quinta-feira, 10 de maio de 2018

O PEDIDO DE SALOMÃO


                                “Dá, pois, ao teu servo sabedoria[...]” (I Reis 3:9).


MATERIAL CONCRETO: Faça placas de direção (esquerda e direita); dois caminhos e coloque, antecipadamente, no local onde as crianças estarão.

HISTÓRIA CONTEXTUALIZADA: Olá, crianças, tudo bem com vocês? Eu estou meio confusa hoje, será que alguém pode me ajudar? Deixem-me falar do que preciso. Quero chegar à casa da minha amiga Joana, mas eu esqueci como chegar lá. E agora vejo estes dois caminhos, estas placas; como eu vou saber qual é o caminho certo? Alguém pode me ajudar? Ah, eu preciso saber como faço para chegar à casa da Joana! Que confusão, não é mesmo, crianças?
Alguma vez, vocês ficaram sem saber o que fazer? Alguma vez, vocês pegaram a prova e não sabiam fazer a prova?
Pode ser que alguma vez vocês não saibam o que fazer. Será que todas as pessoas já passaram por isso? Sim ou Não?
A Bíblia conta a história de um homem que sempre sabia o caminho, e ele não se confundia com as placas e nem com o caminho; o seu nome era Salomão, o filho do rei Davi, que ainda muito jovem se tornou o rei de Israel. A Bíblia também diz que um dia, duas mulheres chegaram disputando uma criança (encenar com duas mulheres, um bebê e um soldado com espada), as duas diziam que a criança era delas. Mas uma criança não pode nascer de duas mães, não é verdade? E elas gritavam e pediam para o rei resolver. E, agora? Salomão mandou o soldado pegar o bebê e deu ordem para que ele cortasse o bebê ao meio e desse um pedaço para cada uma daquelas mulheres.
Oh, que cruel! Esperem um pouco! Na mesma hora, uma das mulheres, gritou: Pare! Pare! Pode deixar a criança viva
e dê para ela; eu prefiro que o bebê fique com ela do que morta. E a outra mãe dizia: Não, você pode cortar a criança; nem
minha nem dela. E naquela hora, Salomão entendeu quem era a mãe verdadeira e mandou que o soldado entregasse a criança para a mãe que pediu para deixar o filho vivo. Assim, o povo ficou admirado com a sabedoria do rei.
Certo dia, uma rainha de muito longe veio conhecer Salomão, porque em todo o mundo se dizia que ninguém era mais inteligente e mais sábio que ele. A rainha de Sabá ficou tão admirada, que disse que Salomão era muito mais sábio do que falavam.
Crianças, a Bíblia diz que ninguém era mais sábio que Salomão, nem antes e nem depois dele. Mas por que Salomão era tão inteligente? Ele gostava de estudar? Sim, isso era verdade. Mas um dia, quando ele ainda era bem jovem e acabara de se tornar o rei de Israel, Deus apareceu a ele, enquanto Salomão orava. E Deus perguntou: Salomão, o que você quer que eu faça por você? Eu farei qualquer coisa!
Salomão, nem pensou muito e disse: Senhor Deus, sou tão jovem e como vou saber como ser o rei do Seu povo? Por favor, Senhor, me dê sabedoria para ser o rei como Tu desejas. Deus ficou tão feliz com o pedido simples e humilde de Salomão que disse: Já que você não me pediu muito dinheiro, nem a morte de seus inimigos, mas sabedoria, você será sábio, tão inteligente que nunca ninguém será mais inteligente que você. E Eu farei de você o rei mais famoso da terra, se você sempre estiver comigo.
E foi assim, Salomão sempre sabia o que dizer e o que fazer, enquanto obedeceu a Deus. Quando pedimos a coisa certa para Deus, Ele sempre nos dará o que pedirmos. Salomão fez a escolha certa.

APELO: E vocês, querem sempre saber o caminho certo? Então, façam como Salomão, confiem em Deus, sejam amigos de Deus e Ele lhes ensinará o caminho certo.

ORAÇÃO: Querido Deus, que sejamos Teus amigos para sabermos o caminho certo. Em nome de Jesus, Amém!











Nenhum comentário:

Postar um comentário