sexta-feira, 20 de abril de 2018

A VITÓRIA DOS 300

MATERIAL CONCRETO: Um escudo e uma espada. Uma trombeta (pode fazer de papel, como se fosse
uma corneta). Um jarro de barro que possa quebrar e uma vela, se possível, mantê-la acesa. (*)

HISTÓRIA CONTEXTUALIZADA: Já imaginou ir para uma guerra sem escudo e sem espada? Estranho, não é? Numa guerra, os soldados precisam estar bem equipados com suas armas para poder se defender do inimigo.
Eu não gosto de guerras, acho muito triste que existam. Mas se um exército resolver me destruir, o que vou fazer?
Era um tempo muito difícil para o povo de Israel. Os midianitas eram maus e estavam lutando contra eles e pegando toda a sua comida. Os israelitas não tinham exército e assim, não podiam fazer nada. Estavam com medo; apavorados. Gideão era um que estava com muito medo; tanto que ele ia trabalhar de madrugada para que ninguém o visse. Mas, Deus tinha um plano para salvar Israel dos midianitas e queria contar com Gideão.
Então, enviou um anjo para dizer que ele deveria comandar um batalhão. Ele não acreditou muito que conseguiria, mas Deus disse que estaria com ele e que venceriam os midianitas.
Gideão convocou o povo para a guerra e muitos se uniram a ele. Quando os midianitas ficaram sabendo, oh, não! Eles chamaram outros exércitos, vindos de todo o Oriente; era gente que nem dava para contar, e agora?
Gideão deveria chamar mais gente? Não! Pelo contrário, Deus mandou que Gideão passasse por um rio com seu batalhão e mandasse que todos bebessem água. Aqueles que se abaixassem para beber calmamente deveriam ser dispensados e voltar para casa. Apenas ficariam aqueles que pegassem a água com mão, de forma apressada e bebessem a água.
Sabem quantos ficaram para a luta? Só 300 homens. Mas esperem! Deus ainda falou mais, deveriam deixar seus escudos e espadas e em lugar disso pegar uma tocha em um jarro de barro e uma trombeta.
Isso mesmo; um jarro com uma tocha dentro e uma trombeta. Gideão repartiu os homens em 3 grupos.
Mandou que quando ele tocasse a trombeta, todos também tocassem as suas trombetas; ninguém deveria sair do lugar, mas deveriam esperar e ver o que Deus faria.
Aquela noite foi incrível, crianças! Os midianitas e todos os outros exércitos caíram em um profundo sono; todos dormiam profundamente no acampamento. E o povo de Israel estava em posição, prontos para a ordem de Deus. Então, Gideão tocou a trombeta (som de trombeta), todos tocaram juntos, e quebraram o jarro com a tocha (quebrar o jarro). O povo acordou com medo, em desespero e começaram a atacar uns aos outros e o povo de Israel com Gideão ficou ali, parado, vendo Deus vencer aquela guerra. Que milagre estava acontecendo!
Ah, o nosso Deus não precisa de espada ou escudo, nem de canhão, ou míssil. Ele é o Deus Todo-poderoso e pode todas as coisas. Ele ama o Seu povo e os livra do mal. Aqueles que estão ao lado de Deus serão sempre vitoriosos.

APELO: Quem deseja ser vitorioso em Cristo?

ORAÇÃO: Querido Deus, agradecemos a Ti por Teu amor e porque cuidas de nós. Que estejamos ao teu lado para sermos sempre vitoriosos! Em nome de Jesus, Amém.




Nenhum comentário:

Postar um comentário