sexta-feira, 19 de abril de 2013


A LEI E A GRAÇA

TEXTO DE REFERÊNCIA
Mateus 5: 17 e 18

OBJETIVO
Saber que as descobertas de John Wesley sobre a lei e a graça de Cristo foram muito importantes para nós.

RECURSOS
Um coração feito com material de superfície lisa de forma que sejam feitas manchas de tinta escura nele e que ao passar água seja possível retira-las, tábuas da lei de Deus, um recipiente transparente cheio de água com uma cruz dentro. Uma figura de Wesley.

INTRODUÇÃO
O pecado nos separa de Deus, quando nós desobedecemos, nossa vida fica com marcas que precisam ser retiradas (mostrar o coração com as manchas). Quando contamos mentira, quando fazemos pirraça, quando batemos no coleguinha ou não emprestamos nossos brinquedos (apontar para as manchas à medida que for dando os exemplos), estamos desobedecendo e cometendo pecado.

DESENVOLVIMENTO
Mas desobedecemos ao quê? À lei de Deus (mostrar a lei). Na Inglaterra, há muitos anos atrás, dois irmãos especiais John e Charles Wesley, eram muitos estudiosos da Bíbli, mas nãoa entendiam bem o que a lei de Deus pode fazer por nós. Wesley achava que a lei (mostrar as tábuas) limpava nosso pecado (esfregue a Lei no coração), mas ela não limpa. Ela é importante porque nos mostra o que estamos fazendo de errado, mas não nos limpa. Depois  de estudar bastante a Bíblia, Wesley descobriu que Jesus é quem tira  o pecado da nossa vida (limpa as manchas do coração com água). A gente pede pra Jesus o perdão pela mentira, pela desobediência, por ter feito pirraça, e Jesus vai nos limpando e retirando o pecado da nossa vida. Wesley (mostre a figura) descobriu que os Dez Mandamentos (mostre as tábuas) são importantes e servem para nos guiar sempre e que Jesus (mostre a cruz) não apagou a Lei. Ele apaga o pecado que é a desobediência à Lei de Deus.

APELO
Do mesmo jeito que Wesley aprendeu que a Lei e a cruz de Jesus são importantes, nós também devemos acreditar que a Lei de Deus é para sempre e que a morte de Jesus é o que nos salva. Você deseja que seu coração fique limpinho das manchas do pecado? Quem deseja ter um coração limpinho (mostre o coração)? Vamos orar pedindo essa ajuda para Jesus!
(Na oração, agradeça pela Lei de Deus que é eternal e pela morte de Jesus que nos limpa do pecado).


Nenhum comentário:

Postar um comentário