sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Tapetes de Retalhos

Texto bíblico: “A mulher sábia edifica a sua casa.” Provérbios 14:1.

Objetivo: Mostrar que Ellen White era uma mulher como as outras e tinha suas atividades preferidas.

Recursos utilizados: Tiras coloridas de tecido e um tapete pronto, feito de tiras.

Introdução: O que vocês gostam de fazer quando não fazem nada? Deu para entender? São as
coisas que os adultos chamam de passatempos. Eu, por exemplo, gosto de ______________ nas horas
vagas. [Citar exemplos de passatempos conhecidos de membros da igreja.] Ellen White era uma mulher muito ocupada. Quando não estava escrevendo, estava viajando. Quando não estava viajando, estava pregando. Ela tinha tanta coisa para fazer que é difícil imaginá-la sentada, fazendo algo diferente para passar o tempo ou para distrair a mente. Mas tinha uma atividade da qual ela gostava muito. Quem não ficava muito contente era o marido dela, Tiago White. Mas, acho que ao longo do tempo, ele acabou se acostumando... Sabem o que era?

História Bíblica: Ellen White era uma dona de casa muito caprichosa. Ela gostava de ver as coisas em ordem e cuidava de todos os detalhes. Outras qualidades dela eram a economia e a criatividade.
Às vezes, quando ela sentia a mente cansada de tanto escrever, ela parava um pouco e ia fazer uma
de suas atividades preferidas. Sabem o que era? Fazer isso aqui... [Mostrar as tiras e o tapete.] Ela pegava as tiras, que eram sobras ou retalhos de tecidos, trançava essas tiras e formava lindos tapetes coloridos.
Os tapetes deixavam o chão dos cômodos mais quentinhos e bonitos também. É provável que Ellen
tenha aprendido a arte de fazer tapetes com a mãe dela, que se chamava Eunice, porque suas irmãs
também gostavam de fazer os tais tapetes de tiras.
Vocês lembram de que falei no começo que Tiago White parecia não gostar muito do passatempo da
esposa? É porque Ellen tinha a saúde frágil e ele ficava preocupado com o esforço dela. Ele até inventou uma musiquinha que dizia mais ou menos assim: “Quando Jesus voltar e nos levar para o Céu, lá não haverá tapete de retalhos, não haverá tapete de retalhos. Lá no Céu, onde tudo é amor, não haverá tapete de retalhos.”
Ellen levava na brincadeira. Mas um dia ela decidiu deixar de fazer os tapetes e aprendeu a fazer tricô. Tiago White deve ter ficado mais feliz. Pelo menos, ele não fez nenhuma musiquinha falando que no Céu não terá tricô!

Apelo: É claro que isso é só uma brincadeira. Mas fica aqui a dica para vocês, crianças e adultos. É bom fazer algo que nos deixe relaxados e nos faça descansar a mente e o corpo. Pensem naquilo que vocês podem começar a fazer. Se alguém precisar de aulas para fazer tapetes de tiras ou mesmo de tricô, acho que as irmãs da ASA (Assistência Social Adventista) podem ajudar. Outra sugestão é praticar algum ato de bondade para alguém. A pessoa que receber a boa ação ficará feliz, e vocês ficarão mais felizes ainda.



Nenhum comentário:

Postar um comentário