sexta-feira, 4 de maio de 2018

O PEQUENO SACERDOTE DO SENHOR


                      “O jovem Samuel servia ao Senhor[...]” (I Samuel 3:1).

MATERIAL CONCRETO: Roupa de sacerdote; uma esteira; uma lamparina; uma voz de fundo masculina, quando Deus chamar Samuel. Um garotinho para ser Samuel e um homem para ser o Eli.

HISTÓRIA CONTEXTUALIZADA: Vocês gostam de estar na igreja? Eu amo a igreja, se eu pudesse, moraria na igreja e, vocês? Teriam coragem de vir morar sozinhos na igreja sem seus pais? (Deixe que respondam).
Hoje, quero contar-lhes a história de um pequeno sacerdote. Esperem um pouco: Vocês sabem o que é um sacerdote? Os sacerdotes eram homens escolhidos por Deus para realizar os sacrifícios que aconteciam duas vezes por dia no Tabernáculo. Aquele lugar de adoração que Deus pediu para que Moisés construísse no deserto.
O sacerdote era considerado muito especial pelo povo, pois Deus falava com ele e tudo o que o Senhor dissesse deveria ser comunicado aos israelitas.
As pessoas também vinham a ele para buscar orientação e resolver problemas. O sacerdote usava uma roupa muito especial, diferente das demais pessoas, mostrando que ele era um escolhido de Deus e Seu representante (mostrar a roupa e explicar).
Samuel morava no Tabernáculo com Eli, que era o sacerdote da época. Ele era seu pequeno ajudante e estava aprendendo a ser um sacerdote no momento certo. A Bíblia diz que o menino Samuel era muito novinho
quando foi morar no Tabernáculo. Sua mãe e seu pai não estavam ali, mas ele era muito obediente. Deus viu que o coração de Samuel era bom e que ele amava ao Senhor de verdade.
Querem ver só como ele era obediente? Quantas vezes a mamãe precisa chamar vocês para tomar banho e comer? Pensem! Era noite, e todas as luzes do Tabernáculo já haviam sido apagadas, Samuel dormia em sua esteira, quando ouviu uma voz: Samuel, Samuel! (Encenar com a criança e o adulto)
Logo, o pequeno ajudante se levantou, correu para o quarto do Eli e perguntou se ele o havia chamado. Eli, bem cansado, disse que não e que ele deveria voltar e dormir. Novamente, a voz falou: Samuel, Samuel. Ah!
Samuel não pensou duas vezes, ele correu para o quarto de Eli que novamente disse não ter chamado ninguém. O menino achou estranhou, mas foi se deitar. E mais uma vez ouviu aquela voz: Samuel, Samuel! Ai, ai, ai, o
que está acontecendo? Quando Samuel chegou ao quarto de Eli para perguntar se ele o havia chamado, finalmente
o sacerdote entendeu que era Deus que chamava Samuel. E o ensinou a responder se a voz novamente o chamasse. Samuel, novamente se deitou, se cobriu, e quando estava pegando no sono, ouviu: Samuel, Samuel.
Ele se ajoelhou e disse: Fala Senhor, porque teu servo ouve.
Ah, que lindo! Que garotinho obediente! Deus sabia que podia pedir qualquer coisa para Samuel e ele obedeceria. E essa foi a primeira conversa de muitas conversas especiais que Samuel e Deus teriam. Deus falou sobre o futuro para Samuel. Assim Samuel, mesmo pequeno, passou a ser um profeta do Senhor! Que maravilha!
Crianças, Samuel foi um sacerdote muito importante para o povo de Israel e todos o amavam porque ele era um representante de Deus. Não importa o seu tamanho, você também pode ser como Samuel, obediente, mas para obedecer a Deus, primeiro precisamos aprender a obedecer aos nossos pais. Aqueles que são obedientes verão a Deus e poderão conversar com Ele.

APELO: Vocês querem ser obedientes para poder ouvir a voz de Deus?

ORAÇÃO: Querido Deus, que sejamos obedientes como Samuel para ouvir a Tua voz! Em nome de Jesus, Amém.







Nenhum comentário:

Postar um comentário