sexta-feira, 5 de julho de 2019

SANSÃO

OBJETIVO: Fazer boas escolhas.

LEITURA BÍBLICA: Juízes 13 a 16.

LEITURA DO ESPÍRITO DE PROFECIA: PP, Cap. 54 “Sansão”.

RECURSOS: Um jovem para representar Sansão/peruca com cabelo comprido/ som de leão.

HISTÓRIA: A história de hoje conta de alguém que era muito forte, bonito e grandão. Estou falando de Sansão. Seu nascimento foi anunciado por um anjo, que falou para a mamãe de Sansão que seu filho seria muito importante na terra de Israel, e que ele seria o protetor do seu povo, principalmente para livrá-los de um povo mau, chamado de filisteus. Essa criança, não deveria cortar o cabelo e precisava se alimentar de coisas boas. Quando Sansão nasceu, todos perceberam que ele era um bebê especial; ele era um bebê grande e saudável! Quando começou a brincar com seus amiguinhos, sempre ganhava de todos! Ele foi crescendo e se tornou um belo rapaz e cada vez ficava mais e mais forte; muito forte! (Nesse momento, entra Sansão com uma peruca de cabelos longos). Certa vez, ele estava passeando e ficou frente a frente com um leão (som de leão) e conseguiu dominar sozinho o animal, com suas próprias mãos. Mas o que Sansão tinha de forte, ele tinha de teimoso e começou a fazer escolhas erradas, desobedecendo aos seus pais. Mesmo sem os pais concordarem, ele desejou se casar com uma moça que não amava a Deus, e ela era do povo inimigo; dos filisteus. Os papais de Sansão o aconselharam a não se casar com essa moça, mas não adiantou. Dalila era seu nome e ela não amava Sansão; ela só queria descobrir o segredo da força dele para derrotá-lo, pois os filisteus sempre perdiam para Sansão. Então, todos os dias, ela perguntava: Sansão, por favor, conte-me o seu segredo...Por favor... E ele nunca contava para Dalila qual o motivo de sua força.
Até que um dia, ela pediu tanto, que ele não resistiu e contou toda a verdade. Que pena, ele estava desobedecendo a Deus! Ele disse para Dalila que sua força estava nos cabelos; por isso eram longos... Agora sim! Dalila esperou Sansão dormir, pegou uma tesoura e cortou os cabelos de Sansão!(Nesse momento, tirar a peruca de Sansão). Ela gritou: Sansão, acorde, pois os filisteus estão chegando para prender você!
Quando ele tentou se defender, não conseguiu, pois a sua força havia ido embora. Na verdade, a sua força vinha de Deus; os cabelos eram apenas uma forma de representar essa sua força. Nessa hora, quando ele se afastou de Deus, desobedecendo e se unindo a Dalila, a sua força já estava indo embora. Sansão pensava que ainda teria força, mesmo com os cabelos cortados, mas naquele momento, ele se tornou um escravo dos filisteus. Além, disso, eles deixaram Sansão cego dos dois olhos. Já pensaram na situação de Sansão, sem força e sem ver nada, tendo que depender das pessoas para levá-lo aos lugares! E os filisteus riam da situação daquele pobre e fraco homem. (Sansão vai encenando, enquanto tudo é narrado). Um dia, quando os filisteus faziam uma festa, Sansão pediu a Deus pra ter a sua força de volta, pois ele estava arrependido de suas escolhas erradas e Deus o perdoou e lhe deu a força necessária para poder castigar todos os filisteus nos últimos momentos de sua vida. Sansão poderia ter honrado a Deus durante toda a sua vida, mas fez escolhas erradas, desobedecendo a Deus e a seus pais. Ele se arrependeu e Deus o aceitou. Ele estará no céu e você poderá conversar pessoalmente com Sansão. Que Jesus o ajude a fazer escolhas corretas: ter bons amigos, obedecer ao papai e à mamãe e sempre servir a Jesus.

TEXTO BÍBLICO PARA CONCLUSÃO: Josué 24:15 (última parte)

ORAÇÃO FINAL




Nenhum comentário:

Postar um comentário