quinta-feira, 5 de julho de 2018

O MENINO ENTRE OS MESTRES DE ISRAEL

“E crescia Jesus em sabedoria, estatura e graça, diante de Deus e dos homens” (Lucas 2:52).

MATERIAL CONCRETO: Faça cartazes com os seguintes cálculos: 2+2; 4+4; e as seguintes palavras: MENE MENE PARSIM TEQUEL e outro com a frase: O UNGIDO VIRÁ.

HISTÓRIA CONTEXTUALIZADA: Feliz sábado! Quem gosta de testes? Eu gosto muito de estudar e de ler, porque assim eu aprendo muitas coisas bem interessantes. Quem estuda sempre, sabe as coisas. Mas vamos ver se vocês sabem matemática. Respondam quanto dá 2+2? (Mostre o cartaz para ficar mais lúdico). Isso mesmo, são 4! Vocês são muito espertos! E agora, qual o total de 4+4? Isso mesmo! Vocês são muito bons! A resposta é 8. Agora, quero ver se me ajudam a descobrir o significado de algumas palavras. O que quer dizer: MENE MENE PARSIM TEQUEL? Ué, não sabem? Como assim? Alguém sabe dizer, pelo menos, onde estão escritas estas palavras?
Hum! Deixem-me tentar algo menos complicado, o que quer dizer: O Ungido virá? Quem é o Ungido? Onde podemos saber sobre este assunto? Vocês não sabem? E, agora?
Vou fazer outra pergunta mais fácil: Quem aqui vai à escola? Que legal! E vocês têm professores? Vocês sabiam que nos tempos de Jesus, existiam escolas, mas quem ensinava eram só homens? Isso mesmo! Eram os sacerdotes que ensinavam naquela época. E quando uma criança, especialmente, um menino não ia à escola, os sacerdotes diziam que esses não sabiam nada. Jesus, não ia à escola como os outros meninos de sua cidade. E vocês podem pensar: Que triste! Mas não! Vocês sabiam que Jesus aprendia com sua mãe, Maria? Ela ensinava tudo o que ele precisava saber.
Um dia, Jesus foi com Maria e outros amigos para Jerusalém, pois lá ia ter uma linda festa, a Páscoa. A cidade estava cheia de pessoas, e os sacerdotes estavam no templo ensinando as pessoas. Então, Jesus quis ir até lá, mas só tinha homens adultos, e o que Jesus ia fazer ali? Ah, a coisa que Ele mais gostava era aprender as Escrituras, ouvi as histórias dos profetas e falar sobre Deus. Os sacerdotes, então, começaram a fazer muitas perguntas, mas ninguém sabia responder, ninguém? Não! Jesus sabia todas as respostas e dizia onde também estavam escritas.
Os sacerdotes ficaram espantados; como aquele garotinho sabia tudo aquilo se ele nunca havia ido à escola? E continuaram a perguntar e perceberam que Jesus sabia mais coisas da Bíblia do que eles. Jesus também fez perguntas, mas os mais inteligentes daquela época não sabiam todas as coisas como Jesus. E sabe quantos anos Jesus tinha? Apenas 12 anos. Sim, aos 12 anos, Ele já sabia todas as profecias bíblicas. Crianças, aqueles que estudam a Bíblia e a conhecem são pessoas muito inteligentes e saberão as coisas mais importantes desta vida. Jesus era muito inteligente porque a Bíblia era o Seu livro preferido. Vocês também podem ser como Jesus. Querem saber o que significa O Ungido virá e MENE MENE PARSIM TEQUEL? Essa é uma tarefa para casa, e vocês, com seus pais, irão estudar a Bíblia para descobrir. A dica é que está no livro de Daniel.

APELO: Quantos querem fazer da Bíblia o seu livro favorito, assim como Jesus?

ORAÇÃO: Querido Deus, nós Te agradecemos pela Bíblia; ela me ensina sobre o Teu amor por mim e me ensina as coisas mais importantes da vida. Que ela seja sempre o meu livro favorito! Em nome de Jesus, Amém.




Nenhum comentário:

Postar um comentário