sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009


"Também lhes dei os meus sábados, para servirem de sinal entre mim e ele, para que soubessem que eu sou o Senhor que os santifica." Ez. 20:12

História

Pedro era pescador e Jesus o havia chamado para ser seu discípulo (seguidor). Depois de saires da sinagoga( que era um tipo de templo) onde Jesus havia libertado um homem com espírito mau, Jesus foi à casa de Pedro e André com Tiago e João. Pedro era casado e sua sogra estava muito doente. Ela podia morrer a qualquer instante e por isso todos estavam preocupados.Eles pediram a Jesus que a ajudasse. Jesus se aproximou da cama e curou a sogra de Pedro.Ela ficou muito agradecida e passou a servir a Jesus e a todos que ali estavam.Vamos pensar: Jesus era tão Poderoso que bastava tocar em alguém para essa pessoa ser curada. Ele pode nos ajudar também, seja nos livrando ou nos dando forças em meio aos problemas. Devemos ser agradecidos pelo que Deus faz por nós e serví-lo com alegria, como fez a sogra de Pedro.


Fonte: Blog Trabalhinhos

Desenhos para Pintar! A Criação









quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

DORCAS, A COSTUREIRA BONDOSA


TEXTO BÍBLICO
Atos 9:36-42

OBJETIVO
Ensinar sobre a benevolência (Devemos ajudar as pessoas ao nosso redor)

VERSÍCULO
“E não nos cansemos de fazer o bem.” Gálatas 6:9 (Pode-se fazer o versículo em um desenho de uma camisa. Fica muito legal!)




Dorcas amava muito a Jesus. Ela era uma costureira. Costurava roupas lindas. Dorcas viu umas criancinhas com roupas velhas, velhas. Viu as mães das criancinhas com roupa toda remendada e disse: - “Vou costurar roupas novas para vocês!”Dorcas costurou uma porção de roupas bonitas. Deu-as para as criancinhas e para suas mamães.- “Muito obrigado pelas roupas!” – Disseram as criançasTodos na igreja amavam a boa costureira.





Mas, um dia, que tristeza! Dorcas adoeceu e morreu.


As pessoas choravam muito vendo sua amiga morta.
Alguém lembrou: 
- “Pedro, o discípulo de Jesus, está numa cidade aqui perto. ElePode vir e nos animar e nos consolar com orações. Vamos Chamá-lo!”Dois homens foram depressa chamar Pedro.


Quando Pedro chegou, as mulheres, chorando, mostraram-lhe as roupas queDorcas lhes tinha dado. Falaram de como ela era bondosa e amada por todos. 
Pedro pediu: 
- “Deixem-me sozinho aqui no quarto, ao lado do corpo de Dorcas.”
As pessoas saíram. Pedro ficou só. 


Ele orou e pediu que Deus fizesse Dorcas viver de novo. 
E Deus ouviu a oração de Pedro.

Dorcas voltou a viver.
Pedro a levou e a mostrou viva às pessoas. Foi uma alegria imensa.
A boa amiga Dorcas estava com elas outra vez.



APLICAÇÃO

Dorcas era seguidora do Senhor Jesus e gostava de ajudar as pessoas. Ela fazia isso por amor a Jesus. Enquanto Jesus viveu nesse mundo, Ele procurou fazer o bem e ajudar as pessoas que precisavam dEle.
Como Dorcas, você pode ser um imitador de Jesus e ajudar aos que necessitam por amor a Ele.
O versículo para decorar diz que não nos cansemos de fazer o bem. Pois fazendo assim, estaremos demonstrando o amor que temos por Jesus e através de nossas atitudes, estaremos fazendo o nome dEle conhecido e as pessoas irão glorificar o nome dEle.

Fonte: http://crisghensevavellar.blogspot.com

terça-feira, 24 de fevereiro de 2009

O Guarda- Chuva Ambulante

Vocês gostariam de ouvir a história de um guarda-chuva ambulante?
É um fato que realmente aconteceu.

Um guarda-chuva grandão ia andando bem depressa pela rua.
Parecia possuir pés próprios, era bonito, feito de várias cores brilhantes, enorme ia saltitando pela rua abaixo.



Todo mundo ficou curioso à respeito do guarda-chuva estranho.
Crianças e adultos iam seguindo atrás, logo descobriram que os pezinhos pertenciam a um menino, ele andava depressa, sem dizer uma palavra, e o grupo seguia-o.



Finalmente chegaram a um lugar sombreado, debaixo de uma árvore bem grande, o menino colocou o enorme guarda-chuva no chão. E perguntou ele, as crianças que se aproximavam.
- Quem quer ouvir a história do meu guarda-chuva?
- Sentem-se então e escutem. Disse o menino, e todos obedeceram apesar do fato de alguns serem maiores do que ele.


Apontando para a parte preta ele começou:
- Estão vendo esta cor? O preto nos faz pensar na escuridão e no pecado, cada um de nós já fizemos coisas erradas uma vez ou outra. Muitas vezes pecamos numa hora quando ninguém está por perto, ou no escuro, quando ninguém pode nos ver. As coisas feias que praticamos são chamadas de pecado.
Todos escutavam com atenção.


Vocês estão vendo esta cor dourada, representada pela cor amarela?
Esta nos faz lembrar o céu, onde tem ruas de ouro, vocês sabiam que nenhum pecado pode entrar no céu? Porque se entrasse estragaria o céu!
Não existe pecado lá, por isso nenhum de nós pode ir para o céu, porque todos nós temos pecado no coração.

Mais estão vendo esta cor vermelha? Continuou o menino... Esta nos conta que o Senhor Jesus Cristo morreu na cruz e derramou seu precioso sangue para nos perdoar os pecados.
O Senhor Jesus é o filho de Deus, Ele tomou o castigo que nós merecemos.


Quando cremos que Ele é mesmo o Filho de Deus e o recebemos como nosso Salvador, Ele perdoa todos os nossos pecados, tornando o nosso coração limpo e puro, como a parte branca do meu guarda-chuva, mais é preciso confiar em Jesus. Temos que pedir perdão pelos nossos pecados.Quando fazemos isso, Ele vem morar em nosso coração e torna-se nosso Salvador. E Jesus faz com que possamos entrar no céu um dia quando deixarmos esta vida.Agora, quantos de vocês sabem que são pecadores? Mas querem ir um dia para o céu? Todas as mãos se levantaram. – Está bem, então diga para Deus que você é um pecador.


Logo, silenciosamente as crianças se ajoelharam no chão, cada um falou com Deus, confessando os seus pecados.
- Diga-lhe agora que você crê que o Senhor Jesus Cristo morreu em seu lugar e peça que Jesus lhe salve neste instante.
Baixinho, as crianças começaram a orar.


O menino tirou uma Bíblia pequena (um Novo Testamento) do seu bolso, abriu ela no Livro do Evangelho de João 3:16.
- Vou ler um versículo da Palavra de Deus, quando chegar às palavras “o mundo” você deve substituir pelo seu nome e quando eu falar “todo aquele” você coloca seu nome ali também, estão entendendo?
“Porque Deus amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê, não pereça mais tenha a vida eterna”.
Cada um leu o versículo, colocando o seu próprio nome.
- Isto significa que se você de fato crê que Deus lhe ama e que Ele mandou seu Filho para morrer em seu lugar, e se você confia em Jesus e o recebeu em seu coração então você acaba de nascer na família de Deus, e todos que pertencem a família de Deus têm a vida eterna. É a palavra de Deus que diz isto, e pode ter certeza: É a verdade.
Ele parou um instante, e olhando firmemente para todos disse:
- Vocês estão notando que tenho ainda uma outra cor no meu guarda-chuva? Qual a cor que falta? Os ouvintes responderam, todos juntos: “Verde”.


- Está certo, não falei nada sobre o verde, pois bem, é o seguinte, depois de termos recebido o Senhor Jesus e termos o perdão dos nossos pecados, estamos prontos para irmos para o céu, Jesus quer que nós cresçamos espiritualmente, que sejamos crentes mais firmes cada dia que passa.
- O verde nos fala das coisas que crescem, como as árvores, as flores, as gramas..., Você só vai se tornar um crente forte, se você ler a Bíblia e orar todos os dias, e ir a igreja todos os domingo, não se esqueçam disso.
Ele fechou o guarda-chuva.
- Quero que vocês vão embora agora para contar aos outros o que eu lhes contei, voltarei amanhã para ver se vocês poderão repetir para mim tudo o que lhes falei sobre as cores.
Todos que puderem me dizer os significados das cores, e explicar como é que a gente se salva, receberá um livrinho com estas mesmas cores, para poderem contar a mais alguém (o professor pode fazer vários livrinhos para darem aos seus alunos).
As crianças não voltaram logo para a brincadeira, em vez disso foram falar daquilo que acabaram de ganhar.
E o nosso amiguinho abriu o guarda-chuva novamente e continuou andando pelas ruas, procurando outras pessoas para ouvirem o Evangelho.

Fonte: APEC, edição esgotada.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Crianças são especiais para Jesus

Inspiração Juvenil/2009


Capa IJ 2009Descanso

Filho, tenha sempre sabedoria e compreensão e nunca deixe que elas se afastem de você. Elas lhe darão vida, uma vida agradável e feliz. Quando se deitar, não terá medo, e o seu sono será tranqüilo a noite inteira. Provérbios 3:21, 22, 24
Como é bom dormir. Estou muito cansado e vou encerrar minhas atividades deste longo dia agradecendo a Deus.
É isso aí, Léo! Dia e noite são o ciclo criado por Deus para atividade e descanso. Pessoas que obedecem a esse ciclo vivem melhor. O ciclo “atividade e descanso” promove a saúde e a felicidade.
Deus criou tudo com propósitos definidos. Não é por acaso que a noite é escura e o dia é claro. A luz do dia estimula a atividade, enquanto as sombras da noite favorecem o repouso.
Léo estava muito cansado. Estudou muito e ainda ajudou na limpeza semanal da casa. Seu corpo pedia descanso. Ele foi cedo para a cama e dormiu o merecido sono até o dia seguinte. Se não fosse sua mãe, teria perdido o horário. Dormiria mais, mas estava descansado, com as energias refeitas para um novo dia.
Este é o plano de Deus. Que você durma bem, todos os dias, pelo menos de 7 a 8 horas. É importante para seu crescimento e desenvolvimento. O hormônio do crescimento é jogado na corrente sangüínea nas primeiras horas do sono, entre 20 e 22h.
Existe muito adolescente dormindo pouco. A vida moderna favorece isso. Televisão, vídeo, computador, shoppings, etc. A moçada está dormindo pouco ou trocando a noite pelo dia. E isso não é bom.
Os eletrônicos modernos não se auto-operam. Necessitam de uma mente pensante. Essa mente é você. Decida fazer diferente, usando-os com critérios. Você é quem deve mandar neles e não eles em você.
A Bíblia diz que existe tempo para todas as coisas. A noite foi feita por Deus para dormir e o dia para ficar acordado.
Colocar a perna direita na perna esquerda da calça não é legal e não funciona bem. Cada coisa deve ter seu devido lugar. Durma. Durma muito. Vá cedo para a cama. Deus quer que seja assim. Desligue os aparelhos eletrônicos. Leia um trecho da Bíblia ou de um livro edificante. Agradeça a Deus pelo dia e durma, porque dormir é uma parte importante da vida.

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2009

Gincanas e Recreações





NOME: PASSE PASSE
IDADE: 10 anos
SEXO: Ambos
OBJ. ESP.: Habilidade ao passar a bola, destreza, iniciação desportiva (handball e basquete)
MATERIAL: Bolas, arcos
LOCAL: Quadra, pátio, gramado

Formação: fileiras (alunos em círculos demarcados ou dentro de arcos)

Organização: 2 fileiras frente a frente, separadas por uma certa distância, formando 2 equipes A e B. Dois alunos de cada equipe serão destacados para ocupar um lugar, pouco afastado das extremidades, na luta central que separa as fileiras.

Execução: ao sinal, o aluno  1 de cada equipe, passará a bola ao  2 e este ao 3; 3 ao 4... O último de posse da bola, correrá em direção ao  1. neste momento os demais trocam de lugar e o último ocupa o lugar do 1º. Reinicia-se o exercício, até chegar à posição inicial. ERROS: sair do lugar ao passar ou receber a bola, deixar cair a bola, abandonar seu lugar antes que o vizinho deixe o seu.

Inspiração Juvenil 2009

Capa IJ 2009                    Valores

Felizes são aqueles que vivem uma vida correta, aqueles que sempre fazem o que é certo! Salmo 106:3
Quando entramos na classe depois do intervalo, encontramos todas as carteiras de pernas para o ar. O professor já estava na sala e pediu que cada um procurasse se acomodar da melhor maneira possível.
Depois do primeiro tempo de confusão, todos se ajeitaram. Alguns reclamaram, outros riram. Realmente, tudo aquilo parecia ridículo.
Calmamente, o professor fez a chamada. Em seguida, orou e começou perguntando como nos sentíamos sentados daquela maneira. As respostas foram bem variadas. Uns disseram que se sentiam esquisitos. Outros não entenderam nada. E um corajoso disse que estava com dor na “poupança”.
Sem se importar com as respostas, perguntou se os valores da vida são de fato valores ou apenas se parecem com valores. Se são absolutos ou relativos, perenes ou transitórios.
Em seguida, declarou que respeitar os pais é algo que Deus pede que cada pessoa faça. Não mexer naquilo que não nos pertence é uma lei de Deus e da sociedade onde vivemos. E respeitar os direitos e a privacidade dos outros é um tremendo valor social.
Depois de um tempo de debates e idéias, concluímos que os valores são absolutos porque fazem parte da lei moral de Deus. E Deus não muda. Nós é que mudamos. Achamos que podemos alterar as leis do governo de Deus adaptando-as às nossas preferências pessoais. E o resultado disso é confusão, dificuldades para sustentar a existência e os relacionamentos humanos.
Algumas coisas são do jeito que são, e continuarão sendo, mesmo que queiramos que sejam diferentes. Quando sentamos em carteiras invertidas, pode até parecer novidade, e com dificuldade podemos nos acomodar a elas. Mas a situação não é nada confortável. Até temos liberdade de nos sentar assim, só que vamos sofrer. É muito melhor sentar de forma normal. Seguir a lei natural.
Obedecer aos valores da vontade de Deus só traz benefícios. Ele é soberano e, como Criador, sabe o que é melhor para Seus filhos. Inverter os valores é pura tolice. É como se sentar em um pedaço de ferro, quando existe a possibilidade do conforto de uma cadeira normal. Você também não acha?

          

quarta-feira, 18 de fevereiro de 2009

VIRÁ OUTRA VEZ!

Gostaria que pensássemos juntos. Por que, às  vezes devemos usar estas coisas?
doenças, insegurança, tristeza. É isto mesmo. Vocês gostariam de que não mais existam coisas como estas? A que lugar estou me referindo? Excelente! Ao céu.
 
Vocês já ouviram falar sobre a Nova Terra e sobre a Volta do Senhor Jesus?Já imaginaram como
será o Céu? Hoje falaremos sobre o maravilhoso regresso de Jesus.
Quando Ele subiu ao Céu, dois anjos vieram para consolar os discípulos que haviam ficado sozinhos, ainda olhando para o Céu, onde Jesus havia desaparecido, entre as nuvens. Então,mos anjos disseram: "Não fiquem tristes, esse Jesus que agora foi ao Céu vai voltar do mesmo modo como vocês O viram ir". Os discípulos sabiam que Ele voltaria, tal como havia prometido. Isto foi um grande consolo para eles, saber que Ele regressaria nas nuvens,  com muitos, muitos anjos.

De repente, observamos uma nuvem muito pequenininha, talvez do tamanho da mãozinha de vocês. Mas olhem, parece que essa nuvenzinha vai aumentando de tamanho. E nós continuamos olhando e ela vai ficando cada vez maior. Depois de algum tempo, percebemos que além de aumentar, ela também tem um movimento diferente das outras nuvens.
E afinal, entendemos que ali está uma nuvem de anjos, tocando suas trombetas e bem no centro da nuvem, está Jesus assentado com um lindo arco-íris sobre Ele. Jesus já não vem como da primeira vez, em uma manjedoura, mas agora como um Rei para reinar. As pessoas que esperavam por esse momento majestosos, se sentem tão felizes! Imaginemos agora a nuvem cada vez mais perto, até podemos ouvir o som das trombetas. Vemos Jesus mais próximo e nos ajoelhamos, ante Sua presença para adorá-lo
Nesse momento, notamos também que todos aqueles que morreram esperando por esse glorioso momento, ressuscitam para o grande encontro com o Senhor. Assim, todos juntos vamos nos encontrar com Ele nos ares.
Quando Jesus voltar, todos o que estiverem vivos, O verão. Ele será visto ao mesmo tempo em toda parte, no mundo todo.
Queridos amiguinhos, por mais que nossa cabeça tente imaginar, não podemos entender como será. Mas sim, podemos esperar por este acontecimento, conservando nosso coração puro e fiel ao Senhor Jesus, até que Ele venha buscar-nos para morarmos com Ele no céu.


terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Vitoriosos


Vitoriosos dias de alegria e atividades onde recebemos instruções necessárias para um bom viver e onde todos aprendem o grande mandamento "Amar uns aos outros". os dias felizes que ali passamos, recreações, trabalhos manuais, atraentes cânticos, lindas histórias, e ainda iluminado pela maior fonte de luz - Cristo. Ouvimos atentos as grandes maravilhas tais como: segredinhos da natureza no canto dos pássaros. Ouça agora vocês o nosso grito de alegria porque somos: VITORIOSOS.