sexta-feira, 2 de fevereiro de 2018

A TORRE DA DESOBEDIÊNCIA

“[...]Vinde, edifiquemos para nós uma cidade e uma torre cujo tope chegue até aos céus” (Gênesis 11:4).


MATERIAL CONCRETO: Uma foto grande do prédio Burj Khalifa (ver na internet)/ ou leve um cabo de rodo e um lápis para que entendam a diferença de tamanho desse prédio para os demais. Se possível, tijolos e areia.

HISTÓRIA CONTEXTUALIZADA: Você sabe qual é o prédio mais alto do mundo? Os homens têm gostado de construir prédios altos e a cada tempo surge um maior que o outro. Atualmente, o maior de todos é o Burj Khalifa, que fica em Dubai, nos Emirados Árabes (mostrar uma foto do prédio ou os materiais sugeridos).
Ele tem 828m de altura e levou quase 6 anos para ficar pronto. Uma construção surpreendente. Prédios altos assim são chamados de arranha-céus, porque o seu topo pode chegar às nuvens. A gente não pode esquecer que toda essa inteligência para construir coisas fabulosas vem de Deus e se aí estão é porque Ele permitiu.
Bem, esse prédio lembra outro que a Bíblia fala. Foi construído por homens muito inteligentes na riquíssima cidade de Sinar. Há mais de 4 mil anos. Este é o maior relatado na Bíblia; sua altura alcançava as nuvens. Surpreendente,
não é mesmo, crianças? Eles estavam muito satisfeitos com o andamento da construção; cada tijolo
colocado era uma alegria (ir colocando os tijolos e areia). Mas o motivo da construção da Torre não era bom. Os homens que construíam essa torre desprezavam ao Senhor; muitos eram ateus, ou seja, não acreditavam em Deus.
Sabe qual era o motivo de se construir a tal torre? Eles acreditavam que o Dilúvio havia acontecido, mas não acreditavam nas palavras de Deus de que nunca mais viria uma chuva tão forte sobre a terra. Então, se uniram, projetaram e começaram a construção, pois, pensavam: Ah, se vier uma chuva tão forte novamente, subiremos no
alto dessa torre e lá a chuva não nos alcançará. Homens ingratos e sem fé! Bastava acreditar na palavra de Deus
afirmando que o arco-íris é o sinal de que nunca mais isso aconteceria.
Deus não gostou nada daquilo. Ele viu que o objetivo era mau; que aqueles homens eram duros de coração.
E como Deus sempre pensa na nossa salvação, decidiu que os homens não falariam uma língua só. Os anjos foram enviados e mudaram a maneira que eles falavam. Virou uma bagunça completa, ninguém entendia ninguém.
As discussões começaram e como não se entendiam, precisaram parar com toda aquela construção, que já estava bem adiantada.
Eles se separaram e quem se entendia, seguia o mesmo caminho. Assim, muitas línguas surgiram, por isso existe
Português, Inglês, Espanhol, Russo, Italiano e milhares de outras línguas.
A história da Torre de Babel ou Torre da Confusão nos ensina lições muito importantes: precisamos confiar sempre no que Deus fala, pois Ele não mente. Se formos sempre obedientes, seremos mais felizes.

APELO: Quem deseja dizer hoje: Senhor, eu quero sempre confiar em Suas palavras e obedecê-Lo?

ORAÇÃO: Querido Deus, aqui estão nossas crianças. Que o Teu Espírito ensine cada uma a confiar sempre em Ti! Em nome de Jesus, Amém!



Nenhum comentário:

Postar um comentário