quinta-feira, 7 de junho de 2018

O SERVO CEGO

“Orou Eliseu e disse: Senhor, peço-Te que lhe abras os olhos para que veja. E o Senhor abriu os olhos do moço, e ele viu que o monte estava cheio de cavalos e carros de fogo, em redor de Eliseu ” (II Reis 6:17).


MATERIAL CONCRETO: Uma faixa para vedar os olhos. Soldados com espadas de brinquedo. Um homem/ criança para ser Eliseu, uma esteira/cobertor e o servo de Eliseu. Música de guerra, se possível, quando os soldados estiverem chegando.

HISTÓRIA CONTEXTUALIZADA: Vocês gostam do escuro? A maioria de nós não gosta do escuro. E muitos até têm medo do escuro. Quando se é criança, isso é comum, mas logo passa, creiam nisso! No escuro fica mais difícil encontrar as coisas e acho que nenhum de nós se arriscaria andar de um lugar para o outro, se não estivermos vendo nada.
Eliseu foi um profeta muito especial. Ele amava a Deus e gostava de passar bastante tempo em oração, por isso, sua vida era diferente. O povo de Israel vivia em guerra; não era um tempo muito bom, mas Deus falava muitas coisas para Eliseu, até mesmo quando os sírios se preparavam para atacar Samaria. Assim, todas as vezes que os sírios apareciam para guerrear contra Samaria, o povo de Deus já sabia e se preparava para a batalha. Os sírios saíam
derrotados. Então, o rei da Síria pensou que houvesse um espião ou traidor no meio deles que contava tudo para o rei de Israel. Assim, fez uma reunião e disse que queria saber quem era o traidor. Os seus soldados lhe disseram que ninguém o traía, mas que existia um profeta, em Samaria, e que Deus lhe dizia até os pensamentos do rei.
O rei ficou furioso quando soube disso e mandou um grande exército para prender Eliseu. Já pensaram, um exército para prender apenas um homem!? Eles foram armados e quando chegaram a Samaria, era noite, o profeta e seu servo dormiam, mas com todo aquele barulho, o servo de Eliseu acordou, ficou desesperado com o que viu e começou a gritar: Acorde, Eliseu! Acorde! Os soldados vieram pegar você, o que vamos fazer? Nós vamos morrer!!! Eliseu
se levantou calmamente, olhou pela janela e viu aqueles soldados. O servo estava em desespero. Mas Eliseu lhe disse: Fique calmo! E começou a orar: (antes da oração, colocar a venda nos olhos do servo) Senhor Deus, eu sei que os que estão conosco são bem mais do que os inimigos, mas o meu servo não consegue ver isso. Por favor, Deus, tire a venda dos olhos dele para que veja que estamos protegidos (tirar a venda e entram os anjos).
Na mesma hora, os olhos do servo se abriram e ele viu milhares de anjos. Então, Eliseu orou novamente, e todos aqueles soldados agora não podiam ver. Eliseu os guiou até o rei de Samaria, e quando o rei viu todos aqueles soldados inimigos queria prendê-los; os soldados agora estavam vendo e também ficaram com medo. Mas como Eliseu era um homem de Deus, orientou o rei a dar pão e água a todos e depois, deixar que todos fossem embora em segurança. Que estanho, fazer isso com os inimigos, mas isto acontece com quem tem a vida guiada por Deus.
Os soldados voltaram para casa sem fazer nenhum mal a Eliseu e a ninguém. Todos voltaram felizes, porque o rei os havia tratado bem. Contaram toda a história para o rei da Síria. E sabe qual foi o resultado disso? Os sírios pararam de guerrear contra Israel. Que linda história, não é verdade? Que preciosas lições nós aprendemos com essa história! Primeiro, os anjos de Deus sempre estão cuidando de nós e, claro, Deus é bom, e Ele deseja que sejamos bondosos com todas as pessoas, até mesmo com aquelas que não nos fazem bem. É verdade que isso não é tão fácil, mas com Deus poderemos ser bondosos para com todos.

APELO: Quantos desejam ter a presença dos anjos e serem sempre bondosos?

ORAÇÃO: Querido Deus, agradecemos por essa linda história que fala do Teu cuidado e bondade. Que sejamos Teus servos, assim como Eliseu. Em nome de Jesus, Amém.


Nenhum comentário:

Postar um comentário