sábado, 15 de maio de 2021

Comer Como Rei

 OBJETIVO: Valorizar os alimentos que Deus criou para nossa nutrição.

CUMPRIMENTO: Olá queridos, que bom é ter vocês aqui neste dia de alegria! Vamos ficar bem

atentos agora para aprender sobre os Valores Eternos que Deus deixou para nós!.

MATERIAL: Levar prato descartável com divisórias de três cores; fazer um semáforo para comparar com o que podemos ou não comer. Dramatizar com os personagens propostos.

HISTÓRIA (MARCOS 5: 21-24 E 35-43): A Bíblia conta a história de uma menininha que estava muito doente. Seu pai ficou bastante triste, porque ela não sarava, não comia e ficou muito fraquinha. O papai soube onde estava Jesus e resolveu ir falar com Ele: Jesus, por favor, ajude-me! Minha filha está doente. E Jesus prontamente seguiu em direção à casa dele. Mas, enquanto caminhavam, veio um servo correndo e disse ao pai da menina: Deixe Jesus ir embora, pois a menina acaba de morrer. Jesus viu a tristeza desse pobre pai e o animou a seguirem em direção à sua casa, mesmo tendo ouvido que a menina estava morta. Quando chegaram naquela casa, Jesus acabou com o choro e a tristeza de todos. Ele ressuscitou a menina e disse: Preparem comida para essa menina, pois ela está precisando comer algo. Não sabemos o motivo de sua doença, mas a lição é que precisamos cuidar da saúde e evitar doenças. Agora, vamos receber os nossos convidados especiais. E este é o primeiro – o rei. Rei – Olá! No meu reino, todos me obedecem. A primeira coisa do dia é tomar água antes do desjejum; este é meu segredo. Depois, comemos bem, mas não em excesso. Olha meu prato, dividi em três partes. Uma parte é para frutas, outra são os carboidratos que estão nos pães, sucrilhos que dão energia para brincar...E a terceira parte são as proteínas que me dão forças. Elas estão no leite, queijo, até de vegetais. Faça concha com a mão e esse pouquinho de castanhas ao dia será sufi ciente. E o conselho para todos é: Pela manhã, coma como um rei.- Senhoras e senhores, agora vamos receber o príncipe.

Príncipe – Olá! Vejam meu prato! Ele não pode ser tão grande como o do rei, porque sou menor que ele, mas também meu prato está dividido em três partes: uma com os vegetais, que são: verduras, legumes, brócolis, cenoura, alface... acho que já vou embora para comer logo. Parece delicioso!

Professor – Espere, você nem terminou de falar como comer para ter saúde...

Príncipe – Ah, é que essa parte com as verduras, nós precisamos comer primeiro. Depois, coloco os c-a-r-b-o-i-d-r-a-t-o-s: Arroz, batata, milho... que dão energia para eu brincar e pular muito. E na terceira parte, eu coloco as proteínas – feijão, ovo, grão de bico – que me dão forças. Este é o meu prato saudável! Vocês estão vendo como devemos comer para ter saúde?

Senhoras e senhores, vem aí... !!!! Mas quem é você? Este não é conhecido... Mendigo – Olá! Eu sou o mendigo; (bate numa panela vazia) à tardinha, nós não precisamos encher a barriga, porque logo vamos dormir. Não precisamos de forças para trabalhar... Então, meu prato é o menor – e só tem duas partes: frutas e uma sopa ou pão. E assim eu durmo muito bem. Professor – Queridos, espero que tenham aprendido a ser: Rei pela manhã, príncipe ao meio-dia e mendigo à noitinha... Fica a lição pra todos: Comamos pra viver e não vivamos pra comer!

ORAÇÃO: Senhor, agradeço a comida deliciosa que Tu nos dás a cada dia. Peço que me ensines a comer as quantidades certas, sabendo dividir o prato para ter saúde. Porém, se eu ficar doente, cuida de mim e cura-me! Ensina-me a dividir o que tenho com os outros. Em nome de Jesus, Amém!




Nenhum comentário:

Postar um comentário