sexta-feira, 8 de junho de 2018

A PLENITUDE DOS TEMPOS

“E irá adiante do Senhor no espírito e poder... para habilitar para o Senhor
um povo preparado” (Lucas 1:17).

MATERIAL CONCRETO: Um celular sem carga; uma bateria; um megafone ou trombeta (pode ser de plástico); um anjo.

HISTÓRIA CONTEXTUALIZADA: Vocês gostam de ficar sozinhos? Quem aqui já ficou sozinho? Não é nada legal crianças ficarem a sós. Agora, imaginem que vocês estejam sozinhos e precisem falar com sua mãe!
O que vocês precisam? Claro, um telefone, ou celular. Então, vocês correm para pegar o celular ou telefone e percebem que o telefone está sem bateria. O que faz, então? Claro, vai ter que colocar para carregar e somente quando tiver carga suficiente poderá ligar e conversar com sua mãe. Vai ter que esperar um bom tempo, não é mesmo? Isso é legal? Não! Não gostamos de esperar...
Há muito tempo, aconteceu algo muito parecido com o povo de Israel. Eles viviam desobedecendo a Deus, que falava com eles, mas eles não ouviam. Então, Deus enviou profetas, mas o povo de Israel não ouvia. Por isso, Deus resolveu tirar a carga do celular (mostrar a bateria) e escondeu num lugar que eles não conseguiam achar, assim não dava para recarregar o celular. E Deus ficou em silêncio. O povo pedia a Deus por profetas, mas Ele não mandava. Durante 500 anos o povo ficou sem nenhum profeta. Por que o Senhor fez isso? Por que queria que eles estudassem as Escrituras e ali aprendessem a vontade de Deus. Crianças, o povo ficou meio perdido
durante todo esse tempo, mas por quê? Porque eles tinham a Bíblia daquela época e não queriam estudar. Mas que povo desobediente, não é?
O tempo passou. 500 anos! Um dia, Zacarias, um sacerdote muito fiel a Deus estava no templo orando pelo povo de Israel. Ele começou a demorar-se e o povo, lá fora, ficou preocupado. O que será que está acontecendo?
Deus enviou o anjo Gabriel, o anjo mais poderoso do Céu, para dizer a Zacarias que o silêncio acabara. Deus recarregaria o celular para se comunicar com o povo. Ele enviaria um novo profeta, mais especial que qualquer outro, pois esse profeta ia anunciar o Messias. Ele andaria por todos os lados dizendo: O Messias vem vindo, Ele já está entre nós (usar o megafone ou trombeta). Ele iria preparar todas as coisas para que o povo de Israel soubesse quando Ele ia chegar. E mais, esse profeta seria filho de Zacarias e sua mulher Isabel. Que privilégio!
Zacarias já era idoso e sua esposa também. Agora, teriam um filho profeta que acabaria com o silêncio entre Deus e o povo e esse filho anunciaria que o Messias chegou. A plenitude dos tempos chegou. Viva!

APELO: Crianças, Deus quer conversar conosco, mas se somos desobedientes, não vamos conseguir ouvir a voz dEle. Nunca podemos deixar o celular de Deus sem carga. O que é o celular de Deus? A oração! Se orarmos e buscarmos fazer a vontade de Deus, sempre saberemos o caminho a seguir. E mais, se sempre acreditarmos nas palavras de Deus seremos muito mais felizes. Sejamos assim.

ORAÇÃO: Querido Deus, agradecemos porque o Senhor sempre quer ficar pertinho de nós. Que os nossos ouvidos estejam sempre abertos para ouvir a Tua voz e que sejamos obedientes e façamos sempre a Tua vontade. Em nome de Jesus, Amém.










Nenhum comentário:

Postar um comentário