sexta-feira, 25 de outubro de 2019

BALAÃO

OBJETIVO: Obedecer sempre aos pedidos de Deus.

LEITURA BÍBLICA: Números 22: 21–35

LEITURA DO ESPÍRITO DE PROFECIA: PP, Cap. 40 “Balaão”.

RECURSOS: Um homem adulto para representar Balaão/ um homem adulto de alta estatura para representar o anjo/ uma espada/ um cavalinho de pau ou mula/ um chicote.

HISTÓRIA: Os povos que viviam ao redor do povo de Israel tinham muito medo deles, porque, com a ajuda do Deus verdadeiro, o povo de Israel conquistava quem estava por perto de maneira poderosa e especial!
Havia um rei chamado Balaque que era inimigo do povo de Israel e queria derrotá-los, mas como? Então, teve uma ideia: chamou um antigo profeta de Deus e pediu para que ele amaldiçoasse o povo que Deus tanto amava. É claro que Deus falou para Balaão, este era o nome do profeta, para ele não ir até o rei Balaque; mas, teimoso como era e ganancioso, já que ele estava de olho nas riquezas que o rei prometera, e decidiu ir, mesmo desobedecendo a Deus. Montou na sua mula de estimação e foi lá para uma montanha para amaldiçoar o povo de Israel. (nesse momento, entra Balaão montado na “mula”, anda um pouco). Tudo estava indo muito bem, quando de repente, a mula parou (anjo com a espada fica na frente da “mula”), Balaão quase caiu e ficou muito bravo (Balaão deve ir encenando, enquanto a história é contada).
Porém, Balaão não conseguia enxergar que o anjo de Deus estava ali bem pertinho dele, mas a mula
sim; por isso, ela mudou o caminho. O anjo continuou seguindo Balaão e agora tinha uma passagem muito estreita e quando a mula foi desviar do anjo, ela apertou o pé de Balaão contra um muro e então Balaão ficou muito bravo e bateu na sua mula com um chicote. Mas a mula não conseguia seguir o caminho e parou; Balaão bateu mais ainda no seu animal de estimação. De repente, uma coisa muito estranha e maravilhosa aconteceu: a mula olhou para Balaão e falou o seguinte: “o que eu fiz para você me bater?”
E Balaão respondeu: “Eu bati porque você mudou de caminho, depois apertou o meu pé e agora está
parada, e eu estou com muita pressa!” Foi aí que Deus abriu os olhos de Balaão e ele pode enxergar o anjo que estava à sua frente. Só então, Balaão se deu conta de que havia conversado com um animal; e animais não falam, mas para salvar o profeta, Deus operou esse milagre, já que a mula enxergara o anjo e o profeta Balaão não conseguia vê-lo e isso aconteceu porque ele estava desobedecendo a Deus. O profeta não amaldiçoou o povo de Israel, mas também não se arrependeu de seu erro. Que pena! Que vocês sejam crianças obedientes, pois Deus nos pede isto para nos fazer felizes.

TEXTO BÍBLICO PARA CONCLUSÃO: Atos 5: 29 (segunda parte).

ORAÇÃO FINAL




Nenhum comentário:

Postar um comentário