quarta-feira, 19 de janeiro de 2022

A Roupa no Cabide

 OBJETIVO: Dizer o significado de “santificado” e explicar por que o sábado é um dia especial.

RECURSOS UTILIZADOS: Roupa comum, do dia a dia, dobrada (talvez um uniforme de escola), e uma roupa arrumada pendurada no cabide.

INTRODUÇÃO: Vocês já sabem que o sábado é um dia diferente dos outros dias da semana, não é? O que vocês mais gostam no sábado? (Permiti r que as crianças respondam, mas salientar algumas situações.) É bom estar com a família reunida e ajudar os outros?

É gostoso vir à igreja e aprender mais de Jesus? É legal descansar das atividades da semana? Existem muitos motivos para gostar do sábado!

HISTÓRIA BÍBLICA: A Bíblia nos diz que Deus abençoou o sábado e o santificou, e então descansou de tudo o que Ele havia feito durante aquela semana, na qual Ele criou tudo o que existe em nosso planeta. Será que Deus estava cansado, com as costas doendo por ter ficado muito tempo abaixado para criar Adão? Será que Sua voz estava rouca de tanto falar para cada coisa aparecer, e agora Ele precisava de um merecido descanso? Não! Deus tinha algo muito mais maravilhoso em mente. Vocês perceberam que, antes de descansar, Deus abençoou e santificou o sábado? Ele abençoou porque desejava que o sábado nos fizesse bem, que fosse um dia especial. E santificou porque separou o sábado dos outros dias da semana para que ele não fosse um dia como os demais.

 Vocês estão vendo estas roupas aqui? O que é isso? (Mostrar o uniforme dobrado e deixar que as crianças respondam). Onde normalmente o uniforme de vocês fica guardado? Na maioria das vezes é na gaveta, não é? O uniforme fica ali porque ele é uma roupa comum, que vocês usam durante a semana.

Ele pode estar limpo e bem passado. Mas é uma roupa comum. E esta roupa aqui? (Mostrar a roupa do cabide.) A mamãe coloca no cabide para que ela fique esticadinha, pronta para ser usada. Se vocês colocarem o uniforme, vão ficar todos iguais. Mas quando colocam a roupa do cabide, sabem que vão ficar mais bonitos ainda.

APELO:

Como a roupa do cabide, o sábado é um dia especial e separado dos demais. Quando criou o mundo, Deus santificou, ou seja, separou o sábado para que, nesse dia, Adão e Eva ficassem mais pertinho Dele. Era o dia de olhar com mais cuidado para cada coisa e demonstrar amor a Deus e gratidão por tudo o que Ele tinha criado. Acho que Adão e Eva não viam a hora de cada sábado chegar. Eles não pensavam assim: “Ah, que chato! O sábado está chegando e agora não vamos mais poder nos diverti r... Tomara que o dia passe bem depressa e logo dê a hora do pôr do sol.” Cada sábado era especial por causa do tempo que eles passavam com Jesus. O sábado também pode ser especial para cada um de nós se nos lembrarmos por que e para que ele foi criado. Quando estivermos no Céu, o sábado continuará sendo especial, pois será o dia em que estaremos todos juntos para adorar ao nosso Criador.




Nenhum comentário:

Postar um comentário