quinta-feira, 22 de março de 2018

ÁGUA DA ROCHA

“Eis que estarei ali diante de ti sobre a rocha em Horebe; ferirás a rocha,
e dela sairá água[...]” (Êxodo 17: 6).

MATERIAL CONCRETO: Um copo com água. Uma pedra. Cajado.

HISTÓRIA CONTEXTUALIZADA: Ah, como é bom tomar água quando estamos com sede (beber a água)!
A água é sempre bem-vinda em dias ensolarados. Eu amo a água! Já pensaram em quantas coisas podemos fazer com a água? Ela serve no preparo de nossas refeições. Usamos na lavagem de roupas, na limpeza da casa. Nas férias de verão, podemos brincar na piscina, em rios e até no mar.
A água também faz muito bem para a nossa saúde. Vocês sabiam que quando bebemos água na quantidade certa, o nosso corpo fica mais forte e é mais difícil ficar doente? Isso mesmo, a água é uma bênção de Deus; por isso precisamos beber água todos os dias.
Falando nisso, lembrei-me de uma história que está na Bíblia: Sabemos que o povo de Israel estava no deserto, caminhando para chegar à Terra Prometida - Canaã. Eles haviam presenciado grandes milagres, como a abertura do Mar Vermelho, a coluna de fogo e de nuvem, o maná. Mas agora, caminhavam e estavam bem cansados da viagem. Deus pediu para que parassem e armassem suas tendas num lugar chamado Refidim.
Enquanto armavam as tendas, perceberam que não havia água onde eles estavam e ao invés de orar a Deus,
começaram a reclamar. Eles se ajuntaram para reclamar; procuraram Moisés e falavam como loucos, como se até ali Deus não os estivesse guiando. Gritavam, dizendo: Moisés, você nos trouxe aqui para morrer? Estamos com sede; Moisés, o que você vai fazer? Bem, Moisés, realmente ficou preocupado, não com a falta de água, pois ele confiava em Deus, mas com a irritação do povo. Então, ele fez o que devia ser feito: orou ao Senhor.
Deus ordenou a Moisés que reunisse alguns anciãos do povo e os levassem consigo. Pegou o seu cajado e se aproximou de uma grande rocha, então, depois de orar ao Senhor, ele feriu a rocha com seu cajado e, imediatamente,
começou a transbordar água daquela rocha. O povo ficou espantando, e Moisés mandou que eles
viessem e bebessem a água.
Não dá para entender porque o povo estava espantado com a água que saía da rocha, pois eles estavam presenciando um milagre diário: o maná que caía do céu. O mar já havia se aberto para eles passarem. Diariamente,
também recebiam a proteção de Deus ali naquele deserto e ainda assim duvidavam do que Deus poderia fazer?
Crianças, às vezes, somos mal-agradecidos e ingratos como o povo de Israel. Eles tinham tudo o que precisavam e ainda assim reclamavam. E mais, aquilo que eles não tinham, como a água, bastava que orassem e Deus a
enviaria. Não precisavam reclamar e nem maltratar Moisés.
Essa história nos ensina grandes lições. Uma muito importante é que reclamar não é coisa que um filho de
Deus deva fazer. Quando vocês estiverem com problemas, basta orar, pedir para Deus resolver a situação e Ele ouvirá suas orações. Precisamos ser como Jesus que era sempre bondoso e sempre tinha palavras boas.

APELO: Quantos desejam ser bondosos e não reclamarem das coisas que acontecem?

ORAÇÃO: Querido Deus, essa história me ensina que o Senhor é um Deus de milagres e que ouve as nossas orações. Ajuda-me a entender isso e ter uma vida de bondade e alegria. Em nome de Jesus, Amém!



Nenhum comentário:

Postar um comentário