terça-feira, 10 de setembro de 2024

Eu posso Ajudar!

“Ame o seu próximo como a si mesmo.” Lucas 10:27


 Objetivo:

Mostrar que quando ajudamos o nosso próximo somos mordomos de Cristo.

Recurso Utilizado:
Fazer duplas de crianças; no momento que falar as palavras: andando, as crianças irão andar com os dedos nas costas do colega; cavalo, elas vão bater a palma das mãos nas costas do colega; a palavra machucaram irão dar soquinhos de massagem nas costas do colegas; a palavra cuidou, fazer carinho nas costas do amigo.

Introdução:
Você já ajudou alguma pessoa com alimen- tos, roupas ou fez uma visita no hospital para alguém que estava doente? Como é bom ajudar nosso próximo!

História:
Um dia um homem que se achava muito inteligente, queria ver se Jesus sabia mesmo sobre a Bíblia e lhe fez uma pergunta: “Senhor, quem é o meu próximo?”. Então Jesus começou a contar uma história.

Um homem estava fazendo uma viagem da cidade de Jerusalém para Jericó. Estava andandoandando, de um lado para o outro em seu cavalo. O cavalo começou a correr, correr, pra chegar bem rápido. Porém existiam ladrões escondidos naquela estrada. E de repente, os ladrões foram atrás dele e machucaram suas pernas, machucaram seus braços, e levaram tudo o que ele tinha. Aquele homem estava caído no chão, dolorido e machucado.

Naquela estrada passou um sacerdote, um homem muito importante, o cuidador do templo de Deus. Sabe o que ele fez? Passou pelo o outro lado da estrada, virou os seus olhos, fez de conta que nem viu aquele homem caído e ferido. Logo em seguida veio um levita, aquele que dizia saber tudo sobre a Bíblia, a palavra de Deus. Vocês acham que ele ajudou o pobre homem? Não! Ele passou rápido olhando para frente, nem olhou para os lados para não ajudar. Mais tarde passou um samaritano. Sabia que muitos não gostavam dele? Achavam que não era uma pessoa importante. Porém, o samaritano quando viu aquele homem ferido correu até onde ele estava, deu água e limpou suas feridas. Levou aquele homem até uma pousada e pagou todas as suas despesas. Pediu para o dono da pousada continuar cuidando dele até que ficasse curado, pois voltaria para pagar o restante do dinheiro.

Apelo:
Quem foi o próximo nessa história? Sim, foi o bom samaritano. Crianças, quando ajudamos as pessoas, somos mais parecidos com Cristo Deus confiou a cada um de nós a responsabilidade de ajudar nosso irmão, nosso próximo. Quem hoje deseja ajudar alguém que precisa?




quarta-feira, 4 de setembro de 2024

Salvo por um peixe


"O SENHOR é bondoso com todos e cuida com carinho de todas as suas criaturas". Salmos 145:9


 Objetivo:

Mostrar que Deus sempre nos perdoa quando erramos e nos arrependemos.

Recurso Utilizado:
Garrafa plástica transparente, fazer um peixe. Rolo de papel higiênico para fazer um boneco Jonas (ver em anexo).

Introdução:
Quem tem um bichinho de estimação? Como é legal! Podemos ter gatos, cachorros, passarinhos e até peixinhos. Os peixes vivem em seus aquários e devemos sempre trocar a água, pois é assim que tomam banho. Não podemos esquecer de cuidar dos nossos animais. Devemos dar banho, comida e muito carinho.

História:
Deus queria ajudar um povo que estava sendo muito desobediente, então pediu para o profeta Jonas ir até a cidade de Nínive e pregar para todas as pessoas, para que pudessem se arrepender e serem salvas. Jonas ficou com muito medo, pois aquele povo era mal e muito bravo. Naquela época as pessoas viajavam bas- tante de barco. Então Jonas foi pegar um barco para a grande viagem, mas quando chegou no porto onde estavam saindo os barcos pensou: “Não vou pegar o barco para Nínive, vou pegar o barco para outra cidade, para Társis”. Jonas pegou o barco para a direção contrária do que Deus havia falado, pois estava com medo dos Ninivitas.

No meio daquela viagem começou uma grande e forte tempestade, a tripulação resolveu jogar as cargas, as malas no mar para ver se o navio parava de mexer tanto. Mas não adiantou nada. Jonas, o desobediente, estava tirando uma soneca. O capitão do barco o acordou dizendo: “Levante-se e fale com o seu Deus, quem sabe Ele tenha piedade de nós e não morramos”. Então Jonas contou para todos que estava fugindo de Deus, e que aquela tempestade era culpa da sua desobediência. Então jogaram Jonas no mar e a tempestade parou.

Jonas estava naquele grande mar e Deus, com Seu amor enviou um grande peixe para salvar a vida de Jonas. Esse peixe tinha uma boca enorme e engoliu Jonas sem que ele se machucasse. Ele ficou três dias e três noites dentro da barriga daquele enorme peixe. Dentro daquele peixão ele se arrependeu do que tinha feito e pediu perdão a Deus. Então aquele peixe foi até a praia e cuspiu Jonas na terra. Jonas então foi correndo até a cidade de Nínive e pregou para todas aquelas pessoas, e todos se arrependeram e aceitaram Jesus como o Salvador de suas vidas.

Apelo:
Deus perdoou Jonas e os ninivitas das suas desobediências. Deus perdoa todos os nossos pecados, mas para isso precisamos nos arrepender. Quem hoje deseja pedir perdão a Deus por algum pecado?