sexta-feira, 4 de dezembro de 2015

Os Livros com Cordões de Sapato

Texto bíblico: “O que as suas mãos tiverem que fazer, que o façam com toda a sua força.” Eclesiastes 9:10

Objetivo: Ensinar que os pioneiros faziam tudo que era possível para cumprir sua missão.

Recursos utilizados: Livros preparados artesanalmente, várias folhas, canetas e cordões de sapato;
livros modernos, incluindo os eletrônicos, livro didático de Ensino Religioso.

Introdução: Vocês já viram como os livros são produzidos? Hoje é possível produzir milhares de livros em apenas algumas horas. As impressoras estão cada vez mais rápidas, e os livros saem quase prontos das máquinas. Tem até livros virtuais, que podem ser lidos em qualquer aparelho eletrônico. Nós somos privilegiados por ter acesso a tantos livros. Só que, como existem muitos, às vezes nem damos o devido valor a eles. Hoje quero lhes contar sobre os livros com cordões de sapato. Já ouviram falar deles? Conseguem imaginar como eles foram criados? Então, prestem atenção na história.

História Bíblica: Vocês já ouviram a história de Alma Baker, aquela menina que era chamada de burra pelo professor, mas que se tornou uma excelente professora quando adulta. Ela ensinava lições bíblicas para seus alunos, e isso tornava as escolas adventistas diferentes das outras. Seu método de ensino era tão apreciado, que outros professores queriam o material que ela criava. Alguns se assentavam antes das aulas e copiavam do quadro tudo o que estava escrito. Até que alguém deu a ideia de imprimir aquelas lições. Ah, essa foi uma boa ideia!
A professora Alma escrevia os livros com as lições bíblicas e eles eram impressos. Mas a necessidade
dos professores era tão grande que, às vezes, não dava para esperar que os livros ficassem prontos. Então, ela lhes enviava aos poucos, pelo correio, as partes, ou seja os cadernos, até que os livros ficassem completos. [Separar algumas folhas e mostrar como se fossem “cadernos” dos livros.]
Alma teve uma ideia para que os cadernos não ficassem soltos. Ela perfurava as páginas e mandava
cordões de sapatos (parecidos com estes) para que depois as páginas fossem juntadas e os livros ficassem completos. Quando todos os cadernos do livro tinham sido enviados, Alma mandava uma capa revestida de tecido marrom. Os cordões então eram retirados e as páginas eram encadernadas, formando um livro parecido aos de hoje.
Já imaginaram o trabalho que dava? Mas Alma fazia tudo com amor e capricho. Ela queria ajudar os
professores e os alunos. E foi assim que surgiram os primeiros livros de Ensino Religioso, conhecidos como os livros com cordões de sapato.
A professora Alma Baker McKibbin, como ficou conhecida, foi uma mulher extraordinária. Procurava fazer sempre o melhor com os recursos que tinha. Era lembrada pelos alunos e professores como uma pessoa sábia, que sempre buscava orientação do Senhor em tudo o que fazia. Ela conheceu Ellen White e admirava sua maneira educada de falar com as pessoas.

Apelo: Talvez porque hoje existam tantos bons livros cristãos, acabamos nem dando o valor que eles
merecem. Mas sempre é bom lembrar que os livros são importantes. Eles existem até no Céu! Então,
quando chegarem em casa hoje, escolham com o papai e a mamãe um bom livro e comecem a lê-lo.
Essa também é uma maneira de Deus falar com a gente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário