quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

O Medo

 OBJETIVO: Contar sobre a ocasião em que os seres humanos experimentaram o medo pela primeira vez e destacar que a desobediência produz o medo.

RECURSOS UTILIZADOS: Uma Bíblia, de preferência na versão NVI ou outra que use a expressão “medo” no texto de Gênesis 3:10; um cesto com frutas (naturais ou de plástico); folhas grandes (pode ser de papel, para imitar as folhas de figueira).

INTRODUÇÃO: Olá, meninos e meninas. Eu gostaria de saber se vocês já sentiram medo de alguma coisa? De que vocês têm medo? Eu também tenho medo de algumas coisas. Mas vocês sabem qual foi a primeira vez que os seres humanos sentiram medo? Sim, porque antes disso acontecer, o medo não existi a. Vou ler para vocês aqui na Bíblia, a Palavra de Deus, qual foi a primeira vez que o senti mento de “medo” passou a fazer parte da vida do ser humano. Está aqui, no primeiro livro da Bíblia: o Gênesis. No capítulo 3, verso 10. Ler: “Ouvi Teus passos no jardim e fiquei com medo, porque estava nu; por isso me escondi.” Quem sabe o que estava acontecendo aqui e quem disse isso?

HISTÓRIA BÍBLICA: Deus havia criado os primeiros seres humanos, Adão e Eva, perfeitos. Eles tinham apenas bons senti mentos dentro deles. O casal morava num lindo jardim, que Deus havia preparado especialmente para eles. Nesse jardim, Deus havia colocado todo tipo de animais, árvores, plantas e frutas. Imagine Adão e Eva provando (mostrar as frutas que você ti ver) a maçã, a uva, a laranja e todas as deliciosas frutas pela primeira vez... Humm! Era tudo muito gostoso e saboroso. Havia muitas frutas no jardim, tantas que Adão e Eva levariam muito tempo para provar todas elas. Mas havia uma árvore no meio do jardim, chamada a árvore do conhecimento do bem e do mal, que Adão e Eva não poderiam tocar nem comer do fruto dela. Ela estava ali apenas por uma razão: provar a obediência do casal a Deus.

Será que era difícil obedecer a Deus depois de tudo o que Ele tinha feito para Adão e Eva? Não. Deus queria apenas o bem deles.

Mas, um dia, Lúcifer, o anjo que havia sido expulso do Céu e que se tornara inimigo de Deus, conseguiu atrair a atenção de Eva. Sabem como? Ele se disfarçou de serpente, um dos mais lindos animais que Deus tinha criado. No início, a serpente tinha asas, e o inimigo disfarçado voou exatamente para a árvore proibida. Então ele começou a conversar com Eva até que ela ficou bem pertinho da árvore. A serpente convenceu a mulher de que Deus estava mentindo para eles. Disse que o Criador não queria que eles fossem como Ele, por isso não queria que eles comessem do fruto daquela árvore. Essa era uma grande mentira! Mas Eva acreditou e, com o fruto em suas mãos, ela o comeu e ainda levou para Adão.

De repente, Adão e Eva começaram a ter sentimentos estranhos. O primeiro deles é que eles perceberam que não estavam mais usando as roupas maravilhosas que Deus tinha feito para eles. Eles ficaram com vergonha, porque estavam nus. Por isso, pegaram folhas de uma árvore chamada figueira e se cobriram com elas. (Mostrar as folhas grandes.) Outro senti mento estranho surgiu quando eles ouviram os passos do Criador no jardim. Ele sempre vinha visitá-los à tardezinha. Mas, desta vez, em vez de correrem ao encontro Dele, eles se esconderam, pois ficaram com: MEDO (deixar as crianças responderem).

APELO: A desobediência faz com que a gente sinta medo também. Mas Deus não abandonou Adão e Eva. Na verdade, Ele colocou um plano em ação para salvá-los. Foi algo maravilhoso, que vocês vão saber na próxima semana. Por enquanto, lembrem-se de ser sempre obedientes e fazer o que é certo. Essa é uma das maneiras de evitar o medo. Um dia, esse senti mento deixará de existi r e só experimentaremos a alegria ao lado de Jesus. Eu quero estar no Céu com Jesus e nunca mais senti r medo, e você?




Nenhum comentário:

Postar um comentário