sexta-feira, 7 de junho de 2013

Moças Inteligentes


TEXTO DE REFERÊNCIA
Mateus 25:1 a 13

OBJETIVO
Levar as crianças a se prepararem para a Volta de Jesus.

RECURSOS
Dez velas, suporte de isopor com dez furos feitos de forma que as velas possam ser colocadas nos furos e mantidas em pé. Cinco caixinhas de fósforo com a palavra “azeite” escrita em cada uma e cinco sem a palavra escrita. Lanternas diferentes e uma lamparina ou figura de uma lamparina. (cuidar para evitar acidentes)

INTRODUÇÃO
Você já precisou utilizar alguma vez uma lanterna? (mostre a lanterna) Elas servem para iluminar quando estamos no escuro. Existem muitos tipos diferentes de lanterna. Existem lanternas que para funcionar precisam de pilhas grandes, outras de pilhas menores, outras lanternas são ligadas na energia (mostre as lanternas). Na época de Jesus, as pessoas utilizavam uma lanterna diferente que alguns chamam de lamparina (mostrar). E como não existia energia elétrica, ela funcionava com a queima do óleo.

DESENVOLVIMENTO
Jesus contou uma história, certa vez, em que apareciam lamparinas. Jesus disse que o reino dos Céus é parecido com dez moças (colocar as velas uma a uma no suporte). Vamos contar comigo? (conte) Elas estavam esperando o noivo passar convidando para o casamento. Era noite e estava escuro. Por este motivo, todas ligaram as suas lâmpadas (pedir a alguém para acender as velas, combinando previamente. Acender as velas com um isqueiro fará o processo ser mais rápido, cuidando para evitar acidentes). Mas o noivo acabou demorando muito, pois só chegou à meia-noite. Enquanto ele não chegava, elas acabaram dormindo (fazer como se estivesse com sono). E, quando o noivo chegou, elas ouviram um grito: o noivo chegou! O noivo chegou! (somente a voz no microfone) As cinco moças inteligentes, que a Bíblia chama de prudentes, levaram mais azeite para suas lanternas (mostre as caixinhas de fósforo), e conseguiram chegar à festa de casamento, porque tinham como iluminar o caminho até a festa. Mas as outras cinco não levaram azeite suficiente (mostrar as caixinhas) e, quando foram procurar azeite para acender suas lâmpadas, já era tarde demais. A festa já tinha começado e elas ficaram do lado de fora.

APELO
Jesus é como este noivo e a Sua volta como o casamento. Nós somos como essas moças. Mas, temos que imitar as moças inteligentes, pois elas estavam preparadas quando o noivo chegou. Nós também precisamos estar preparados para a Volta de Jesus e não desanimarmos com a Sua aparente demora. Ele prometeu que vai voltar e vai cumprir a Sua Palavra. Vamos pedir forças a Deus para não desanimarmos? (Ore pedindo a Deus que nos ajude a não desanimarmos com a aparente demora de Jesus).




Nenhum comentário:

Postar um comentário