sexta-feira, 28 de junho de 2024

A Fé de um Gigante

 "Você vem contra mim com espada, com lança e com dardos, mas eu vou contra você em nome do Senhor dos Exércitos." I Samuel 17:45


 Objetivo:

Explicar que se tivermos fé, Deus nos ajudará a vencer nossas batalhas.

Recurso Utilizado:
Duas pessoas a caráter, uma para ser Davi, ou- tra Golias. Usar o coro da música do Quarteto Athus - O rapaz Davi.

Introdução:
Na sua escola tem algum garoto bem grandão e fortão? Existem pessoas bem altas e outras baixas. Deus fez cada pessoa diferente uma da outra, mas todos somos iguais perante Ele.

História:
Jessé era pai de oito filhos e alguns dos seus filhos não estavam em casa, pois foram para uma guerra contra os filisteus. Eles eram bem fortes e grandões. Davi era o filho mais novo e não era grandão e fortão, mas Davi era bondoso, fiel a Deus e muito obediente. Um dia, o pai de Davi pediu para que levasse comida aos seus irmãos no acampamento, e ele levou pão e dez queijos para o comandante daquela unidade.

Quando Davi estava no acampamento, ouviu um grito bem forte, era um homem gigante chamado Golias, que tinha 2 metros e 90 centímetros de altura. Ele falava palavras terríveis contra o Deus de Israel. Todos os homens fugiram com medo. Porém Davi não teve medo, pois sua fé em Deus era muito maior do que qualquer gigante. Não seria Davi que o derrotaria, mas o Senhor dos exércitos.

O rei Saul ofereceu suas roupas com lanças e espadas, mas Davi não aceitou, pois nem con- seguia andar com aquela roupa pesada. Passou no riachinho e pegou cinco pedrinhas e guardou com sua funda. Como Davi cuidava das ovelhas do seu pai, ele já havia protegido seu rebanho do ataque de um urso e um leão. Ele tinha fé que o Senhor o daria a vitória.

Quando Davi chegou na frente de Golias, todos olharam com seus olhos e viram Davi bem pequeno e Golias gigante. Mas Deus viu Golias bem pequeno e Davi um gigante, pois a fé de Davi era gigante. Davi, então, com sua grande fé pegou sua funda e girou, girou, girou (música) atingindo Golias na testa com uma pedrinha, e Golias veio ao chão e foi derrotado.

Apelo:
Nessa história vemos que o verdadeiro gigante era Davi, pois sua fé em Deus fez com que ele ganhasse aquela batalha. Deus deseja nos dar muitas bençãos, porém precisamos ter fé. Quem deseja ter uma fé gigante como Davi?





segunda-feira, 24 de junho de 2024

Meu Tesouro

"Pois onde estiver o seu tesouro, aí também estará o seu coração."Mateus 6:21


Objetivo:
Explicar que nossos bens pertencem ao Senhor.

Recurso Utilizado:
Fita métrica, uma carteira com dinheiro e um baú. Entregar o dinheiro dos “50 TESOUROS” hoje, para quem realizou as 26 atividades do certificado (olhe nas orientações gerais).

Introdução:
Hoje temos muitas crianças bem grandes aqui. Olha essa fita métrica! Ela pode medir várias coisas: o tamanho desse baú, pode medir o tamanho de uma casa e pode até mesmo medir o tamanho das pessoas.

História:
Havia um homem baixinho, seu nome era Zaqueu. Ele andava com a carteira lotada de dinheiro, pois era muito rico! Tinha muitas casas e tesouros, mas não tinha muitos amigos, já que era um cobrador de impostos corrupto. Zaqueu pegava dinheiro a mais das pessoas. Se a pessoa devia dez reais, ele cobrava vinte reais. Então passava uma parte do dinheiro para o governo e a outra parte para o seu bolso. Você sabia que tem pessoas que roubam a Deus? Sim! Nos dízimos e nas ofertas (Malaquias 3:8). O dízimo e oferta não nos pertence, e sim a Deus.

Jesus estava passando pela cidade de Jericó, onde Zaqueu morava. Quando Zaqueu

chegou no local onde Jesus estava, não con- seguia ver nada. Ele pulava, pulava para ver Jesus, mas não conseguia, pois era muito bai- xinho. Então teve uma grande ideia: “Vou subir em uma árvore”. Mas quando estava lá em cima, viu alguém se aproximando da árvore, quando olhou para baixo viu que era o Mestre. Jesus disse: “Zaqueu, desce rápido dessa árvore, pois eu vou ficar na sua casa”.

Zaqueu recebeu a Jesus com muita alegria e seu coração foi transformado. Entendeu que seus tesouros não eram seus. Então fez algo maravilhoso; doou metade dos seus bens aos pobres e devolveu quatro vezes mais para as pessoas de quem havia roubado o dinheiro. Aprendeu a não roubou mais as pessoas e nem a Deus. O que é de Deus não podemos pegar para nós. Nossos TESOUROS são presentes de Deus e hoje você receberá um grande TESOURO.

Apelo:
Sabem, crianças, aos olhos de Deus aquele baixinho se tornou um grande homem, pois o seu coração não estava mais com o dinheiro e sim com Jesus. Nossos tesouros, como casa, bicicleta, patinete, são presentes que Deus nos dá para cuidarmos. Devemos sempre aprender a devolver o que é de Deus e cuidar dos tesouros que Deus nos dá. Quem hoje deseja cuidar dos tesouros que Deus lhe deu?





terça-feira, 18 de junho de 2024

Muitos Peixes

"Lancem as redes para a pesca."Lucas 5:4


 Objetivo:

Explicar que Deus envia pessoas para ajudar na Sua obra.

Recurso Utilizado:
Barco de papel, prendedores, peixes e uma rede. Pode ser peixinhos de papel e uma sacola transparente para ser a rede.

Introdução:
Existem muitos meios de transporte: carro, bicicleta, moto, avião e vários outros. Tenho certeza que muitos aqui já andam de bicicleta sem rodinha.

História:
Na época de Jesus, um meio de transporte muito utilizado era o barco. As pessoas usavam para viajar e trabalhar. Haviam alguns homens que eram pescadores; Pedro, Thiago e João, eles trabalhavam muito para sustentar suas famílias. Porém, durante uma noite de trabalho jogaram as redes várias vezes e não conseguiram pegar nenhum peixinho (utilizar o barco e os prendedores como sendo os homens).

Jesus viu dois barcos, entrou em um dos barcos que era de Pedro e pediu que o afastasse para dentro da água. Então começou a pregar para as pessoas. Quando Jesus termi- nou de pregar disse a Pedro: “Volte para as águas mais profundas e joguem as redes”. Ele respondeu: “Mas Senhor nós trabalhamos a noite toda e não pegamos nenhum peixinho! Mas porque o Senhor está falando, vou fazer”.

Pedro jogou as redes e foi puxando. Porém, dessa vez as redes estavam mais pesadas, e ele continuou puxando, puxando e começou a ver os peixes. As redes estavam tão pesadas que sozinho ele não conseguiria carregar, então chamou seus amigos para ajudar. Com a ajuda, logo eles conseguiram colocar todos os peixes dentro do barco.

Hoje é um dia muito especial, dia de ho- mens e mulheres que ajudam a puxar peixes para dentro do barco. Sabe quem são? Os Anciãos e Anciãs da nossa igreja. Eles ajudam as pessoas a estarem mais perto de Jesus.

Apelo:
Jesus naquele dia fez um grande milagre, e hoje Ele quer fazer milagres nas nossas vidas. Então precisamos de ajuda para caminharmos juntos rumo ao Céu. E Deus deixou pessoas especiais para essa tarefa. Vamos orar pelos nossos Anciãos e Anciãs?





segunda-feira, 10 de junho de 2024

Escolhendo Jesus

Quem me serve precisa seguir-me; e, onde estou, o meu servo também estará. Aquele que me serve, meu Pai o honrará.” João 12:26 


Objetivo:

Ensinar que Deus é o primeiro em nossas vidas e devemos passar mais tempo com Ele.

Recursos Utilizados:
Vassoura, avental, panelas e duas mulheres, para representar Marta e Maria.

Introdução:
Olhem, crianças, que vassoura perfeita para limpar a casa. Quem quer uma vassoura de presente? Muitas pessoas gostam de ficar o tempo todo arrumando a casa, fazendo comida e não têm tempo para fazer mais nada.

História:
Havia duas irmãs, Maria e Marta, que tinham um amigo muito especial, esse amigo era Jesus. Um dia, Jesus foi até a casa das Suas amigas. Jesus sempre andava com Seus discípulos. Eles chegaram na casa de Maria e Marta, entraram e começaram a conversar. Jesus começou a contar dos Seus milagres e das maravilhas que Deus estava realizando.

Marta logo ficou preocupada: “E agora? Vou ter que fazer comida, é muita gente!”. Imagina se chegasse na sua casa todos os seus co- legas de classe da escola! Você teria que fazer muita comida. Logo Marta correu, colocou seu avental, pegou as panelas e começou a organizar tudo para seus amigos. Ela fez comida, lavou a louça, varreu a cozinha. Ufa! Marta estava bem cansada.

Maria ficou quietinha, sentada, ouvindo sobre as maravilhas que Jesus havia realizado. Queria saber tudo, pois amava muito entender mais um pouco sobre o amor de Deus, ter mais comunhão com Ele. Marta olhou de longe, viu aquilo e pensou: “Não acredito nisso! Essa minha irmã me deixa sozinha pra fazer tudo! Não está me ajudando em nada”. Marta foi até Jesus e disse: “Senhor, não está vendo Maria aí sem fazer nada, ela me deixou fazer tudo sozinha. Fala para ela me ajudar!”. A resposta de Jesus foi: “Marta! Marta! Você deveria estar aqui com ela me ouvindo”. Maria escolheu a melhor parte, estar ao lado de Jesus e ter comunhão.

Apelo:
Muitas vezes nosso tempo está sendo utilizado para brincadeiras, jogos, desenhos e passeios. Porém, não podemos esquecer da melhor parte, estar ao lado de Jesus tendo comunhão com Ele. Jesus sempre será a nossa melhor escolha! Vamos orar e pedir para sempre escolhermos Jesus em primeiro lugar?





sábado, 1 de junho de 2024

Ajudando 10 Camelos

 Se seu dom é servir, sirva; se  ensinar, ensine; se  dar ânimque assim faça; se é contribuir generosamente; se é exercer liderança, que a exerça com zelo; se é mostrar misericórdia, que o faça com alegria.” Romanos 12:7-8

Objetivo:
Mostrar que servimos a Deus com vários dons.

Recursos Utilizados
Balde ou jarro e água separada para encher o jarro.

Introdução:
Você já serviu comida à mesa? Já deu um copo com água para alguém que estava com bastante sede? Ou já colocou comida e água pro seu cachorrinho? Muitas pessoas gostam de servir e ajudar as outras pessoas, e isso é muito bom!

História:
Rebeca era uma moça que gostava muito

de servir e ajudar a sua família. Sabe como ela ajudava? Buscando água em um poço. Há muito tempo, não tinha água nos chuveiros e nem nas torneiras das casas. Então Rebeca buscava água em um grande jarro. A água servia para beber, fazer comida e tomar um banho.

A água que Rebeca ia buscar ficava em um poço fora da cidade. Na volta ela trazia aquele jarro pesado em seus ombros, mas não se importava, pois amava ajudar sua família. Ela estava pegando água e ouviu um homem

falando algo: “Moça, será que você pode me dar um pouquinho de água para beber?”. Rebeca olhou para aquele homem e viu que ele estava em viagem com 10 camelos e respondeu: “Claro que sim! Mas eu não vou dar água só para você, vou dar água para todos os seus 10 camelos”.

Os camelos são animais que bebem bastante água, porém Rebeca tinha o dom de servir. Aquele homem se chamava Eliezer e ele tinha orado ao Senhor para encontrar uma moça bondosa que amasse a Deus, para ser esposa de Isaque. Rebeca foi a resposta às suas orações. Sua atitude mostrou o quando ela gostava de ajudar as pessoas. Deus tinha preparado um plano muito especial para a vida de Rebeca e ela aceitou o chamado de Deus.

Apelo:
Nós podemos ser usados para ajudar as pes- soas de muitas formas diferentes, servindo alguém que precise, ensinando sobre Jesus, dando um sorriso para quem está triste, e até mesmo doando algum dinheiro para alguém que precise. Deus fica muito feliz quando usa- mos os nossos dons para ajudar as pessoas. Hoje você pode ajudar alguém da maneira que desejar. Vamos ajudar as pessoas?