sexta-feira, 5 de abril de 2013


IGREJA NA CAVERNA

TEXTO DE REFERÊNCIA
“Quão amáveis são os Teus tabernáculos, Senhor dos exércitos”. Salmo 84:1

OBJETIVO
Valorizar a igreja, assim como João Calvino valorizava.

RECURSOS
Mapa da França, uma janela em miniatura que pode ser de madeira ou papelão, um boneco para representar João Calvino, que deve ter tamanho da janela, uma enxada que pode ser pequena ou de tamanho normal, uma caverna que deve ser feita de papel ou papelão e deve ter tamanho proporcional ao boneco.

INTRODUÇÃO
Você já viu algum mapa? Hoje eu trouxe para mostrar para vocês o mapa do lugar onde aconteceu a história de hoje (mostrar o mapa). Esse aqui é o mapa da França. Nesse lugar também estava acontecendo muitas confusões entre os que queriam guardar o que a Bíblia pede.

DESENVOLVIMENTO
João Calvino (mostrar o boneco) era um fiel cristão, ele estudou a Bíblia e aprendeu as verdades que muitos não acreditavam e começou a pregar para várias pessoas. Um dia, ele estava estudando a Bíblia e orando no seu quarto, quando de repente alguns amigos dele chegaram avisando que os soldados oficiais vieram prendê-lo. Os amigos seguraram a porta (simular estar segurando a porta) para os soldados não entrarem, enquanto outros ajudaram Calvino a descer pela janela do quarto (simular com a janela e o boneco) para fugir. Calvino conseguiu correr até a cabana de um homem que o ajudou, deu para ele outras roupas e uma enxada (mostrar o objeto). Ele ficou disfarçado e conseguiu fugir para as terras da princesa Margarida que ajudava os cristãos fiéis a Deus. Mesmo assim, durante algum tempo, precisou reunir-se com os irmãos da igreja numa caverna (mostrar a caverna). Lá dentro da caverna eles faziam o culto e estudavam a Bíblia escondidos para não serem presos. Calvino continuou defendendo as verdades da Bíblia e dando muitos estudos bíblicos para os interessados.

APELO
A igreja de Calvino era dentro de uma caverna (mostrar a caverna) e, mesmo assim, ele ia com alegria e sempre estava estudando a Bíblia. Você não precisa se esconder para vir à igreja. Nós podemos vir à igreja sempre. Você tem vindo sempre à igreja ou falta aos cultos para assistir televisão, ficar em casa ou mesmo brincar? Você dá valor ao culto da igreja e chega no horário da Escola Sabatina ou está sempre atrasado? Vamos orar pedindo a Deus que nos dê mais amor e responsabilidade com as coisas de Deus.
(Ore com as crianças, especificamente sobre a importância de chegar no horário, não faltando aos cultos de quarta e domingo e dando valor à igreja. Se as crianças são pequeninas, podem repetir a oração.)


Nenhum comentário:

Postar um comentário