sexta-feira, 16 de fevereiro de 2018

O CESTO FLUTUANTE

                     “[...]vendo que era formoso, escondeu-o por três meses” (Êxodo 2:2).


MATERIAL CONCRETO: Um boneco bebê e um cesto de vime. Se possível, palha limpa.

HISTÓRIA CONTEXTUALIZADA: Bebês são lindos, fofinhos e chamam a atenção. Quando nasce um bebê, todos querem pegar, beijar e fazer carinho. Quando cada um de vocês nasceu, foi assim também. A casa ficou cheia de alegria e gratidão. Muitos vieram conhecer vocês: amigos, crianças, familiares. A mamãe, com
muito cuidado, entregava para quem quisesse segurar e fazer carinho no novo membro da família. Que lindo!
Será que todas as pessoas gostam de criança? Infelizmente, nem todos gostam. O nosso mundo também é habitado por pessoas que têm maldade no coração. Algumas delas não se contentam apenas em não gostar de crianças, mas sentem vontade de fazer coisas muito ruins com os pequeninos que não sabem se defender.
A Bíblia conta a história de um homem que não amava as crianças. Especialmente, as crianças hebreias. Esse homem era rei muito poderoso em sua época. Ele sabia que o povo hebreu era muito mais forte do que os egípcios, mesmo sendo seus escravos. Por isso, mandou matar todos os bebês meninos que nascessem. Que triste!
Vocês conseguem imaginar a dor dessas mães vendo os guardas egípcios entrando em suas casas e levando seus bebês para serem jogados no Rio Nilo? Muitas crianças morreram por causa desse rei mau que não amava a Deus.
O nosso Pai do Céu não ficou nada contente com o que viu, e Ele tinha um plano: que daquela situação tão terrível, alguém nascesse para ser o libertador do povo de Israel.
E foi assim, Joquebede, uma escrava hebreia que engravidou, e seu filho nasceu bem nesse tempo. Mas ela escondeu o menino. Já pensou como é esconder um bebezinho? Bebês choram e choram alto; bebês precisam tomar banho de sol e tantas outras coisas. Mas toda a família ajudou nesse trabalho. Até que já não dava mais para esconder. Joquebede, no entanto, pensou em algo: Ela construiu um cesto flutuante (mostrar o cesto),
fechou todos os buraquinhos, passou betume, um tipo de piche, forrou com palha limpa e fresquinha, fez o último culto com seu bebê e o colocou dentro do cesto que foi levado para o Rio Nilo. Ali, sua irmã se escondeu para ver o que aconteceria.
Deus que é bom e sempre cuida de nós, fez com que a princesa, filha daquele rei mau que mandou matar os bebês hebreus, fosse tomar banho naquela hora. E ao ver aquele lindo bebê, ela o tirou do rio, segurou-o em seus braços e disse que ele seria seu filho. A princesa egípcia salvou o bebê hebreu. Que milagre!
Mas calma, Deus ainda queria fazer algo por Joquebede e fez com que ela pudesse criar livremente o seu filho, até que ele fosse grande. Ela pediu sabedoria a Deus e também educou seus irmãos com muito amor, ensinando-os a sempre fazer o melhor.
Joquebede ensinou seus filhos a serem fiéis a Deus em um mundo que não O amava e isso não era fácil, mas os anjos do Senhor cuidavam daquela família, pois Deus tinha um trabalho muito especial para aquele menino e também para seus irmãos, quando fossem adultos. Moisés foi educado para ser o libertador de Israel. Ele foi o maior líder espiritual que já viveu na Terra. Ele sempre amou a Deus e ouviu a Sua voz. Queridas crianças, Deus mudou aquela situação ruim em uma bênção. É assim que Deus faz quando confiamos nEle. Sempre
haverá um meio de salvar os que confiam no Senhor.

 APELO: Quantos de vocês desejam confiar em Deus assim como Joquebede?

ORAÇÃO: Querido Deus, o Senhor é maravilhoso! Como é bom saber que sempre tens um plano de salvação
quando confiamos em Ti! Faze, por favor, que estas crianças sempre confiem em Teu cuidado e amor! Em nome de Jesus, Amém.







Nenhum comentário:

Postar um comentário