deus.

Recurso Utilizado:
Caixa de fósforos, coroa e som musical de trombetas.

Introdução:
Quem aqui já ouviu a mamãe ou papai falando que não pode chegar perto do fogo? E nem brincar com ele (acender os fósforos).

História:
O rei da Babilônia (mostrar a coroa) chamado Nabucodonosor, era um homem que gostava muito de ter glórias. Então, um dia, ele fez uma grande estátua de ouro, de 27m de altura e 2,60cm de largura, para que todas as pessoas do seu reino se curvassem e adorassem essa estátua. Ele fez um decreto falando que quando tocasse a música (colocar o som da trombeta), todos deveriam se curvar perante a estátua. Quem não obedecesse, seria jogado na fornalha de fogo.

Então os servos do rei tocaram a música (colocar o som da trombeta) e todos começaram a adorar aquela estátua como se fosse um deus. Porém, haviam três amigos que se chamavam Sadraque, Mesaque e Abede -Nego que serviam ao Deus vivo Todo Poderoso e entendiam que era errada aquela atitude, e

não se curvaram. Logo chegou aos ouvidos do rei Nabucodonosor, que ficou bravo, furioso e disse: “Vou dar outra chance para vocês, to- quem a música”. Porém, mais uma vez eles não se curvaram.

O rei mandou chamar seus homens mais fortes, esquentar sete vezes mais a fornalha e jogou Sadraque, Mesaque e Abede-Nego dentro dela. Aqueles três amigos sabiam quem era o Deus a quem serviam, e se Deus quisesse livrá-los do fogo, assim o faria (queimar um fósforo).

O rei ficou olhando dentro da fornalha e disse: “Estou vendo quatro homens andando bem tranquilos dentro da fornalha, mas não eram três?”. Então o rei começou a gritar bem alto e disse: “Servos do Deus Altíssimo, saiam... saiam... venham aqui!”. Quando chegaram perto do rei, nenhum fio de cabelo estava queimado, suas peles estavam perfeitas. Não se queima- ram nenhum pouquinho. Naquele momento, o rei entendeu qual era o Deus verdadeiro; o Deus que enviou um anjo e livrou Seus servos do fogo.

Apelo:
Muitas vezes adoramos ficar no celular, tablet e tantas outras coisas, que esquecemos de adorar ao Deus verdadeiro. Não devemos adorar imagens, devemos adorar somente ao Deus eterno, como Daniel e seus amigos fizeram. Somente Ele é digno da nossa adoração!





segunda-feira, 8 de julho de 2024

Rainha Iluminada

"Tu, Senhor, manténs acesa a minha lâmpada;
o meu Deus transforma em luz as minhas trevas." Salmo 18:28


Objetivo:
Falar que devemos ser luzes de Cristo aonde formos.

Recurso Utilizado:
Lanterna, guarda-chuva, linha, papel com nomes e significados. Amarre com a linha os pa- péis com os significados em volta do guarda- chuva (ver em anexo).

Introdução:
Você sabe que os nomes tem os seus significados? Você sabe o que significa seu nome? Hoje eu trouxe um guarda-chuva de nomes. Vamos olhar o significado de alguns nomes: Melissa significa doçura, Ravi significa Sol, Louise significa guerreira, Thomas significa o que honra a Deus, Hadassa, aquela que protege e Ester significa estrela (ir rodando o guarda-chuva e pegando os nomes).

História:
Hoje vamos falar de uma mulher que tinha

dois nomes. Mardoqueu era tio dessa moça chamada Hadassa, porém ela o considerava como pai, pois desde pequena foi criada por ele com muito amor e carinho. Hadassa era muito bonita e bondosa, ajudava as pessoas e amava muito a Jesus. Era conhecida também pelo nome de Ester, que significa estrela.

lando que o rei Xerxes estava à procura de uma rainha. Ester era muito bonita, então foi uma das escolhidas para ir para o palácio e entrar em um concurso de beleza, pois o rei escolheria sua nova rainha. Porém, ela pertencia ao povo de Deus e seu tio pediu para que não contasse para ninguém sua origem, seu nome Hadassa era judeu, e as pessoas não gostavam dos judeus.

Ester ficou durante muitos meses fazendo tratamentos de beleza no palácio. Porém, todas as pessoas viam um brilho diferente em sua vida. Quando ela entrou na presença do rei Xerxes, ele ficou encantado com tanta beleza por fora e por dentro. Por isso a escolheu como sua rainha e colocou uma linda coroa em sua ca- beça. Quando homens maus quiseram destruir o povo de Deus, Ester foi usada pelo Senhor para livrar seu povo da morte. Mesmo passando por momentos difíceis, Deus transformou as trevas em luz na vida de Ester e ela aceitou ser a luz de Cristo em todos os momentos.

Apelo:
Sabe crianças, a cada dia devemos ser luzes de Cristo aonde formos. Precisamos deixar Deus guiar nossos caminhos pois Ele é a luz maior que ilumina toda nossa vida. Vamos orar e pedir para que Cristo mantenha nossa luz acesa, para que possamos iluminar aonde formos.