quinta-feira, 15 de outubro de 2015

Para Ter Boa Saúde...

Texto bíblico: “Amado, oro para que você tenha boa saúde e tudo lhe corra bem, assim como vai bem a sua alma.” 3 João 1.

Objetivo: Contar como Ellen White valorizava o exercício físico, para que as pessoas tivessem boa saúde.

Recursos utilizados: Três ancinhos e três enxadas (podem ser de verdade ou de brinquedo).

Introdução: Quando uma pessoa está doente, o que o médico manda que ela faça? Normalmente, ele
passa alguns remédios e diz para ela ficar na cama, repousando para se recuperar. Bem, era isso o que
Tiago White esperava fazer quando ficou muito doente. Mas sua esposa, Ellen, teve outra ideia. E pelo jeito funcionou melhor. Querem saber o que aconteceu? Vamos ouvir a história.

História Bíblica: Tiago White era um homem muito ativo, que fazia muitas coisas ao mesmo tempo.
Assim que se casou com Ellen, ele a acompanhava em muitas viagens. Ele também pregava. Depois de um tempo, ele começou a publicar um jornalzinho. Então, ele se tornou também escritor. A gráfica cresceu e ele passou a administrar o grupo de funcionários. Ele foi também presidente da Igreja Adventista durante muitos anos. Com tantas atividades, era difícil não ficar doente, ainda mais naquela época, em que a medicina não estava tão avançada. Algumas vezes, ele precisou se afastar dos trabalhos para recuperar a saúde.
Ellen, sua fiel companheira, cuidava dele com todo o amor e carinho. Mas ela percebeu que a falta de
exercício físico estava prejudicando ainda mais sua saúde. Pensando em como resolver aquele problema, ela teve uma ideia: pediu que seu filho William fosse a uma loja de ferramentas e comprasse três enxadas e três ancinhos. [Explicar para que essas ferramentas são usadas.] Sabem para que três? Uma para William, outra para Tiago e a terceira para ela. Tiago achou aquela ideia meio estranha e não queria usar a enxada. Mas não teve muito acordo. Ainda que não tenha conseguido fazer muita coisa, pelo menos ele capinou ao redor das plantas.
Quando chegou o tempo de cortar o feno, os vizinhos tinham ajudado Tiago. E agora Tiago estava
pensando em pedir que eles também ajuntassem e empilhassem o feno para ele. Mas Ellen pensava diferente e elaborou um plano. Ela visitou os vizinhos e pediu que eles dessem uma desculpa qualquer para não ajuntarem o feno. Tiago precisava reagir. Assim, aos poucos, ela foi convencendo Tiago de que ele conseguiria realizar o trabalho. Primeiro, pediu que ele conduzisse a carroça enquanto ela e o filho juntariam o feno. Depois o convenceu a colocar as pilhas de feno na carroça. E assim ele foi trabalhando...
Deus ajudou a família White e Tiago começou a se recuperar. Cada dia ele se sentia melhor. O feno
foi recolhido, o jardim estava florido e Tiago melhorou por causa do exercício físico.

Apelo: Ellen insistiu com Tiago para que ele se exercitasse porque Deus havia mostrado para ela a
importância das atividades físicas. Quando Deus diz uma coisa, podemos acreditar e fazer o que Ele diz.
Afinal, Ele sempre sabe o que é melhor! Agora, um recado para toda a igreja: Não se esqueçam de praticar o exercício físico. Ele é um dos remédios naturais para a boa saúde. Se for preciso, posso emprestar as enxadas e os ancinhos!




Nenhum comentário:

Postar um comentário