quinta-feira, 28 de junho de 2018

EMANUEL, DEUS CONOSCO

“[...]E lhe porás o nome de Jesus, porque Ele salvará o Seu povo dos pecados deles ” (Mateus 1: 21).

MATERIAL CONCRETO: Procure, com antecedência, o significado de alguns nomes das crianças de sua igreja.

HISTÓRIA CONTEXTUALIZADA: Bom dia! Que bom estarmos aqui, todos juntos para alegrarmos o nosso amado Deus! Vocês sabem o significado do seu nome? (Se alguém souber, deixe que fale). Eu gosto de saber o significado dos nomes, por exemplo: Ana quer dizer cheia de graça; Mateus é presente de Deus; Arthur é nobre; Maria significa trabalhadora; Lorrane é guerreira; Pedro é pedra; Regina é rainha. Cada nome tem um significado muito especial.
Nos tempos bíblicos, os pais escolhiam os nomes de seus filhos não apenas por acharem bonito, mas de acordo com o seu significado, porque era o que eles desejavam para seus filhos. Então, se eles escolhessem o nome Arthur era porque esperavam que seu filho fosse nobre, verdadeiro e justo.
Já era noite perto de Belém. Maria e José estavam cansados da longa viagem e já era hora de parar. Foi quando Maria com aquela enorme barriga, grávida de 9 meses, disse que as dores já estavam chegando; o bebê ia nascer.
Mas como? Eles não estavam em casa, não havia nenhum hospital por perto, nem conheciam ali nenhuma parteira e nem tinham ali as roupinhas do bebê... Como poderia ser? Mas Maria era uma mulher muito tranquila e eu penso que ela não se preocupou com esses detalhes.
Começaram a procurar um lugar para ficar, mas todos os hotéis da cidade estavam lotados. Não havia vagas, e José estava preocupado, pois queria que o bebê nascesse em um lugar tranquilo. Depois de muito tentar, um homem resolveu emprestar a estrabaria, um lugar onde dormem os animais. Um monte de animais, boi, vaca, galinha, cavalo e ovelhas. Ali, naquele lugar, bem diferente de um hospital, ou da nossa casa, Emanuel que quer dizer “Deus conosco” nasceu, e esse foi o nome escolhido pelo próprio Deus. Maria O enrolou em panos e o Seu
berço foi uma manjedoura, lugar onde se colocava a ração para os bichos.
O Filho de Deus, Jesus, Aquele que salva o povo do seu pecado, foi nosso maior presente. Ele poderia ter nascido no palácio mais perfeito deste mundo, pois tudo pertence a Deus. Mas não! O Senhor escolheu uma estrabaria, um lugar simples para nos ensinar que não importa quem você e eu somos. Ele quer habitar em nós. Deus quer ser Emanuel, Deus conosco em todos os momentos da nossa vida. Deus quer ser Emanuel, Deus conosco, em todos os lugares que formos.

APELO: Crianças, Deus nos ama, e foi por isso que enviou Jesus para nos salvar de nossos pecados. Hoje, Ele quer ser Emanuel, Deus conosco em suas vidas. Vocês desejam que Ele cuide de vocês?

ORAÇÃO: Senhor, louvamos-Te por ser Emanuel, Deus conosco! Que em toda hora e em todo lugar estejamos com o Senhor ao nosso lado! Em nome de Jesus, Amém.




Nenhum comentário:

Postar um comentário