sexta-feira, 27 de setembro de 2024

70 x 7= ?

Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quandele pecar contra mim? Até sete vezes?” Mateus 18: 21

Objetivo:

Entender que sempre devemos perdoar e amar nosso próximo.

Recurso Utilizado:
Notas de dinheiro, quadro pequeno de giz ou folhas brancas com canetas, para fazer as contas de matemática.

Introdução:
Quem gosta da matéria de matemática? Vou fazer algumas perguntas: quanto é 2-1? 5x5? Agora uma bem difícil 70x7? Isso mesmo, 490! Como é bom saber somar, dividir e multiplicar (usar o quadro ou folhas para fazer as contas).

História:
Pedro, discípulo de Jesus fez uma pergunta: “Senhor quantas vezes devo perdoar o meu irmão quando pecar contra mim? Até sete vezes?”. Naquela época, muitos achavam que podiam perdoar uma pessoa só sete vezes. Jesus respondeu com uma conta de matemática dizendo: “Até 70 x 7”. E logo Jesus começou a contar uma história.

Havia um homem que devia muito dinheiro (pegar a folha e calcular a dívida). O senhor que havia emprestado o dinheiro disse: “Preciso que pague todo o meu dinheiro!” (mostrar dinheiro). Porém, aquele homem falou: “Estou sem um real no bolso, não tenho como te pagar”. Naquela época, se a pessoa não

pagasse suas dívidas eles vendiam a família do devedor para quitar o débito. O servo implorou por mais tempo. Então aquele senhor pegou o papel com todo o valor da dívida, rasgou (rasgar a folha) e disse: “Eu te perdoo. Você não me deve mais nada!”. Uau! Aquele servo ficou muito feliz, pois o senhor teve compaixão e o perdoou.

Quando o servo estava voltando para casa, encontrou um homem que lhe devia um pouco de dinheiro (mostrar dinheiro). Porém, foi super mal-educado, pois aquele pobre homem não tinha como pagá-lo. Logo mandou prendê- lo até que sua dívida fosse paga. Nossa! Ele tinha acabado de ser perdoado, mas não fez o mesmo, ele não tinha amor pelo próximo. A notícia se espalhou e logo o senhor que tinha perdoado a dívida do servo mandou chamá- lo e disse: “Eu perdoei toda sua dívida, porque não perdoou o homem que te devia. Agora terá que me pagar tudo”.

Apelo:
Aquele servo não entendeu o que era o perdão e amor ao próximo. Não existe quantidade de vezes, o perdão de Deus por nós é diário. Então, por que muitas vezes temos tanta dificuldade de amar e perdoar um coleguinha? Devemos aprender a amar as pessoas como Jesus nos ensinou.







Nenhum comentário:

Postar um comentário