quarta-feira, 21 de agosto de 2024

Jesus tira sua Dor

Você quer ser curado? João 5:6


 Objetivo:

Mostrar que Jesus pode curar qualquer dor.

Recurso Utilizado:
Sabonete, shampoo, coração de papel e uma esteira de praia.

Introdução:
Quando a sua mamãe te chama para tomar um banho, você vai na hora ou fica enrolando para não tomar banho? Tem pessoas que não gostam de tomar. Agora, sei de um lugar que a maioria das crianças gostam de tomar banho, a piscina!

História:
Um homem paralítico morava na cidade de Jerusalém. Nessa cidade haviam muitas festas e comemorações. Porém, esse homem ficava em um lugar diferente, perto de um tanque, parecido com uma piscina. Esse tanque se chamava Betesda, era um local muito importante naquela cidade. Em volta dele haviam cinco entradas e muitas pessoas ficavam ao redor desse tanque. Eram pessoas cegas, aleijadas, mancos e paralíticos. Ficavam esperando as águas do tanque se moverem, pois acreditavam que quando isso acontecia a primeira pessoa que entrasse seria curada.

O homem paralítico não conseguia andar havia 38 anos. Vivia deitado em sua cama, que parecia uma esteira. Porém, como não andava, todas as pessoas chegavam antes dele no tanque. Jesus chegou naquele lugar e viu aquele homem deitado todo triste, sem esperança de ser curado. O paralítico pensava que seu problema nunca seria solucionado. Sua vida era triste, sem alegria. Havia uma dor em seu coração que não passava.

Jesus então olhou com Seus olhos de amor e compaixão para aquele paralítico e perguntou: “Você quer sair dessa vida de sofrimento e ser curado?”. Aquele homem não sabia que era Jesus, aquele que tem o poder de curar e até ressuscitar. Ele achou que Jesus estava querendo pegá-lo no colo e levar até o tanque de Betesda. Então Jesus, com todo o seu poder disse: “Levante-se! Pegue a sua cama que está com você e ande”. Imediatamente aquele paralítico foi curado da sua paralisia e da sua dor no coração. Toda sua vida foi transformada por completo!

Apelo:
Muitas crianças passam por muitos problemas. Às vezes ficam
com o coração cheio de tristeza 
e dor. Alguns ficam deitados em suas camas com o coração amargurado e pensam que não vão conseguir se levantar. Mas Jesus é poderoso e pode resolver nossos problemas, tirar imediatamente toda dor de dentro do nosso coração. Crianças, hoje Jesus está te perguntando: “Você quer ser curado?”.



segunda-feira, 19 de agosto de 2024

Não Toque no meu corpo


“Portanto, glorifiquem a Deus com o seu prprio corpo.” I Coríntios 6:20

 

Objetivo:

Ensinar sobre o combate ao abuso sexual infantil.

Recurso Utilizado:
Uma sirene ou sino e uma roupa infantil (vestido ou calça e blusa).

Introdução:
Quem já ouviu e viu uma sirene da polícia ou dos bombeiros? Quando está ligada mostra sinal de perigo, e que precisam agir bem rápido.

História:
José era um Jovem muito fiel a Deus. Foi vendido como escravo pelos seus irmãos e foi para terra do Egito. Chegando lá, Potifar, oficial do faraó e capitão da guarda, comprou-o. Na casa de Potifar, José fazia tudo com muito amor e bem-feito. Então Potifar ficou muito contente e viu que tudo o que José fazia prosperava e o colocou como administrador dos seus bens; ele confiou a José tudo que possuía.

Um dia, José estava trabalhando na or- ganização da casa quando a esposa de Pofifar entrou e começou a falar coisas estranhas para José. Que gostava muito dele que ele era especial e que queria tocar no seu corpo. Nesse momento o alerta de José ligou, a sirene da polícia e dos bombeiros foi acionada, começou a fazer barulho em sua mente dizendo: Alerta! Alerta! Perigo! Perigo! José sentiu que era perigoso e disse: “NÃO TOQUE NO MEU CORPO.”

Crianças, quando uma pessoa quiser pegar nas suas pernas, na sua barriga, em suas partes íntimas ou até beijar sua boca. Nesse momento, você precisa ligar sua sirene; o alerta de você está em perigo e dizer bem forte e alto: “NÃO TOQUE NO MEU CORPO.”

A esposa de Potifar ficou insistindo, mas José continuou dizendo bem forte e alto: “NÃO TOQUE NO MEU CORPO”. Muitas vezes são pessoas que estão perto de nós, que já conhecemos e até gostamos que querem tocar no nosso corpo. Mas precisamos ligar a nossa sirene e falar bem alto e forte como José fez. Então a esposa de Potifar agarrou José e sabe o que ele fez? José saiu correndo, e deixou até sua roupa nas mãos daquela mulher (mostrar a roupa). Além de dizer NÃO, você precisa CORRER como José fez. Vocês, crianças, precisam ficar bem longe dessas pessoas. CORRAM e chame alguém para te ajudar. Você precisa CONTAR para mamãe, vovó ou sua professora na escola. Alguém que você confie e possa te ajudar.

Apelo:
Muitas pessoas querem fazer o mal, e tocar no corpo das crianças de forma errada. Podemos dar um bom dia, estender a mão, cumprimentar as pessoas e dar abraços. Porém, temos nos- sas partes íntimas onde ninguém pode tocar, somente para limpar ou realizar exames, mas nesses momentos a mamãe sempre ajudará. Uma das partes importantes é a nossa boca, que usamos para falar e dar beijinhos no rosto. Não devemos deixar as pessoas beijarem na nossa boca pois é a nossa parte privada. Precisamos sempre estar com nossa sirene ligada e dizer: “NÃO TOQUE NO MEU CORPO”, depois CORRER bem rápido e CONTAR tudo para uma pessoa que possa ajudar. Devemos sempre cuidar do nosso corpo, pois assim glorificamos o Senhor. Vamos orar e pedir a Jesus que nos ajude a proteger o nosso corpo!






terça-feira, 13 de agosto de 2024

Luneta de Deus

Não considere sua aparncia nem sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração.” 1 Samuel 16:7


 Objetivo:

Enfatizar que devemos amar as pessoas da forma que são.

Recurso Utilizado:
Folhas de papel para fazer algumas lunetas (ver modelo em anexo). Pessoas para serem Davi, Samuel e os irmãos de Davi.

Introdução:
Quando estamos andando pela rua e vemos uma pessoa com a roupa rasgada e suja, o que nós pensamos? Agora, se você olhar e ver uma pessoa toda cheirosa com uma roupa bem bo- nita, o que você pensa?

História:
O povo de Israel queria muito um rei como as outras nações, então Deus escolheu Saul para governar o povo de Deus. Saul, porém, começou a se desviar dos caminhos do Senhor. Então Deus chamou Samuel e disse: “Vá até a casa de Jessé, Eu escolhi um dos seus filhos para ser o novo rei de Israel”. Samuel era muito amigo de Deus, sempre ouvia Suas palavras e fez o que Deus pediu. Quando Samuel chegou até a casa de Jessé viu vários rapazes, eram sete homens fortes e bonitos.

Crianças, vocês sabem o que é uma luneta? É um binóculo muito potente com o qual con- seguimos ver até as estrelas do céu (trazer as lunetas e dar uma para cada criança). Quando

Jessé trouxe seu primeiro filho, Eliabe, Samuel pensou: “É esse, ele é grande e forte, tem o perfil para ser o novo rei de Israel” (olhar com a luneta). Porém, Deus disse: “Não é esse”. Veio o segundo filho, Abinadabe, Samuel olhou: “É esse agora!”. Entretanto, foram entrando todos os filhos de Jessé e Samuel olhava com a sua luneta e Deus dizia: “Não, não e não!”. No en- tanto, já tinham vindo sete filhos e não tinha mais nenhum. Samuel então perguntou: “Jessé, esses são todos os seus filhos?”. Ele respondeu: “Não, tem o caçulinha, que está cuidando das ovelhas no pasto”.

Davi foi chamado para comparecer até o profeta Samuel. Quando entrou, Samuel olhou para aquele menino ruivo, magrinho, pequeno e pensou: “Será que é esse?”. Deus então pediu para Samuel virar a sua luneta, pois quando viramos a luneta vemos diferente, bem pequenininho. Samuel virou a luneta e não olhou com os seus olhos, mas com os olhos de Deus (vire a luneta). Deus disse: “É esse o novo rei de Israel!”.

Apelo:
Muitas vezes olhamos as pessoas pela aparência; no entanto, devemos olhar com os olhos de Deus, virar a nossa luneta e ver, bem pequenininho lá dentro, o coração. Devemos amar o nosso próximo da forma que são. Se o cabelo é loiro ou preto, se for alto ou baixinho. Devemos amar as pessoas como Deus nos ama.






quarta-feira, 7 de agosto de 2024

Papai de Fé

"Farei de você um grande povo, e o abençoarei." Gênesis 12.2


 Objetivo:

Contar sobre a importância dos pais como sacerdotes no lar.

Recurso Utilizado:
Estrelinhas de papel, dar uma para cada criança, pedir para que escrevam seus nomes e no final entreguem aos pais.

Introdução:
Seu pai gosta de jogar bola? Gosta de carros? Gosta de cozinhar? Já sei! Gosta de comer jiló? Cada papai gosta de fazer coisas diferentes. Eles são muito especiais na nossa vida!

História:
Abraão era um homem que amava muito a Deus. Sua fé era enorme e Deus fez uma grande promessa a ele. Sua amizade com Deus era tanta, que Deus sempre falava o que deveria fazer e ele seguia o que Deus orientava. A promessa que Deus fez é que a sua família seria muito grande; porém, os anos se passaram e Abraão não tinha nenhum filhinho.

Deus disse que daria um filho a Abraão e seus descendentes seriam como as estrelas do céu e como a areia do mar. Alguém aqui já tentou contar as estrelas do céu ou a areia do mar? É impossível! Porém, a esposa de Abraão, Sara, estava cada dia envelhecendo mais. Os dois já eram bem velhinhos, mas ele não deixou de confiar e ter fé em Deus. Quando Abraão tinha cem anos o seu filhinho da promessa nasceu, Isaque, que significa riso, pois a felicidade encheu aquela casa.

Abraão era um papai muito especial, pois ensinava ao seu filhinho sobre o amor de Cristo. Ele era o sacerdote espiritual daquela casa. Ele chamava todos para fazerem o culto, para ir à igreja e, o principal, ele andava bem pertinho de Deus. Abraão foi um pai de fé dentro do seu lar. Ensinou primeiramente a sua família ter fé e acreditar no Salvador. Ele ficou conhecido como o “pai da fé”, pois sempre confiou e colocou Deus em primeiro lugar na sua vida.

Apelo:
Seu papai é um homem de Deus, ele é o sacerdote do seu lar, responsável pela vida espiritual da sua família. Hoje vamos orar pelos nossos papais, para que possam continuar sendo pais de fé dentro dos lares. E vocês crianças, são a herança do Senhor na vida dos papais.




quinta-feira, 1 de agosto de 2024

Me Ajude a Ver

"O que você quer que eu faça". Marcos 10.51


Objetivo:

Enfatizar que devemos pedir a ajuda de Deus em nossas vidas.

Recurso Utilizado:
Homem para ser Bartimeu, óculos escuros e saquinho com moedas. Usar o coro da música “Ceguinho Bartimeu”, da Iveline (quando Bartimeu entrar).

Introdução:
Quem gosta de ficar no escuro sozinho? Quando acaba a luz, logo corremos e pegamos o celular para acender a lanterna, ou acendemos uma vela, pois no escuro não conseguimos ver nada. Fechem os olhos crianças! Com os olhos fechados, vocês conseguem brincar, comer, ler? Fica bem difícil!

História:
Havia um homem chamado Bartimeu, ele

era filho de Timeu. Alguém tem o nome do papai? Muitas crianças tem o nome parecido com o do pai, por exemplo: Paulo é o nome do papai e do filho Paulo Júnior ou Paulo Filho. Bartimeu era cego, não conseguia enxergar nada, vivia na beira da estrada de Jericó pedindo esmolas, pois não conseguia trabalhar.

Na beira daquela estrada, Bartimeu já tinha ouvido falar de Jesus e dos seus milagres, sabia o quanto era poderoso e poderia curá-lo. Bartimeu estava com a sua sacolinha de moedas

quando ouviu uma multidão se aproximando. As pessoas logo falaram que Jesus estava ali. Naquele momento ele começou a gritar: “Jesus, filho de Davi, me ajude!”. Muitas pessoas falaram para que ele parasse de gritar, mas ele não desistiu, continuou gritando e gritando.

Jesus ouviu o seu clamor e pediu para chamá-lo. Bartimeu saiu bem rápido para o encontro com Jesus, deixou sua sacolinha de dinheiro, sua capa, tudo o que tinha para trás. Jesus quando encontrou com Bartimeu perguntou o que ele queria. Logo Bartimeu respondeu: “Senhor, me ajude eu quero poder enxergar”. Nesse exato momento Jesus fez um grande milagre. Aquele homem que vivia em plena escuridão, começou a ver uma luz bem forte na sua frente, essa luz era Jesus, a luz mais importante da sua vida. Que privilégio ver o Salvador do mundo!

Apelo:
Bartimeu poderia ter pedido muitas coisas para Jesus, por exemplo, ser rico, ter uma casa, ou até mesmo comida, mas ele pediu cura. Muitas vezes fazemos alguns pedidos que podem nos afastar da luz que é Jesus. Porém, devemos pe- dir como Bartimeu, para estar ao lado de Cristo, assim Ele abrirá os nossos olhos e teremos o prazer de ver o nosso Salvador sempre ao nos- so lado. Quem hoje deseja pedir a luz de Cristo todos os dias em sua vida?