terça-feira, 13 de agosto de 2024

Luneta de Deus

Não considere sua aparncia nem sua altura, pois eu o rejeitei. O Senhor não vê como o homem: o homem vê a aparência, mas o Senhor vê o coração.” 1 Samuel 16:7


 Objetivo:

Enfatizar que devemos amar as pessoas da forma que são.

Recurso Utilizado:
Folhas de papel para fazer algumas lunetas (ver modelo em anexo). Pessoas para serem Davi, Samuel e os irmãos de Davi.

Introdução:
Quando estamos andando pela rua e vemos uma pessoa com a roupa rasgada e suja, o que nós pensamos? Agora, se você olhar e ver uma pessoa toda cheirosa com uma roupa bem bo- nita, o que você pensa?

História:
O povo de Israel queria muito um rei como as outras nações, então Deus escolheu Saul para governar o povo de Deus. Saul, porém, começou a se desviar dos caminhos do Senhor. Então Deus chamou Samuel e disse: “Vá até a casa de Jessé, Eu escolhi um dos seus filhos para ser o novo rei de Israel”. Samuel era muito amigo de Deus, sempre ouvia Suas palavras e fez o que Deus pediu. Quando Samuel chegou até a casa de Jessé viu vários rapazes, eram sete homens fortes e bonitos.

Crianças, vocês sabem o que é uma luneta? É um binóculo muito potente com o qual con- seguimos ver até as estrelas do céu (trazer as lunetas e dar uma para cada criança). Quando

Jessé trouxe seu primeiro filho, Eliabe, Samuel pensou: “É esse, ele é grande e forte, tem o perfil para ser o novo rei de Israel” (olhar com a luneta). Porém, Deus disse: “Não é esse”. Veio o segundo filho, Abinadabe, Samuel olhou: “É esse agora!”. Entretanto, foram entrando todos os filhos de Jessé e Samuel olhava com a sua luneta e Deus dizia: “Não, não e não!”. No en- tanto, já tinham vindo sete filhos e não tinha mais nenhum. Samuel então perguntou: “Jessé, esses são todos os seus filhos?”. Ele respondeu: “Não, tem o caçulinha, que está cuidando das ovelhas no pasto”.

Davi foi chamado para comparecer até o profeta Samuel. Quando entrou, Samuel olhou para aquele menino ruivo, magrinho, pequeno e pensou: “Será que é esse?”. Deus então pediu para Samuel virar a sua luneta, pois quando viramos a luneta vemos diferente, bem pequenininho. Samuel virou a luneta e não olhou com os seus olhos, mas com os olhos de Deus (vire a luneta). Deus disse: “É esse o novo rei de Israel!”.

Apelo:
Muitas vezes olhamos as pessoas pela aparência; no entanto, devemos olhar com os olhos de Deus, virar a nossa luneta e ver, bem pequenininho lá dentro, o coração. Devemos amar o nosso próximo da forma que são. Se o cabelo é loiro ou preto, se for alto ou baixinho. Devemos amar as pessoas como Deus nos ama.






Nenhum comentário:

Postar um comentário