quinta-feira, 22 de novembro de 2018

O HOMEM QUE CAIU DO CAVALO


                               “[...]Saulo, Saulo, porque Me persegues? ” (Atos 9:4)


MATERIAL CONCRETO: imagem de alguém montando ou caindo do cavalo.

HISTÓRIA CONTEXTUALIZADA: Quem aqui já andou a cavalo? Deve ser muito legal saber controlar um cavalo e andar até se cansar. Mas aqueles que não sabem como controlar o cavalo devem tomar cuidado para não cair. Cair do cavalo também é uma expressão que usamos para demonstrar quão grande foi a queda.
A Bíblia conta a história de um homem que um dia caiu do cavalo e o tombo foi feio. A perseguição aos cristãos já havia começado. Os sacerdotes e príncipes judeus estavam dispostos a matar qualquer pessoa que falasse sobre Jesus. E foi assim que Saulo, um mestre em Israel perseguiu milhares de seguidores de Cristo. Ele havia estudado com os melhores mestres judeus, conhecia tudo sobre o judaísmo, vinha de uma linhagem nobre e acreditava que Jesus era um enganador e que por causa dEle, o judaísmo poderia deixar de existir.
Então, Saulo não queria apenas prender os cristãos, mas queria que todos fossem mortos. A igreja estava muito triste com isso. Eles se reuniram para pedir a Deus libertação. Saulo decidiu que teria que ir para Damasco e pediu permissão para o sacerdote que o autorizasse a trazer presas para Jerusalém, todas as pessoas que estivessem seguindo a Jesus.
E lá se foi ele em seu belo cavalo, pensando em quantos cristãos ele conseguiria prender. Mas, no meio do caminho, Saulo viu uma luz muito forte e ele caiu do cavalo.
Tentando entender o que era aquela luz, ele ouviu uma voz: Saulo, Saulo, por que me persegues? Saulo respondeu:
Quem é o Senhor? E a voz disse: Eu Sou Jesus a quem tu persegues. Mas levanta-te, entra na cidade que te dirão o que fazer. Mesmo Saulo querendo destruir os servos de Cristo, Deus tinha um plano para ele.
Sabem por que, crianças? Porque Deus vê o que não vemos, Ele vê o coração. Saulo era sincero no que acreditava e quando Jesus Se revelou a ele e lhe disse que ele estava no caminho errado, Saulo deu meia volta e voltou.
Cair do cavalo foi muito bom para Saulo, porque assim, ele deixou de ser chamado de Saulo, o perseguidor dos cristãos e, passou a ser chamado Paulo, o apóstolo de Cristo.

APELO: Deus conhece o coração e sabe quem realmente somos.

ORAÇÃO: Querido Deus, agradecemos por amar a todos e nos ensinar a amar também. Em nome de Jesus, Amém.




Nenhum comentário:

Postar um comentário