domingo, 24 de novembro de 2024

Atravessando o Mar

Não tenham medo. Fiquem firmes e vejam o livramento
que o Senhor trará hoje.” Êxodo 14:13



 Objetivo:

Mostrar que quando estamos com medo, temos um Deus que pode nos ajudar.

Recurso Utilizado:
Pessoas para serem os egípcios. Crianças serão o povo de Deus e as pessoas da igreja serão o mar vermelho.

Introdução:
Caminhar é muito bom! Quem já fez uma cami- nhada com os aventureiros e desbravadores sabe como é divertido fazer uma trilha. Colocamos o nosso tênis e saímos para uma grande aventura. No entanto, existem pessoas que fazem longas caminhadas, muitas vezes demoram dias e até meses para chegarem ao seu destino final.

História:
O povo de Deus saiu da terra do Egito, onde eram escravos, e estavam fazendo uma grande caminhada para uma terra chamada Canaã. Deus havia feito a promessa que os levaria em segurança para essa terra tão especial. Eles lutaram muito para poder sair do Egito, porém, depois que o Faraó liberou a saída do povo de Israel, ele se arrependeu.

O Faraó mandou chamar seu exército, seus homens, e prepararem as carruagens, seus carros de guerra. Haviam 600 carros de guerra, cada um com um oficial no comando. Os egípcios conseguiram alcançar os israelitas e quando o povo de Deus viu tantos carros de guerra chagando, ficaram amedrontados, correram até Moisés o libertador do povo de Deus e disseram: “Você nos trouxe do Egito para morrermos aqui?”. Porém, Moisés disse: “Não fiquem com medo, se acalmem Deus vai nos livrar dos egípcios”.

O povo olhou para trás e viu os egípcios, olhou para frente e viu o mar. Os israelitas então começaram a andar em direção ao Mar Vermelho. O anjo do Senhor que ia à frente dos israelitas foi para trás para protegê-los. A grande nuvem que ia à frente desta vez foi para trás, trazendo luz para os israelitas e escuridão para os egípcios.

Deus já havia dado todas as instruções para Moisés. Ele levantou os braços e estendeu sua mão sobre o Mar, então o Mar se abriu formando uma coluna de água do lado direito e outra do lado esquerdo. O medo daquele povo passou e começaram a caminhar em terra firme por dentro do mar, porém quando os egípcios foram passar, o mar se fechou.

Apelo:
Que caminhada incrível! Deus hoje está junto conosco na nossa jornada. Muitas vezes ficamos com medo de muitas situações, de dormir sozinhos, de tirar uma nota ruim na prova ou de algum colega na escola. Porém, Deus quer caminhar juntinho conosco e nos mostrar que não precisamos ter medo. Que devemos pedir a Sua ajuda e procurar pessoas ao nosso lado que possam nos ajudar nessa caminhada, como Moisés. Quem deseja entregar seus medos nas mãos de Jesus?





page52image3000760352

quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Quem está me Chamando?


  Então o Senhor chamou Samuel.  Samuel respondeu: "Estou aqui".


 Objetivo:

Enfatizar que Deus chama cada criança para Sua obra.

Recurso Utilizado:

Travesseiro, lençol e um ursinho.

Introdução:
Muitas crianças gostam de dormir na sua cama, mas outras correm para a cama da mamãe à noite. Algumas crianças pegam seu travesseiro, ursinho e dormem a noite toda sozinhos. Quando levantam arrumam a cama, dobram os lençóis e fica tudo bem bonito e organizado.

História:
Havia um menino que gostava muito de organizar suas coisas. Acordava cedo, logo arrumava sua cama, escova seus dentes, fazia seu culto e ia ajudar em sua casa. Ele morava em uma casa diferente, era no Templo, na igreja. Seu nome era Samuel. Haviam muitas coisas para o pequeno Samuel ajudar e ele sempre estava disposto.

A igreja era a casa de Samuel, ele ajudava a varrer o pátio, limpar os castiçais e arrumar o que o sacerdote Eli precisava. Samuel era bem obediente ao sacerdote. Assim, na hora que Eli pedia para Samuel se arrumar e dormir, ele ia bem rapidinho. Um dia Samuelzinho foi dormir, foi até sua cama, se cobriu, arrumou seu traves- seiro e pegou no sono bem rapidinho.

Samuel dormia no seu quartinho sozinho. Porém, ele estava dormindo e ouviu uma voz chamando: “Samuel, Samuel”. Ele levantou, viu que ainda não era dia. E pensou: “O sacerdote Eli está precisando de mim”.Foi até Eli e falou: “Oi sacerdote o senhor me chamou?”. Porém, Eli não havia chamado Samuel e pediu para que ele voltasse a dormir. Ele ouviu essa voz uma, duas, três vezes, e ele foi todas as vezes até o sacerdote. Porém na última vez Eli disse: “Samuel, quando ouvir a voz outra vez, responda: “Fala Senhor, pois o teu servo está ouvindo”. Deus então falou no ouvido de Samuel várias vezes, ele obedeceu ao Senhor e se tornou um profeta de Deus.

Apelo:
Deus também fala conosco todos os dias através da natureza, do estudo da Bíblia e das pessoas. Como é bom saber que Deus usa as crianças. Deus está te chamando hoje para ser um servo fiel como foi Samuel. Vamos orar e pedir para podermos servir mais a Deus a cada dia.





 page51image2162516128 page51image2162516448


terça-feira, 12 de novembro de 2024

Sou Fiel


Tragam o dízimo todo ao depsito do templo, para que haja alimento em minha casa. Ponham-me à prova, diz o Senhor dos Exércitos, e vejam se não vou abrir as comportas dos céus e derramar sobre vocês tantas bençãos que nem terão onde guardá-las.” Malaquias 3:10


 Objetivo:

Mostrar que devemos doar nossos dízimos e ofertas.

Recurso Utilizado:
Prato e talheres. Cestinho com cinco pães e dois peixinhos.

Introdução:
Quem gosta de compartilhar seu lanche na escola? Quando você vai almoçar na sua casa você coloca no seu prato bastante ou pouca comida?

História:
Em todos os lugares onde Jesus passava, havia grandes multidões seguindo-O. As pes- soas viram Jesus entrando num barco, indo à margem do mar da Galileia. Muitas pessoas correram a pé de várias cidades para poder vê-Lo. Quando Jesus saiu do barco e viu todas aquelas pessoas, se compadeceu e começou a ensinar sobre o amor de Deus e curar os doentes. Já estava tarde, aquelas pessoas começaram a sentir fome e disseram: “Queremos comer!”. Mas não tinham alimentos. Muitos saíram correndo para ver Jesus e não conseguiram fazer sua lancheira, outros nem tinham alimentos para levar, mas o importante para aquelas pessoas era estar com Jesus.

Jesus pediu para os discípulos darem comida ao povo, porém eles disseram: “Não temos dinheiro e o supermercado é muito longe!”.

Mas havia um garotinho que estava preparado em meio a toda aquela multidão. Ele tinha cinco pães e dois peixinhos. Sabe o que aconteceu? Você acha que ele escondeu o seu lanche? Ou doou metade do que tinha? Não! Aquele garotinho deu tudo o que tinha para Jesus. Então Jesus olhou para aquela multidão faminta e fez uma oração poderosa. Um grande milagre aconteceu, aqueles cinco pães e dois peixinhos se multiplicaram e alimentaram cinco mil homens, fora crianças e mulheres, e sobraram 12 cestos cheios de alimento. Aquele garotinho doou e recebeu muito mais do que tinha. Levou sua cestinha cheia para casa.

Você tem seu dízimo e sua oferta prepara- do para levar para igreja ou acaba esquecendo? Sabe o que é dízimo? Dízimo é uma parte do nosso dinheiro que não é nossa, mas de Deus. O dízimo é a nossa fidelidade a Deus. Devemos dar dez por cento do que ganhamos ao Senhor. Se ganha dez reais o dízimo é um real e os nove reais são seus. A oferta é a nossa gratidão, devemos dar o que nosso coração desejar.

Apelo:
Quando doamos nossos dízimos e ofertas somos muito abençoados, como aquele garotinho. Ele recebeu muito mais do que deu. Deus sempre nos abençoa quando somos fiéis a Ele. Quem deseja ser fiel nos dízimos e nas ofertas? Amém!




sexta-feira, 8 de novembro de 2024

Panela Cheia

 “Elizeu perguntou-lhe: ‘Como posso ajudá-la?

Diga-me, o que você tem em casa?’.” 2 Reis 4:2


Objetivo:

Enfatizar que tudo que temos vem do Senhor.

Recurso Utilizado:
Vidro de azeite, panelas ou vasilhas.

Introdução:
Quem gosta de lavar louça? Que legal! Você ajuda sua mãe! Quando temos muitos pratos, vasilhas e garfos para lavar, devemos organizar tudo em seus lugares, pois logo vamos utilizar novamente para cozinharmos nossa comida e ficarmos com a panela cheia.

História:
Havia uma mulher que deixava sua casinha toda arrumada. Mas um dia ela foi até suas panelas e não tinha nada para comer, foi até o seu armário e toda comida havia acabado. Ela era viúva e tinha dois filhinhos, sua vida estava muito difícil.

Elizeu era um profeta de Deus, então a viúva foi até ele pois estava com um enorme problema. Sabe qual? Seu marido havia deixado uma dívida e ela não tinha condições para pagar, sua carteira não tinha um real. O pior era que naquela época, se as pessoas não pagassem suas dívidas, os seus filhos poderiam ser levados como escravos.

Elizeu perguntou então o que tinha em casa. Coitada! Então ela respondeu: “Eu não tenho nada, só um pouquinho de azeite”. Elizeu pediu para que ela fosse para casa, pedisse vasilhas emprestadas aos seus vizinhos, fechasse a porta e derramasse o azeite nas vasilhas. Depois de pegar várias vasilhas emprestadas ela fez como o profeta havia falado. Então começou a derramar o pouquinho do azeite que tinha na primeira vasilha, e aquela vasilha se encheu completamente. Mas não parou por aí, encheu uma, duas, três, quatro, cinco, seis, sete... e ela dizia aos seus filhos: “Tragam mais vasilhas!”. Porém chegou um momento em que acabaram as vasilhas. Uau! Que milagre! Aquela viúva vendeu todo o azeite, pagou suas dívidas e sobrou dinheiro para comprar bastante comida para sua casa.

Apelo:
Deus supre nossas necessidades e tudo que temos vem das mãos dEle. Aquela viúva confiou e recebeu muitas bençãos. Vamos orar para que possamos entregar tudo o que somos e temos ao Senhor?