quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Professora ou Anjo?

Texto bíblico: “Fala com sabedoria e ensina com amor.” Provérbios 31:26.

Objetivo: Mostrar que as pessoas devem ser tratadas com bondade, pois elas são preciosas para Deus.

Recursos utilizados: Chapéu em forma de cone escrito “burra”.

Introdução: Com certeza, vocês já devem ter ouvido falar de bullying. É uma palavra inglesa que descreve a atitude errada de uma pessoa para ofender e prejudicar outra. Isso acontece por meio de palavras ou de violência física. Apesar de bullying ser uma palavra nova para nós, essa atitude errada existe há muito tempo. Aconteceu, por exemplo, com uma menina chamada Alma Baker, muito tempo atrás.
Mas a história dela nos ensina importantes lições. Vamos ouvir esta história?

História Bíblica: Alma Baker era uma menina bastante tímida. Ela gostava de aprender, mas decidiu
que não queria mais ir à escola. Sabem por quê? Porque o professor ficava chamando a pequena Alma de burra. “Você é mesmo muito burrinha...”, dizia ele. E Alma ficava cada vez mais triste. Ela sentia tanto medo daquele professor, que não conseguia aprender.
Um dia, o professor ficou tão furioso por ela não conseguir soletrar nenhuma palavra, que ele disse que faria um chapéu de burro, parecido com este aqui (mostrar o chapéu) para ela usar durante a aula. Alma estava com tanto medo, que ficou doente. Teve uma febre tão alta que não pôde continuar indo à escola. Ela ficava delirando e repetindo: “Burra! Burra!” O problema é que ela não contou para ninguém o que estava acontecendo...
Quando melhorou, Alma não quis mais voltar para a escola. Disse que preferia ficar ajudando a
cuidar da irmãzinha que tinha nascido. Só depois de um tempo, ela contou a verdadeira razão de não
querer mais ir à escola. A mãe de Alma ficou angustiada, mas a avó deu a boa notícia de que aquele
professor havia sido mandado embora da escola e que uma moça muito bondosa tinha ficado no lugar
dele. Alma ficou muito feliz e desejou voltar à escola, apesar de ter acreditado que era realmente burra.
Mas, quando conheceu a senhorita Gould, tudo mudou. A professora ajudou Alma a aprender a ler
e a fez entender que ela era uma menina muito inteligente. Quando aprendeu a ler, Alma descobriu um mundo novo. Ela começou a ler os textos escritos pelos pioneiros da Igreja Adventista e da Sra. White. E, um dia, quando já era adulta, ela se tornou a primeira professora a dar estudos bíblicos para seus alunos nos Estados Unidos.
Alma foi uma excelente professora; tanto que ela se tornou professora de professores! Ela foi convidada para ensinar aos professores cristãos como dar aula. E tudo porque alguém acreditou nela e a tratou com amor e respeito. Alma dizia que a senhorita Gould não tinha sido apenas uma professora; ela foi um anjo enviado por Deus!

Apelo: Essa história nos ensina, pelo menos, duas lições: A primeira é que ninguém, não importa
quem seja ou que posição ocupe, pode tratar mal as outras pessoas. E a outra lição é que Deus sabe do nosso valor e coloca pessoas especiais em nossa vida para nos ajudar a sermos bons alunos, bons filhos e bons cidadãos. Lembrem-se de que devemos tratar bem todas as pessoas, e fazer por elas o que Jesus  faria. E, se virem alguém sendo maltratado, contem para um adulto e peçam ajuda. Deus ama os Seus filhos e quer vê-los sempre felizes.





Nenhum comentário:

Postar um comentário