sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Um Cavalo Chamado Charlie

Texto bíblico: “O justo cuida bem dos seus rebanhos.” Provérbios 12:10.

Objetivo: Mostrar que Deus dirigia Ellen White também em situações comuns, do dia a dia.

Recursos utilizados: Gravuras de carroças, diligências e de três cavalos diferentes, sendo que um deve ser malhado, com pelo castanho. Um saquinho com moedas para representar os 175 dólares.

Introdução: Estamos acostumados a pensar que Deus só revelava coisas grandes e poderosas para
Ellen White. Mas vocês sabiam que a Sra. Ellen se tornou uma amiga tão especial de Deus que ela gostava de perguntar a Ele sobre coisas simples que ela precisava fazer ou decidir? A história de hoje é sobre uma escolha que Tiago e Ellen precisavam fazer e de como Deus mostrou qual seria a melhor opção.

História Bíblica: No tempo em que Tiago e Ellen White viveram, não havia carros, como os que temos hoje. Era uma época em que as pessoas usavam carroças ou diligências, que eram como carruagens antigas. Vocês podem ver nestas ilustrações como elas eram. [Mostrar as gravuras.] Muitas vezes, Tiago e Ellen tinham que viajar para muitos lugares usando esse meio de transporte. Mas eles não tinham sua própria carroça. Às vezes, algum vizinho ou alguém da igreja emprestava a carroça e um cavalo para que eles pudessem viajar.
Mas, um dia, algumas pessoas resolveram ajudar os White a comprarem o próprio cavalo e uma
carruagem para que eles pudessem viajar sempre que precisassem. Elas conseguiram juntar 175 dólares (mostrar o saquinho de dinheiro) e deixaram Tiago e Ellen livres para escolherem o cavalo que quisessem. Escolher um cavalo poderia parecer algo sem importância, algo muito simples, mas sabem o que Ellen fez? Ela orou a Deus e pediu que Ele ajudasse na escolha. Deus mostrou para Ellen que um fazendeiro ofereceria três cavalos para que ela escolhesse um. Ela deveria escolher o cavalo malhado, de pelo castanho, chamado Charlie. O anjo havia dito na visão à noite: “Este é o cavalo certo para vocês!”
No dia seguinte, aconteceu exatamente como Deus havia mostrado. Quando Ellen olhou para Charlie,
ela sabia que aquele era o cavalo que Deus tinha escolhido para eles. Charlie serviu à família White
por muitos anos. Ellen amava os animais e apreciava especialmente o cavalo Charlie. Ela o tratava muito bem e permitia que ele parasse e comesse as maçãs nas árvores ao longo do caminho.

Apelo: Podemos pensar que Deus não está interessado em nos ajudar a resolver coisas simples, do
nosso dia a dia, mas isso não é verdade. Ele tem prazer em nos ajudar a fazer escolhas e a tomar decisões.
E, o melhor de tudo, sempre que pedirmos que Ele nos ajude, Ele nos dará o melhor. Assim como
fez com Ellen na escolha do seu querido cavalo Charlie.


Nenhum comentário:

Postar um comentário