sexta-feira, 22 de março de 2013


ESCONDIDO  NUM  CASTELO

 

TEXTO DE REFERÊNCIA

“A revelação das Tuas Palavras esclarece e dá entendimento aos simples.” Salmo 119:13

OBJETIVO

Saber que mesmo em momentos difíceis, precisamos compartilhar o amor de Deus aos outros.

RECURSOS

Um boneco pequeno para representar o profeta Elias, uma caverna, que pode ser feita com papel ou papelão, uma figura de Martinho Lutero, uma figura do castelo de Wartburgo, um tinteiro, uma pena, papel e uma Bíblia.

 

INTRODUÇÃO

A Bíblia conta a história de um personagem especial que depois de ter vencido os profetas de Baal, ficou com medo de uma mulher chamada Jezabel e, por este motivo, se escondeu dentro de uma caverna (colocar o boneco dentro da caverna). Quem foi esse personagem? Foi Elias. Não deve ter sido fácil para Elias ficar escondido sozinho numa caverna.

DESENVOLVIMENTO

Muitos anos depois que isso aconteceu com Elias, Martinho Lutero, (mostrar a figura) esse homem de Deus, também precisou se esconder dos homens que não obedeciam à Palavra de Deus. Só que ele não se escondeu numa caverna. Ele se escondeu num castelo, (mostrar a figura) um castelo grande que ficava em Wartburgo, Alemanha. Imagine, Lutero precisou ficar lá sozinho, escondido desses homens que não amavam a Deus. Depois de um tempo, Deus mostrou a Lutero que deveria sair daquele castelo e deu para ele um a grande missão. Ele pegou tinta e papel (pegar os objetos mencionados) e começou a traduzir a Bíblia para o alemão, a língua que as pessoas do país dele podiam entender. Ele fez isso com todas as páginas do Novo Testamento e começou a distribuir Bíblias para várias pessoas (simular como que estivesse entregando Bíblias). Muitas pessoas começaram a conhecer as verdades da Palavra de Deus e entregar o coração a Jesus. Isso tudo porque Lutero não desanimou e procurava sempre fazer a vontade de Deus.

APELO

Muitas pessoas conseguiram ler a Bíblia por causa do trabalho de Lutero. Quantas pessoas já aprenderam da Bíblia por causa do seu trabalho? Para quantos amiguinhos você já contou uma história da Bíblia, pelo menos. A Bíblia é a Palavra de Deus. Precisamos contar aos outros o que sabemos sobre ela.

(Peça a um juvenil para orar, agradecendo a Deus porque Lutero confiou em Deus mesmo estando sozinho num castelo e por ter levado a Palavra de Deus a tantas pessoas na sua época).
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário