segunda-feira, 30 de setembro de 2024

A Escola de Jesus


Vendo as multides, Jesus subiu ao monte e se assentou. Seus discípulos aproximaram-se dele, e ele começou a ensiná-los.” Mateus 5:1-2


 Objetivo:

Contar que Jesus é o nosso maior professor.

Recurso Utilizado:
Uniforme, livros e mochila. Quatro professores para falar os versos.

Introdução:
Quem gosta de ir para escola? Quando vamos para a escola arrumamos nossa mochila com os nossos livros. Porém, na escola temos pessoas especiais que são os nossos professores. Eles estão sempre nos ensinando coisas novas.

História:
Sabe qual foi o professor que teve mais alunos nesse mundo? Jesus! A escola de Jesus era cheia de alunos, vinham pessoas de todos os lugares para aprender sobre Deus. Ele dava aula nas sinagogas, nas casas e ao ar livre, pois os alunos de Jesus eram multidões de pessoas.

Um dia Jesus subiu o monte, se assentou com seus alunos e começou a ensinar (entrar os professores, ler e explicar os versos).

1o Professor: “Bem-aventurados os pobres em espírito, pois deles é o Reino dos céus. Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados”. (Mateus 5: 3-4)

2o Professor: “Bem-aventurados os humildes, pois eles receberão a terra por herança. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, pois serão satisfeitos”. (Mateus 5: 5-6)

3o Professor: “Bem-aventurados os misericordiosos, pois obterão misericórdia. Bem- aventurados os puros de coração, pois verão a Deus”. (Mateus 5: 7-8)

4o Professor: “Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus. Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o Reino dos céus”. (Mateus 5: 9-10)

Apelo:
Jesus continua sendo o nosso maior professor, deixou a Bíblia, a Sua palavra, para estudarmos todos os dias e aprendermos cada dia mais sobre Seu grande amor. Os seus ensinos são eternos. Quem deseja aprender mais através dos ensinos de Jesus?





sexta-feira, 27 de setembro de 2024

70 x 7= ?

Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quandele pecar contra mim? Até sete vezes?” Mateus 18: 21

Objetivo:

Entender que sempre devemos perdoar e amar nosso próximo.

Recurso Utilizado:
Notas de dinheiro, quadro pequeno de giz ou folhas brancas com canetas, para fazer as contas de matemática.

Introdução:
Quem gosta da matéria de matemática? Vou fazer algumas perguntas: quanto é 2-1? 5x5? Agora uma bem difícil 70x7? Isso mesmo, 490! Como é bom saber somar, dividir e multiplicar (usar o quadro ou folhas para fazer as contas).

História:
Pedro, discípulo de Jesus fez uma pergunta: “Senhor quantas vezes devo perdoar o meu irmão quando pecar contra mim? Até sete vezes?”. Naquela época, muitos achavam que podiam perdoar uma pessoa só sete vezes. Jesus respondeu com uma conta de matemática dizendo: “Até 70 x 7”. E logo Jesus começou a contar uma história.

Havia um homem que devia muito dinheiro (pegar a folha e calcular a dívida). O senhor que havia emprestado o dinheiro disse: “Preciso que pague todo o meu dinheiro!” (mostrar dinheiro). Porém, aquele homem falou: “Estou sem um real no bolso, não tenho como te pagar”. Naquela época, se a pessoa não

pagasse suas dívidas eles vendiam a família do devedor para quitar o débito. O servo implorou por mais tempo. Então aquele senhor pegou o papel com todo o valor da dívida, rasgou (rasgar a folha) e disse: “Eu te perdoo. Você não me deve mais nada!”. Uau! Aquele servo ficou muito feliz, pois o senhor teve compaixão e o perdoou.

Quando o servo estava voltando para casa, encontrou um homem que lhe devia um pouco de dinheiro (mostrar dinheiro). Porém, foi super mal-educado, pois aquele pobre homem não tinha como pagá-lo. Logo mandou prendê- lo até que sua dívida fosse paga. Nossa! Ele tinha acabado de ser perdoado, mas não fez o mesmo, ele não tinha amor pelo próximo. A notícia se espalhou e logo o senhor que tinha perdoado a dívida do servo mandou chamá- lo e disse: “Eu perdoei toda sua dívida, porque não perdoou o homem que te devia. Agora terá que me pagar tudo”.

Apelo:
Aquele servo não entendeu o que era o perdão e amor ao próximo. Não existe quantidade de vezes, o perdão de Deus por nós é diário. Então, por que muitas vezes temos tanta dificuldade de amar e perdoar um coleguinha? Devemos aprender a amar as pessoas como Jesus nos ensinou.







sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Muralhas de Jericó

O Senhor, o seu Deus, que está indo a frente de vocês, lutará por vocês, diante de seus próprios olhos, como fez no Egito.” Deuteronômio 1:30


 Objetivo:

Explicar que ao lado de Deus somos vencedores.

Recurso Utilizado:
Desbravadores para serem as muralhas, crianças para marcharem em volta. No momento que os muros caírem os desbravadores se abaixam. Caixas de papelão também podem ser utiliza- das para ser as muralhas.

Introdução:
Quem gosta de escalar? Desde pequenos subi- mos em vários lugares. Os bebês gostam de subir no sofá, algumas crianças gostam de subir em árvores, porém os desbravadores escalam altas montanhas. São guerreiros fortes de Cristo!

História:
O povo de Deus tinha feito uma grande viagem e já estavam quase chegando ao seu destino final, a terra de Canaã, o lugar prometi- do por Deus. Porém, a cidade de Jericó estava impedindo a passagem do povo. Jericó tinha muralhas muito grandes e fortes, mas Josué, que estava no comando do povo de Deus não temeu e seguiu as orientações que Deus havia lhe dado.

A cidade de Jericó estava completamente fechada, ninguém entrava e ninguém saia. Josué chamou o povo e disse que Deus havia mandado marcharem uma vez em volta das muralhas da cidade durante seis dias, e no sétimo dia deveriam marchar sete vezes e no final dar um grito.

Então Josué chamou os sacerdotes e deu todas as instruções, pois levariam a arca da aliança. À frente da arca iriam os soldados ar- mados e sete sacerdotes tocando as trombetas. Marcharam uma vez durante os seis dias, como Deus havia ordenado. O povo de Deus então chegou no sétimo dia e começou a marchar uma, duas, três, quatro, cinco, seis, e na sétima vez deram um forte grito: “Ahhh”. E sabe o que aconteceu? Aquelas muralhas foram ao chão.

Apelo:
Nós enfrentamos muitas batalhas desde quan- do nascemos, pois vivemos em um mundo de pecado. Porém, não precisamos temer, pois quando colocamos Deus a frente das nossas vidas, Ele luta por nós e somos vitoriosos. Deus quer te ajudar a derrubar suas muralhas. Quem hoje aceita ser um vencedor ao lado de Cristo?













terça-feira, 10 de setembro de 2024

Eu posso Ajudar!

“Ame o seu próximo como a si mesmo.” Lucas 10:27


 Objetivo:

Mostrar que quando ajudamos o nosso próximo somos mordomos de Cristo.

Recurso Utilizado:
Fazer duplas de crianças; no momento que falar as palavras: andando, as crianças irão andar com os dedos nas costas do colega; cavalo, elas vão bater a palma das mãos nas costas do colega; a palavra machucaram irão dar soquinhos de massagem nas costas do colegas; a palavra cuidou, fazer carinho nas costas do amigo.

Introdução:
Você já ajudou alguma pessoa com alimen- tos, roupas ou fez uma visita no hospital para alguém que estava doente? Como é bom ajudar nosso próximo!

História:
Um dia um homem que se achava muito inteligente, queria ver se Jesus sabia mesmo sobre a Bíblia e lhe fez uma pergunta: “Senhor, quem é o meu próximo?”. Então Jesus começou a contar uma história.

Um homem estava fazendo uma viagem da cidade de Jerusalém para Jericó. Estava andandoandando, de um lado para o outro em seu cavalo. O cavalo começou a correr, correr, pra chegar bem rápido. Porém existiam ladrões escondidos naquela estrada. E de repente, os ladrões foram atrás dele e machucaram suas pernas, machucaram seus braços, e levaram tudo o que ele tinha. Aquele homem estava caído no chão, dolorido e machucado.

Naquela estrada passou um sacerdote, um homem muito importante, o cuidador do templo de Deus. Sabe o que ele fez? Passou pelo o outro lado da estrada, virou os seus olhos, fez de conta que nem viu aquele homem caído e ferido. Logo em seguida veio um levita, aquele que dizia saber tudo sobre a Bíblia, a palavra de Deus. Vocês acham que ele ajudou o pobre homem? Não! Ele passou rápido olhando para frente, nem olhou para os lados para não ajudar. Mais tarde passou um samaritano. Sabia que muitos não gostavam dele? Achavam que não era uma pessoa importante. Porém, o samaritano quando viu aquele homem ferido correu até onde ele estava, deu água e limpou suas feridas. Levou aquele homem até uma pousada e pagou todas as suas despesas. Pediu para o dono da pousada continuar cuidando dele até que ficasse curado, pois voltaria para pagar o restante do dinheiro.

Apelo:
Quem foi o próximo nessa história? Sim, foi o bom samaritano. Crianças, quando ajudamos as pessoas, somos mais parecidos com Cristo Deus confiou a cada um de nós a responsabilidade de ajudar nosso irmão, nosso próximo. Quem hoje deseja ajudar alguém que precisa?




quarta-feira, 4 de setembro de 2024

Salvo por um peixe


"O SENHOR é bondoso com todos e cuida com carinho de todas as suas criaturas". Salmos 145:9


 Objetivo:

Mostrar que Deus sempre nos perdoa quando erramos e nos arrependemos.

Recurso Utilizado:
Garrafa plástica transparente, fazer um peixe. Rolo de papel higiênico para fazer um boneco Jonas (ver em anexo).

Introdução:
Quem tem um bichinho de estimação? Como é legal! Podemos ter gatos, cachorros, passarinhos e até peixinhos. Os peixes vivem em seus aquários e devemos sempre trocar a água, pois é assim que tomam banho. Não podemos esquecer de cuidar dos nossos animais. Devemos dar banho, comida e muito carinho.

História:
Deus queria ajudar um povo que estava sendo muito desobediente, então pediu para o profeta Jonas ir até a cidade de Nínive e pregar para todas as pessoas, para que pudessem se arrepender e serem salvas. Jonas ficou com muito medo, pois aquele povo era mal e muito bravo. Naquela época as pessoas viajavam bas- tante de barco. Então Jonas foi pegar um barco para a grande viagem, mas quando chegou no porto onde estavam saindo os barcos pensou: “Não vou pegar o barco para Nínive, vou pegar o barco para outra cidade, para Társis”. Jonas pegou o barco para a direção contrária do que Deus havia falado, pois estava com medo dos Ninivitas.

No meio daquela viagem começou uma grande e forte tempestade, a tripulação resolveu jogar as cargas, as malas no mar para ver se o navio parava de mexer tanto. Mas não adiantou nada. Jonas, o desobediente, estava tirando uma soneca. O capitão do barco o acordou dizendo: “Levante-se e fale com o seu Deus, quem sabe Ele tenha piedade de nós e não morramos”. Então Jonas contou para todos que estava fugindo de Deus, e que aquela tempestade era culpa da sua desobediência. Então jogaram Jonas no mar e a tempestade parou.

Jonas estava naquele grande mar e Deus, com Seu amor enviou um grande peixe para salvar a vida de Jonas. Esse peixe tinha uma boca enorme e engoliu Jonas sem que ele se machucasse. Ele ficou três dias e três noites dentro da barriga daquele enorme peixe. Dentro daquele peixão ele se arrependeu do que tinha feito e pediu perdão a Deus. Então aquele peixe foi até a praia e cuspiu Jonas na terra. Jonas então foi correndo até a cidade de Nínive e pregou para todas aquelas pessoas, e todos se arrependeram e aceitaram Jesus como o Salvador de suas vidas.

Apelo:
Deus perdoou Jonas e os ninivitas das suas desobediências. Deus perdoa todos os nossos pecados, mas para isso precisamos nos arrepender. Quem hoje deseja pedir perdão a Deus por algum pecado?