sexta-feira, 26 de março de 2021

Que é a Páscoa?

 OBJETIVO: Saber que Jesus morreu em nosso lugar para nos dar a salvação.

CUMPRIMENTO: O sábado é um dia feliz; por isso, vamos nos alegrar neste dia do Senhor! E estamos aqui para adorar, celebrar e aprender Valores Eternos.

MATERIAL: Números 1 e 2 para sinalizar as duas Páscoas. Na 1ª Páscoa usaremos: mochila, roupa e pão com ervas amargas, na 2ª Páscoa: o cálice e o pão. Ter frutas especiais para uma ceia no Céu.

HISTÓRIA (GÊNESES 12: 1-14 E LUCAS 22:1-20):

Hoje teremos um tempo para ouvir sobre a Páscoa. Alguns nem sabem sobre o assunto; só pensam em comer ovo de chocolate bem grande. Mas isso não é Pascoa. Então, vamos conhecer duas Páscoas. O que significa Páscoa? Quer dizer “passagem”. A Bíblia conta que o povo de Israel era escravo no Egito e ficaram muitos anos debaixo do poder de Faraó. Mas Deus libertou a todos do cativeiro. Por muitos anos, sonharam com o libertador, que viria resgatar a todos. E vocês sabem quem era o escolhi-

do para libertar o povo da escravidão? Moisés. Moises foi falar com o rei para que libertasse o povo, e deixasse que eles fossem embora. Mas o coração de Faraó ficou cada vez mais duro, mesmo sendo castigado com as pragas que Deus mandou. Mas um dia, chegou a Páscoa que deveria ser comemorada. Deus falou para o povo preparar uma refeição bem diferente. Em toda casa deveria ter um cordeiro, como símbolo de Jesus que um dia morreria pelas pessoas. Também usavam ervas amargas, para lembrar que a escravidão foi de amargura, e o pão sem fermento, para lembrar que tinham pressa

de sair. E eles deveriam proteger suas casas passando o sangue desse cordeiro na parte de cima da porta. No momento certo, todos deveriam ir embora do Egito com tudo que conseguissem carregar. Até as crianças deviam comer já com suas mochilas nas costas, como se estivessem atrasados para sair... Tudo era bem rápido. Este foi um sinal dado para os que pertenciam ao povo de Deus. Eles estavam comemorando a primeira Páscoa, simbolizando a liberdade para o povo de Deus.

E a segunda Páscoa como foi sua comemoração? Nos dias em que Jesus vivia no meio do povo. Certa vez, Ele pediu aos discípulos para conseguirem uma casa para a comemoração. Todos estavam lá e Jesus começou a lavar os pés de cada discípulo. Que estranho, não é? Mas essa era uma grande lição para que fossem humildes, mostrando que ninguém é melhor que o outro. Então, começou a ceia... Jesus pegou o pão sem fermento e disse: comam; este é Meu corpo. Em seguida, pegou um cálice com suco de uva, deu graças e disse: bebam, este é o Meu sangue. Façam isso para terem os pecados perdoados, e mesmo que Eu não esteja mais com vocês, sempre façam isto em memória de Mim. Que festa é essa? Já viram aqui na igreja? Chamamos de Santa Ceia. Essa é a segunda Páscoa. Na primeira Páscoa, um cordeiro morreu e na segunda Jesus morreu. A Páscoa é a nossa oportunidade de aceitar Jesus como o cordeiro de Deus que tira os pecados do mundo. Hoje, nossa Páscoa, além de lembrar do sacrifício que Jesus fez, é nossa oportunidade para pedir perdão pelos nossos pecados. Jesus não ficou morto na tumba fria; Ele ressuscitou e foi para o Céu. E lá seremos convidados para nos assentar em uma mesa especial com os salvos e o nosso amado Salvador para um grande banque-te. Como é tão bom saber que Jesus não precisará mais ser crucificado em uma cruz e sofrer por nossos pecados; tudo isso já passou! E agora, junto com os salvos podermos comemorar com Cristo! Vamos imaginar uma longa mesa cheia de frutas e coisas deliciosas que teremos no Céu preparadas pelo nosso Deus? Vocês aceitam o convite de Jesus para estarem nesse banquete juntos com sua família e amigos? Eu também!

ORAÇÃO: Querido Deus, obrigado porque Jesus pagou o alto preço dos meus pecados e que em breve, estaremos com Ele no Céu para uma grande ceia com os salvos; eu quero estar lá! Por Jesus, Amém!




Nenhum comentário:

Postar um comentário