sexta-feira, 18 de maio de 2018

O GAROTINHO CORAJOSO

                   “[...]Teu servo irá e pelejará contra o filisteu ” (I Samuel 17:32).


MATERIAL CONCRETO: Fabrique uma funda. É super fácil: basta 30 cm de corda e 10 cm de material que imite o couro; pode ser um tecido. No meio da corda, coloque esse tecido. Em uma das pontas, faça um nó que caiba o seu dedo. 5 pedrinhas. Davi e Golias para encenar.

HISTÓRIA CONTEXTUALIZADA: Alguma vez você já viu uma funda? A funda era muito conhecida antigamente (mostrar e ilustrar como usar). Dizem que nas guerras, homens muito inteligentes, utilizavam a funda para atingir o inimigo e que apenas com uma funda conseguiam derrotar muitos inimigos, mais até do que um soldado com sua espada. E eu pensava que a funda era usada apenas para espantar animais ferozes. Mas, não era qualquer pessoa que podia utilizar, vejam só: era preciso colocar essa parte no dedo, pegar a pedra, colocar na posição correta, segurar a outra ponta da corda, girar e soltar essa outra parte acertando a pedra exatamente onde se espera. Até me cansei, só de pensar na dificuldade! (se possível, ao falar, mostrar uma funda)
Davi era ótimo com fundas, ele era pastor de ovelhas e precisava espantar ursos, leões, raposas e outros animais que queriam comer suas ovelhinhas. Ele era muito corajoso. A Bíblia diz que esse rapazinho lutou com um urso e venceu, também não tinha medo de leões. Esse Davi era muito corajoso. Seus irmãos também eram corajosos, lutavam no exército do rei Saul. Só que um dia, ficaram com muito medo. É que apareceu um gigante bem grande, que falava forte e queria alguém para lutar com ele. Ninguém teve coragem (aparece Golias).
Por causa disso, o gigante achava que podia zombar do nome de Deus. Falava que o nosso Deus não era de nada e que era um fraco. Que cena mais triste. E ninguém fazia nada porque todos estavam com medo daquele gigante. Nessa hora, Davi apareceu no acampamento e ouviu tudo aquilo. Ele ficou chateado e disse: Como pode esse homem falar assim de Deus e de Seu povo! Eu vou lutar contra esse homem; Ele nunca mais zombará do Deus de Israel! Que corajoso era Davi! Mas ninguém queria deixar Davi enfrentar o gigante, pois ele era um rapazinho pequeno. Davi era pastor de ovelhas e o gigante era o mais importante soldado do povo inimigo.
Mas Davi tinha a Deus e ele sabia que quando estamos com Deus, não precisamos ter medo.
Davi correu até o riacho, pegou 5 pedrinhas e foi em direção ao gigante. Ele estava sem espada, sem capacete e nenhuma roupa especial. Quando o gigante olhou para baixo viu Davi, tão pequenininho, que começou a rir:
Você veio lutar comigo? Seus fracos, vocês devem me enviar um soldado de verdade... Eu sou um cachorro para vocês virem até mim com paus e pedras? Davi olhou bem firme para o gigante e disse: Você vem com lança e escudo, mas eu vou lutar contra você em nome do Senhor dos Exércitos, a quem você está xingando! E aquele pequenino pastor de ovelhas girou a sua funda e uma única pedra acertou a testa de Golias que caiu no chão. Uau! Davi venceu a batalha e o povo ficou livre. Então, os filisteus saíram correndo de medo e os exércitos israelitas correram atrás deles e os derrotaram.
Davi virou um guerreiro do Senhor; o povo o amava e depois de certo tempo ele se tornou o rei de Israel. Davi foi o rei mais importante daquela época. A Bíblia o chama de o homem segundo o coração de Deus, porque ele era amigo de Deus.

APELO: Quem quer ser como Davi, corajoso e amigo de Deus?

ORAÇÃO: Querido Deus, aqui estão Suas crianças, que elas sejam corajosas como Davi, fazendo sempre Tua vontade e assim serem Tuas amigas. Em nome de Jesus, Amém!





Nenhum comentário:

Postar um comentário