sexta-feira, 20 de abril de 2018

O DIA QUE O SOL PAROU

“[...]Sol, detêm-te em Gibeão, e tu, lua, no vale de Aijalom. E o sol se deteve, e a lua parou
até que o povo se vingou de seus inimigos[...]” (Josué 10: 12, 13).

MATERIAL CONCRETO: Um desenho da Terra. Um desenho do sol e outro da lua. Uma música de batalha e, se possível, alguém vestido de Josué.

HISTÓRIA CONTEXTUALIZADA: Vocês sabiam que a Terra está sempre se movimentando? Deixem-me explicar de formar bem fácil: Observem o sol (mostrar o sol), ele é importante para muitas coisas, e além de iluminar a Terra, seus raios solares nos dão a vitamina D, muito importante para nossa saúde. A lua também é importante para a vida na terra.
E aqui está a nossa Terra, lugar onde habitamos. Tudo no Universo está em movimento. Mas vejam, a Terra está sempre girando e, enquanto gira, recebe os raios solares que determinam o dia ou a noite. A Terra gira ao redor do seu próprio eixo, o que chamamos de movimento de rotação, que dura 24 horas, indicando noite e dia. E gira também ao redor do sol, o que chamamos de movimento de translação, que dura um ano inteiro para acontecer.
Mas porque eu estou falando disso? Bem, vocês sabem que o povo estava caminhando no deserto para chegar à Terra Prometida, a tão sonhada Canaã. Agora, eles já estavam pertinho desse lugar prometido. Seu novo líder era Josué; um homem que amava a Deus e seria o responsável por levar o povo até Canaã e todos confiavam nele, por ser corajoso, um homem de oração, e por ter visto todos os milagres que aconteceram na viagem, desde seu
começo: o mar se abrir, a água sair da rocha, o maná, subir com Moisés no monte e ver a glória de Deus.
Certo dia, ele ficou sabendo de cinco reis que vieram lutar e destruir seu povo. Josué reuniu todos os guerreiros de Israel e a grande batalha começou. Porém, havia muito mais pessoas para lutar contra Josué e os israelitas.
Mas eles não estavam com medo, pois sabiam que Deus estava à frente e lhes daria a vitória. E algo bem diferente
aconteceu naquele dia: A batalha já havia começado, os israelitas estavam fazendo de tudo para vencer a guerra, mas eram muitos guerreiros contra eles, e assim, levaria muito tempo para terminar aquela guerra.
Então, ao meio dia, Josué, o homem que confiava em Deus, olhou para o céu e disse: “Sol, detêm-te em Gibeão, e tu, lua, no Vale de Aijalom”. E o sol parou, e a lua também, até que o povo se vingou de seus inimigos. Isso
mesmo, crianças! A Terra parou de girar, de fazer seu movimento de rotação. O sol continuou brilhando forte, até que eles venceram os seus inimigos. Já imaginou um dia sem noite? Aquele foi um dia sem noite, eles lutaram sem parar e Deus lhes deu a vitória.
Esse foi mais um dos grandes milagres que Deus realizou no meio do povo de Israel. Com ele aprendemos que não existe nada difícil para Deus. Ele é Deus e pode fazer qualquer coisa. Mas também aprendemos que quando oramos todos os dias, estudamos a Bíblia nos tornamos meninas e meninos fortes no Senhor, tudo o que pedimos que seja para honrar o nome de Deus e para a salvação de outras pessoas, Deus atenderá. Josué era um guerreiro poderoso, porque sua vida era de oração.

APELO: Vocês desejam ser um herói assim como Josué e ser uma criança de oração?

ORAÇÃO: Querido Deus, agradecemos por poder orar e saber que se for para o bem de outros, o Senhor sempre dirá SIM, aos nossos pedidos. Que todos aqui sejamos pessoas de fé e oração. Em nome de Jesus, Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário