sexta-feira, 27 de dezembro de 2024

Uma Grande Viagem


Sim, venho em breve. Apocalipse 22:20


 Objetivo:

Mostrar que estamos nos preparando para ir com Jesus para o Céu.

Recurso Utilizado:
Caixa de papelão, guarda-chuva, lanterna e coroa (se possível uma para cada criança no final).

Introdução:
Quem já se mudou de casa? Quando mudamos pegamos várias caixas e nos preparamos para a mudança, colocando nossos brinquedos, livros, e fechando as caixas; então o caminhão da mudança leva tudo para a casa nova.

História:
Os Israelitas estavam fazendo uma grande viagem de mudança. Essa viagem estava sendo para uma terra chamada Canaã, porém essa mudança estava demorando muito para chegar ao seu destino final. Mas Deus pediu para que passassem pelo caminho mais longo, pois aquele povo precisava de tempo para transformar os seus corações e receber a benção da terra prometida.

Durante o caminho Deus cuidou de todas as necessidades daquele povo. Durante o dia, havia uma grande nuvem para protegê-los do calor, que era muito intenso (guarda-chuva) e durante a noite uma coluna de fogo iluminava o caminho para que ficassem quentinhos e seguros (lanterna).

Essa viagem demorou 40 anos até o povo de Israel chegar à terra prometida. Nós estamos fazendo uma grande viagem, você sabia? Esse mundo onde vivemos é só de passagem. Estamos viajando para um lugar que Jesus está preparando para cada criança. Sabe qual o nome desse lugar? O Céu! Sabe qual o dia que Jesus vai voltar? Ninguém sabe nem o dia, nem a hora, por isso sempre devemos estar preparados. A Bíblia nos fala que quando todas as pessoas conhecerem sobre Jesus, então virá o fim. Veremos Jesus voltando nas nuvens do céu, com grande poder e glória!

Apelo:
Nossa viagem tem um destino muito especial, o Céu, por isso precisamos arrumar nossas malas e pregar o evangelho; e assim receber uma coroa das mãos do próprio Cristo. Ouviremos as palavras vindas de Jesus: “Parabéns crianças! Vocês chegaram ao seu destino final, o Céu”. Quem hoje deseja estar preparado para receber essa coroa da vida?




Natal Estrelado


Glria a Deus nas alturas, e paz na terra aos homens". Lucas 2.14


Objetivo:

Apresentar o real sentido do Natal, que é o nascimento de Jesus.

Recurso Utilizado:
Anjo (adulto ou criança maior), lanterna, estrelas pequenas de papel coladas em palitos e uma estrela maior. Escolher crianças para segurarem as estrelas de acordo com o personagem. No final, entregar uma estrela para cada criança.

Introdução:
Quem gosta de olhar as estrelas no céu? As estrelas têm uma luz própria bem forte e durante a noite podemos ver essa luz brilhando (usar a lanterna).

História:
A Bíblia nos conta uma história, que uma estrela apareceu com uma luz que iluminou toda a Terra. Maria era uma mulher que onde ia levava a luz de Deus para todas as pessoas (lanterna). Ela foi escolhida por Deus para ser a mãe de Jesus, pois influenciava as pessoas a verem a luz de Deus através da sua vida (uma estrela representando).

José era um homem que trabalhava bastante, era um carpinteiro, fazia mesas e cadeiras; e tudo que José fazia era bem-feito, mas o principal na vida de José era o seu grande amor por Deus. Ele levava essa luz de Deus por onde passava (uma estrela).

Um dia, uma luz maior entrou em suas vidas, um anjo chamado Gabriel foi enviado pelo próprio Deus dizendo que haviam sido escolhidos para realizar uma grande obra aqui na Terra; a obra de serem os pais do Messias, o bebê da promessa. Então fizeram uma grande viagem para cidade de Belém. Quando chegaram, não havia hotel para se hospedarem, então ficaram em um local bem simples onde havia alguns animais. Maria estava com a barriga bem grande. Jesus nasceu no meio dos animaizinhos e foi colocado em uma manjedoura.

Nessa noite o céu estava lindo, todo estre- lado, no entanto, havia uma estrela diferente, maior e com uma luz sem igual. Os pastores foram avisados pelo anjo que Jesus havia nascido e, imediatamente, eles foram visitar o menino Jesus (estrelas representando os pastores). Os três Reis Magos viram aquela grande estrela no oriente e começaram a segui-la, pois sabiam da chegada do Messias (estrelas). Eles levaram presentes e todos ficaram felizes em poder conhecer Aquele que veio salvar cada um de nós.

Apelo:
O nascimento de Jesus nos mostra que Ele é a estrela maior, que Seu brilho iluminou todo mundo. Nós somos estrelas que podem levar a luz do menino Jesus aonde formos (entregar uma estrela para cada criança). Neste Natal, que você possa através da sua vida, influenciar pessoas para verem o amor de Cristo através de você. Quem deseja ser a luz de Jesus?







sábado, 14 de dezembro de 2024

O Verdadeiro Rei


Bendito é o rei que vem em nome do Senhor!
Paz no céu e glória nas alturas!” Lucas 19:38


 Objetivo:

Mostrar que o verdadeiro Rei é Cristo Jesus.

Recurso Utilizado:
Coroa, folhas de palmeiras e uma roupa ou túnica.

Introdução:
Você já viu um rei em algum desenho? Os reis usam uma coroa bem bonita e são pessoas muito importantes. Em alguns países, existem reis e rainhas. Eles cuidam das pessoas desses países.

História:
Jesus estava viajando para a cidade de Jerusalém e quando Ele e os discípulos chegaram perto do monte das oliveiras, Jesus parou perto de um local onde existia um povoado, chamou dois discípulos e disse: “Amigos, Eu preciso que entrem nesse povoado e quando vocês entrarem vão ver um jumentinho amarrado, ninguém nunca montou nele. Preciso que o peguem e tragam para mim. Falem para o dono que Eu vou pegar emprestado, mas vou devolver”. E foi assim que os discípulos fizeram e voltaram até Jesus com o jumentinho.

Jesus precisava daquele animal, pois iria entrar na cidade de Jerusalém de uma forma triunfal como o verdadeiro rei, o Messias. Jesus subiu no jumentinho e começou a entrar em Jerusalém, as pessoas correram pegaram suas vestes e jogaram no chão para Jesus passar, cortaram folhas de palmeiras e gritavam: “Hosana! Hosana! O nosso Rei!”.

Jesus entrou na cidade de Jerusalém para poder salvar aquelas pessoas. Elas precisavam entender que o verdadeiro reinado de Jesus não era aqui nessa Terra. As pessoas foram até o encontro de Jesus, porém precisavam en- tender que o Rei do mundo havia vindo, para salvar a cada um desse mundo de pecado.

Apelo:
Cada dia precisamos deixar o verdadeiro Rei do mundo, que é Jesus, entrar em nossas vidas para nos salvar. Precisamos ler mais a Bíblia e estudar a lição da escola sabatina para entendermos que só Ele pode nos salvar. Quem hoje deseja estar com o verdadeiro Rei, Jesus?





page54image904154400

quinta-feira, 5 de dezembro de 2024

Doando e Recebendo

“Quem é generoso será abençoado, pois reparte

o seu pão com o pobre.” Provérbios 22:9



 Objetivo:

Explicar que quando doamos somos abençoados.

Recursos Utilizados:  

Bolsa com roupas e alimentos.

Introdução:
Quem já separou roupas, brinquedos e alimentos para doar para uma pessoa que precisa? Alguém já doou dinheiro para alguém pagar uma conta de água? Existem muitas pessoas generosas que ajudam o próximo, quando estão com alguma necessidade.

História:
Na cidade de Jope havia uma mulher muito generosa e fiel a Deus. Essa mulher se chamava Dorcas, ela fazia muitas coisas boas para as pessoas daquela cidade. Ela sabia costurar, então fazia vestidos para as mulheres e crianças. Fazia comida bem gostosa e dava para as pessoas que não tinham o que comer. Separava dinheiro para dar esmolas as pessoas que precisavam. O coração de Dorcas era muito bondoso, por isso não queria guardar os seus bens para si, sabia que tudo o que tinha vinha de Deus. Era fiel a Deus em tudo na sua vida.

Um dia ela ficou muito doente, foi a vários médicos e nada adiantou. Foi piorando e acabou morrendo. As pessoas daquela cidade ficaram muito tristes, pois Dorcas era muito querida por todos. Alguns homens ficaram sabendo que Pedro, discípulo de Jesus, estava em uma cidade chamada Lida que ficava perto de Jope e dois homens foram até Pedro e o trouxeram para ver Dorcas.

Quando Pedro chegou na casa onde Dorcas estava, ele viu muitas pessoas tristes chorando. Alguns mostravam as roupas, os vestidos que Dorcas havia feito. Então Pedro subiu no quarto do andar superior onde Dorcas estava, pediu para que todas as pessoas saíssem do quarto, se ajoelhou, orou e disse: “Levante-se”. Dorcas então abriu os seus olhos, viu Pedro, e logo se levantou. Todas as pessoas da cidade de Jope ficaram sabendo do grande milagre na vida de Dorcas.

Apelo:
Deus cuida e abençoa os Seus filhos. Quando doamos, recebemos muito mais de Deus. Dorcas nos deixou um grande exemplo, o de que precisamos ajudar as pessoas que estão a nossa volta. Vamos orar e pedir que Deus nos abençoe, para que a cada dia possamos ajudar a quem precisa.






domingo, 24 de novembro de 2024

Atravessando o Mar

Não tenham medo. Fiquem firmes e vejam o livramento
que o Senhor trará hoje.” Êxodo 14:13



 Objetivo:

Mostrar que quando estamos com medo, temos um Deus que pode nos ajudar.

Recurso Utilizado:
Pessoas para serem os egípcios. Crianças serão o povo de Deus e as pessoas da igreja serão o mar vermelho.

Introdução:
Caminhar é muito bom! Quem já fez uma cami- nhada com os aventureiros e desbravadores sabe como é divertido fazer uma trilha. Colocamos o nosso tênis e saímos para uma grande aventura. No entanto, existem pessoas que fazem longas caminhadas, muitas vezes demoram dias e até meses para chegarem ao seu destino final.

História:
O povo de Deus saiu da terra do Egito, onde eram escravos, e estavam fazendo uma grande caminhada para uma terra chamada Canaã. Deus havia feito a promessa que os levaria em segurança para essa terra tão especial. Eles lutaram muito para poder sair do Egito, porém, depois que o Faraó liberou a saída do povo de Israel, ele se arrependeu.

O Faraó mandou chamar seu exército, seus homens, e prepararem as carruagens, seus carros de guerra. Haviam 600 carros de guerra, cada um com um oficial no comando. Os egípcios conseguiram alcançar os israelitas e quando o povo de Deus viu tantos carros de guerra chagando, ficaram amedrontados, correram até Moisés o libertador do povo de Deus e disseram: “Você nos trouxe do Egito para morrermos aqui?”. Porém, Moisés disse: “Não fiquem com medo, se acalmem Deus vai nos livrar dos egípcios”.

O povo olhou para trás e viu os egípcios, olhou para frente e viu o mar. Os israelitas então começaram a andar em direção ao Mar Vermelho. O anjo do Senhor que ia à frente dos israelitas foi para trás para protegê-los. A grande nuvem que ia à frente desta vez foi para trás, trazendo luz para os israelitas e escuridão para os egípcios.

Deus já havia dado todas as instruções para Moisés. Ele levantou os braços e estendeu sua mão sobre o Mar, então o Mar se abriu formando uma coluna de água do lado direito e outra do lado esquerdo. O medo daquele povo passou e começaram a caminhar em terra firme por dentro do mar, porém quando os egípcios foram passar, o mar se fechou.

Apelo:
Que caminhada incrível! Deus hoje está junto conosco na nossa jornada. Muitas vezes ficamos com medo de muitas situações, de dormir sozinhos, de tirar uma nota ruim na prova ou de algum colega na escola. Porém, Deus quer caminhar juntinho conosco e nos mostrar que não precisamos ter medo. Que devemos pedir a Sua ajuda e procurar pessoas ao nosso lado que possam nos ajudar nessa caminhada, como Moisés. Quem deseja entregar seus medos nas mãos de Jesus?





page52image3000760352

quinta-feira, 21 de novembro de 2024

Quem está me Chamando?


  Então o Senhor chamou Samuel.  Samuel respondeu: "Estou aqui".


 Objetivo:

Enfatizar que Deus chama cada criança para Sua obra.

Recurso Utilizado:

Travesseiro, lençol e um ursinho.

Introdução:
Muitas crianças gostam de dormir na sua cama, mas outras correm para a cama da mamãe à noite. Algumas crianças pegam seu travesseiro, ursinho e dormem a noite toda sozinhos. Quando levantam arrumam a cama, dobram os lençóis e fica tudo bem bonito e organizado.

História:
Havia um menino que gostava muito de organizar suas coisas. Acordava cedo, logo arrumava sua cama, escova seus dentes, fazia seu culto e ia ajudar em sua casa. Ele morava em uma casa diferente, era no Templo, na igreja. Seu nome era Samuel. Haviam muitas coisas para o pequeno Samuel ajudar e ele sempre estava disposto.

A igreja era a casa de Samuel, ele ajudava a varrer o pátio, limpar os castiçais e arrumar o que o sacerdote Eli precisava. Samuel era bem obediente ao sacerdote. Assim, na hora que Eli pedia para Samuel se arrumar e dormir, ele ia bem rapidinho. Um dia Samuelzinho foi dormir, foi até sua cama, se cobriu, arrumou seu traves- seiro e pegou no sono bem rapidinho.

Samuel dormia no seu quartinho sozinho. Porém, ele estava dormindo e ouviu uma voz chamando: “Samuel, Samuel”. Ele levantou, viu que ainda não era dia. E pensou: “O sacerdote Eli está precisando de mim”.Foi até Eli e falou: “Oi sacerdote o senhor me chamou?”. Porém, Eli não havia chamado Samuel e pediu para que ele voltasse a dormir. Ele ouviu essa voz uma, duas, três vezes, e ele foi todas as vezes até o sacerdote. Porém na última vez Eli disse: “Samuel, quando ouvir a voz outra vez, responda: “Fala Senhor, pois o teu servo está ouvindo”. Deus então falou no ouvido de Samuel várias vezes, ele obedeceu ao Senhor e se tornou um profeta de Deus.

Apelo:
Deus também fala conosco todos os dias através da natureza, do estudo da Bíblia e das pessoas. Como é bom saber que Deus usa as crianças. Deus está te chamando hoje para ser um servo fiel como foi Samuel. Vamos orar e pedir para podermos servir mais a Deus a cada dia.





 page51image2162516128 page51image2162516448


terça-feira, 12 de novembro de 2024

Sou Fiel


Tragam o dízimo todo ao depsito do templo, para que haja alimento em minha casa. Ponham-me à prova, diz o Senhor dos Exércitos, e vejam se não vou abrir as comportas dos céus e derramar sobre vocês tantas bençãos que nem terão onde guardá-las.” Malaquias 3:10


 Objetivo:

Mostrar que devemos doar nossos dízimos e ofertas.

Recurso Utilizado:
Prato e talheres. Cestinho com cinco pães e dois peixinhos.

Introdução:
Quem gosta de compartilhar seu lanche na escola? Quando você vai almoçar na sua casa você coloca no seu prato bastante ou pouca comida?

História:
Em todos os lugares onde Jesus passava, havia grandes multidões seguindo-O. As pes- soas viram Jesus entrando num barco, indo à margem do mar da Galileia. Muitas pessoas correram a pé de várias cidades para poder vê-Lo. Quando Jesus saiu do barco e viu todas aquelas pessoas, se compadeceu e começou a ensinar sobre o amor de Deus e curar os doentes. Já estava tarde, aquelas pessoas começaram a sentir fome e disseram: “Queremos comer!”. Mas não tinham alimentos. Muitos saíram correndo para ver Jesus e não conseguiram fazer sua lancheira, outros nem tinham alimentos para levar, mas o importante para aquelas pessoas era estar com Jesus.

Jesus pediu para os discípulos darem comida ao povo, porém eles disseram: “Não temos dinheiro e o supermercado é muito longe!”.

Mas havia um garotinho que estava preparado em meio a toda aquela multidão. Ele tinha cinco pães e dois peixinhos. Sabe o que aconteceu? Você acha que ele escondeu o seu lanche? Ou doou metade do que tinha? Não! Aquele garotinho deu tudo o que tinha para Jesus. Então Jesus olhou para aquela multidão faminta e fez uma oração poderosa. Um grande milagre aconteceu, aqueles cinco pães e dois peixinhos se multiplicaram e alimentaram cinco mil homens, fora crianças e mulheres, e sobraram 12 cestos cheios de alimento. Aquele garotinho doou e recebeu muito mais do que tinha. Levou sua cestinha cheia para casa.

Você tem seu dízimo e sua oferta prepara- do para levar para igreja ou acaba esquecendo? Sabe o que é dízimo? Dízimo é uma parte do nosso dinheiro que não é nossa, mas de Deus. O dízimo é a nossa fidelidade a Deus. Devemos dar dez por cento do que ganhamos ao Senhor. Se ganha dez reais o dízimo é um real e os nove reais são seus. A oferta é a nossa gratidão, devemos dar o que nosso coração desejar.

Apelo:
Quando doamos nossos dízimos e ofertas somos muito abençoados, como aquele garotinho. Ele recebeu muito mais do que deu. Deus sempre nos abençoa quando somos fiéis a Ele. Quem deseja ser fiel nos dízimos e nas ofertas? Amém!




sexta-feira, 8 de novembro de 2024

Panela Cheia

 “Elizeu perguntou-lhe: ‘Como posso ajudá-la?

Diga-me, o que você tem em casa?’.” 2 Reis 4:2


Objetivo:

Enfatizar que tudo que temos vem do Senhor.

Recurso Utilizado:
Vidro de azeite, panelas ou vasilhas.

Introdução:
Quem gosta de lavar louça? Que legal! Você ajuda sua mãe! Quando temos muitos pratos, vasilhas e garfos para lavar, devemos organizar tudo em seus lugares, pois logo vamos utilizar novamente para cozinharmos nossa comida e ficarmos com a panela cheia.

História:
Havia uma mulher que deixava sua casinha toda arrumada. Mas um dia ela foi até suas panelas e não tinha nada para comer, foi até o seu armário e toda comida havia acabado. Ela era viúva e tinha dois filhinhos, sua vida estava muito difícil.

Elizeu era um profeta de Deus, então a viúva foi até ele pois estava com um enorme problema. Sabe qual? Seu marido havia deixado uma dívida e ela não tinha condições para pagar, sua carteira não tinha um real. O pior era que naquela época, se as pessoas não pagassem suas dívidas, os seus filhos poderiam ser levados como escravos.

Elizeu perguntou então o que tinha em casa. Coitada! Então ela respondeu: “Eu não tenho nada, só um pouquinho de azeite”. Elizeu pediu para que ela fosse para casa, pedisse vasilhas emprestadas aos seus vizinhos, fechasse a porta e derramasse o azeite nas vasilhas. Depois de pegar várias vasilhas emprestadas ela fez como o profeta havia falado. Então começou a derramar o pouquinho do azeite que tinha na primeira vasilha, e aquela vasilha se encheu completamente. Mas não parou por aí, encheu uma, duas, três, quatro, cinco, seis, sete... e ela dizia aos seus filhos: “Tragam mais vasilhas!”. Porém chegou um momento em que acabaram as vasilhas. Uau! Que milagre! Aquela viúva vendeu todo o azeite, pagou suas dívidas e sobrou dinheiro para comprar bastante comida para sua casa.

Apelo:
Deus supre nossas necessidades e tudo que temos vem das mãos dEle. Aquela viúva confiou e recebeu muitas bençãos. Vamos orar para que possamos entregar tudo o que somos e temos ao Senhor?




quarta-feira, 30 de outubro de 2024

Recebendo um Profeta

 

“Quem recebe um profeta, porque ele é profeta, receber a recompensa de profeta, e quem recebe um justo, porque ele é justo, receberá a recompensa de justo.” Mateus 10:41


Objetivo:

Ensinar o que é um profeta e mostrar que devemos ser hospitaleiros.

Recurso Utilizado:
Tijolos e livros do Espírito de Profecia.

Introdução:
Existem muitas profissões. Vamos falar de algumas? Escritor (mostrar os livros), padeiro, cabeleireiro, enfermeiro, engenheiro e pedreiro. As profissões que usam os tijolos para construir nossas casas são bem importantes, pois é o local onde moramos.

História:
A palavra de Deus fala que existia um profeta de Deus chamado Eliseu. Um profeta é um homem escolhido por Deus para deixar mensagens para o Seu povo. É um representante de Deus aqui na Terra. Quando um profeta falava era como se Deus estivesse falando. Existiram vários profetas, temos uma profetiza que deixou vários livros importantes para que possamos entender mais a Bíblia, se chama Ellen White.

Eliseu foi pregar em uma cidade chamada Suném, onde morava uma mulher bondosa que sempre o convidava para ficar hospedado em sua casa. A Sunamita sempre recebia o profeta com muita alegria, porém um dia disse ao seu esposo: “Precisamos construir um quarto para o profeta de Deus”. Como tinham bastante dinheiro, planejaram a construção de um quarto em cima da casa, no primeiro andar.

Começaram então aquela construção colocando um tijolo em cima do outro. Eles pegaram os tijolos e foram colocando amor a Deus, confiança no Senhor e muita gratidão pelas bençãos sobre aquela família. A Sunamita construiu aquele quarto sobre alicerces firmes. Ela foi generosa com Eliseu e por isso foi muito abençoada por Deus.

Apelo:
Hoje também podemos construir alicerces firmes como a Sunamita e sermos generosos com as pessoas. Devemos a cada dia estar com a nossa mente e coração focados na palavra de Deus e no Seu amor.













quarta-feira, 23 de outubro de 2024

Quebra-cabeça da Criação


“O Senhor Deus perguntou então à mulher: ‘Que foi quvocê fez?’. Respondeu a mulher: ‘A serpente me enganou, e eu comi’.” Gênesis 3:13


Objetivo:
Mostrar que mesmo quando erramos, temos a certeza do perdão de Deus.

Recurso Utilizado:

Um quebra-cabeça.

Introdução:
Você já fez algo errado e ficou preocupado se alguém iria descobrir? Andou escondido de bicicleta na rua e quando a mamãe chegou e perguntou: “O que você fez?”. Você falou a verdade ou mentiu?

História:
Deus fez um mundo perfeito para que o homem e a mulher pudessem morar, era um lugar incrível. O nosso mundo foi feito como um enorme quebra-cabeça (pegar as peças e ir montando). Deus fez a luz, as águas, os céus, as plantas, os grandes luminares e os animais. Ele foi montando peça por peça, porém no sexto dia, quando criou praticamente tudo, estava fal- tando algo muito especial, a última peça, Adão e Eva. Eles foram criados de maneira especial, a imagem e semelhança de Deus.

O Jardim do Éden era a casa de Adão e Eva, lá eles tinham tudo o que precisavam. Deus pediu para que sempre andassem juntinhos e não comessem do fruto de uma árvore, que se chamava árvore do conhecimento do bem e do mal.

Mas Adão e Eva desobedeceram, saíram de perto um do outro e comeram do fruto proi- bido. Essa desobediência trouxe consequências terríveis para o planeta Terra. O quebra-cabeça que estava perfeito foi desfeito, foi todo bagun- çado. Deus então perguntou para Eva: “O que você fez?”. Ela ficou arrumando desculpas para o seu erro. Adão e Eva erraram e trouxeram o pecado para a Terra.

Deus é tão grandioso e maravilhoso que fez um plano muito especial chamado plano da Redenção. Sabe o que é? Ele pegou peça por peça desse quebra-cabeça e foi montando outra vez. A última peça foi a principal, a vinda de Jesus aqui na Terra, para nos resgatar desse mundo de pecado.

Apelo:
Quando fazemos algo de errado precisamos nos arrepender e pedir perdão. Jesus veio aqui na Terra para livrar cada pessoa desse mundo de pecado. O nosso quebra-cabeça foi montado pelas mãos do próprio Cristo. Quem hoje deseja ser mais obediente a Deus?









quinta-feira, 17 de outubro de 2024

Verdadeiro Pastor

Cada um exerça o dom que recebeu para servir os outrosadministrando fielmente a graça de Deus em suas múltiplas formas.” I Pedro 4:10 


Objetivo:

Mostrar que Deus deu dons diferentes a cada pessoa.

Recurso Utilizado:
Bíblia, estudos bíblicos, folhetos, microfone, alimentos e roupas.

Introdução:
Quem aqui já recebeu um estudo bíblico? Agora, quem já deu um estudo bíblico para uma pessoa? Existem muitas formas de falar de Jesus.

História:
Jesus desde pequeno ajudava as pessoas; foi crescendo e cumprindo cada vez Seu propósito aqui na Terra. Ele começou a pregar para as pes- soas dizendo: “Arrependam-se, pois o reino dos céus está próximo”. Porém, Jesus chamou pes- soas especiais para poder ajudar a falar e a pregar essa mensagem, que foram os discípulos.

Jesus pregava, curava, ajudava as pessoas que estavam sofrendo. Os discípulos também ajudavam as pessoas, cada um com seu dom. Dom é quando temos habilidade de fazer algo muito bem, é um presente de Deus. Muitos tem o dom de pregar, outros de cantar e outros de ajudar as pessoas. Jesus é o verdadeiro pastor. Ele ajudava cada pessoa a descobrir em que podia servir; Ele orientava qual seria o dom dos discípulos. Os discípulos ficavam feliz, pois o verdadeiro pastor estava ao lado deles, ajudando-os em cada momento.

Multidões seguiam a Jesus, pois Ele pregava nas sinagogas, curava as enfermidades e doenças entre o povo. Nós devemos seguir o exemplo de Jesus e Seus discípulos. Eles usavam os seus dons todos os dias para ajudar as pessoas a es- tarem mais perto de Deus. Já descobriu qual é o seu dom e como pode ajudar as pessoas? Para encontrar o seu dom, veja o que gosta muito de fazer e faz com facilidade e amor. Se gosta de conversar com as pessoas, seu dom pode ser de pregar. Se gosta de cantar debaixo do chuveiro, seu dom pode ser louvar.

Hoje é um dia muito especial; dia do Pastor e das Vocações Ministeriais. Assim como Jesus chamou os discípulos, Ele chama até hoje pessoas especiais para entregarem sua vida para o ministério de Deus. Os pastores trabalham exclusivamente para levar o evangelho às pessoas que ainda não conhecem. Usam seus dons para apressar a volta de Cristo aqui na Terra pela segunda vez.

Apelo:
Você quer também ajudar a apressar a volta de Cristo Jesus com os seus dons? Você pode dar um estudo bíblico a um coleguinha, cantar na igreja, doar alimentos ou fazer uma sopa com a mamãe e doar aos moradores de rua. Use o seu dom, como os pastores usam, para apressar a vinda de Jesus. Hoje vamos orar pelos nossos pastores e pelos dons de cada criança.




terça-feira, 15 de outubro de 2024

Qual sua Emoção?

“Porque vivemos por fé, e não por que vemos.  2 Coríntios 5:7

Objetivo:

Apresentar nossas emoções ao Senhor.

Recurso Utilizador:

Rostinho de emoji: triste, amoroso, choroso e alegre. Utilizar durante a história.

Introdução:

As emoções são os sentimentos que estão den- tro do nosso coração. E o nosso comportamento está relacionado às nossas emoções. Quando você está feliz o seu corpo dá pulos de alegria (emoji), quando está triste e magoado você chora (emoji).

História:

Havia um homem chamado Jairo que estava triste (emoji), seu coração estava tão preocupado que ele chorou (emoji) várias vezes. Sabe o que aconteceu? Sua filhinha estava muito doente, ela já havia ido em vários médicos, tomado todos os remédios, mas não adiantava nada. Jairo era uma pessoa muito importante, o chefe da sinagoga, mas ninguém conseguiu ajudá-lo.

Jairo queria ajudar sua filhinha, que estava deitada em uma cama e não levantava. Então ele foi até Jesus, pois tinha certeza que somente Jesus poderia curá-la. Quando Jairo viu Jesus, se ajoelhou aos Seus pés com o rostinho triste (emoji) e disse: “Senhor, eu preciso da sua ajuda, minha filhinha tem somente doze aninhos e está muito doentinha, só o Senhor pode curá-la”. Jesus, com olhar de amor (emoji) respondeu: “Não se preocupe Jairo, vamos até sua filha!”. Mas enquanto Jesus estava no meio da multidão, indo para casa de Jairo, chegou a terrível notícia que sua filhinha havia morrido. Jairo então ficou muito triste (emoji), porém Jesus com Seu olhar de amor (emoji) disse: “Calma Jairo tenha fé, vai dar tudo certo!”.

Quando Jesus chegou à casa de Jairo ha- viam muitas pessoas chorando (emoji). Porém, o poder de Deus é grandioso, maior que a morte. Jesus com todo Seu poder, pegou na mão da menininha e disse: “Levante-se menina!”. Naquele exato momento a menina se levantou. Todos ficaram muito alegres (emoji), pois aquela menina havia ressuscitado. Glórias a Deus!

Apelo:
Muitas vezes passamos por muitas emoções, ficamos tristes, com medo e até choramos, como Jairo. Porém, Deus cuida dos seus sentimentos, Ele pode tirar todos os sentimentos ruins e transformar em alegria (emoji). Devemos pedir e confiar no poder de Deus, pois somente Ele pode nos ajudar quando nossos problemas parecerem impossíveis. Quem deseja deixar Jesus cuidar das suas emoções?









segunda-feira, 30 de setembro de 2024

A Escola de Jesus


Vendo as multides, Jesus subiu ao monte e se assentou. Seus discípulos aproximaram-se dele, e ele começou a ensiná-los.” Mateus 5:1-2


 Objetivo:

Contar que Jesus é o nosso maior professor.

Recurso Utilizado:
Uniforme, livros e mochila. Quatro professores para falar os versos.

Introdução:
Quem gosta de ir para escola? Quando vamos para a escola arrumamos nossa mochila com os nossos livros. Porém, na escola temos pessoas especiais que são os nossos professores. Eles estão sempre nos ensinando coisas novas.

História:
Sabe qual foi o professor que teve mais alunos nesse mundo? Jesus! A escola de Jesus era cheia de alunos, vinham pessoas de todos os lugares para aprender sobre Deus. Ele dava aula nas sinagogas, nas casas e ao ar livre, pois os alunos de Jesus eram multidões de pessoas.

Um dia Jesus subiu o monte, se assentou com seus alunos e começou a ensinar (entrar os professores, ler e explicar os versos).

1o Professor: “Bem-aventurados os pobres em espírito, pois deles é o Reino dos céus. Bem-aventurados os que choram, pois serão consolados”. (Mateus 5: 3-4)

2o Professor: “Bem-aventurados os humildes, pois eles receberão a terra por herança. Bem-aventurados os que têm fome e sede de justiça, pois serão satisfeitos”. (Mateus 5: 5-6)

3o Professor: “Bem-aventurados os misericordiosos, pois obterão misericórdia. Bem- aventurados os puros de coração, pois verão a Deus”. (Mateus 5: 7-8)

4o Professor: “Bem-aventurados os pacificadores, pois serão chamados filhos de Deus. Bem-aventurados os perseguidos por causa da justiça, pois deles é o Reino dos céus”. (Mateus 5: 9-10)

Apelo:
Jesus continua sendo o nosso maior professor, deixou a Bíblia, a Sua palavra, para estudarmos todos os dias e aprendermos cada dia mais sobre Seu grande amor. Os seus ensinos são eternos. Quem deseja aprender mais através dos ensinos de Jesus?





sexta-feira, 27 de setembro de 2024

70 x 7= ?

Senhor, quantas vezes deverei perdoar a meu irmão quandele pecar contra mim? Até sete vezes?” Mateus 18: 21

Objetivo:

Entender que sempre devemos perdoar e amar nosso próximo.

Recurso Utilizado:
Notas de dinheiro, quadro pequeno de giz ou folhas brancas com canetas, para fazer as contas de matemática.

Introdução:
Quem gosta da matéria de matemática? Vou fazer algumas perguntas: quanto é 2-1? 5x5? Agora uma bem difícil 70x7? Isso mesmo, 490! Como é bom saber somar, dividir e multiplicar (usar o quadro ou folhas para fazer as contas).

História:
Pedro, discípulo de Jesus fez uma pergunta: “Senhor quantas vezes devo perdoar o meu irmão quando pecar contra mim? Até sete vezes?”. Naquela época, muitos achavam que podiam perdoar uma pessoa só sete vezes. Jesus respondeu com uma conta de matemática dizendo: “Até 70 x 7”. E logo Jesus começou a contar uma história.

Havia um homem que devia muito dinheiro (pegar a folha e calcular a dívida). O senhor que havia emprestado o dinheiro disse: “Preciso que pague todo o meu dinheiro!” (mostrar dinheiro). Porém, aquele homem falou: “Estou sem um real no bolso, não tenho como te pagar”. Naquela época, se a pessoa não

pagasse suas dívidas eles vendiam a família do devedor para quitar o débito. O servo implorou por mais tempo. Então aquele senhor pegou o papel com todo o valor da dívida, rasgou (rasgar a folha) e disse: “Eu te perdoo. Você não me deve mais nada!”. Uau! Aquele servo ficou muito feliz, pois o senhor teve compaixão e o perdoou.

Quando o servo estava voltando para casa, encontrou um homem que lhe devia um pouco de dinheiro (mostrar dinheiro). Porém, foi super mal-educado, pois aquele pobre homem não tinha como pagá-lo. Logo mandou prendê- lo até que sua dívida fosse paga. Nossa! Ele tinha acabado de ser perdoado, mas não fez o mesmo, ele não tinha amor pelo próximo. A notícia se espalhou e logo o senhor que tinha perdoado a dívida do servo mandou chamá- lo e disse: “Eu perdoei toda sua dívida, porque não perdoou o homem que te devia. Agora terá que me pagar tudo”.

Apelo:
Aquele servo não entendeu o que era o perdão e amor ao próximo. Não existe quantidade de vezes, o perdão de Deus por nós é diário. Então, por que muitas vezes temos tanta dificuldade de amar e perdoar um coleguinha? Devemos aprender a amar as pessoas como Jesus nos ensinou.







sexta-feira, 20 de setembro de 2024

Muralhas de Jericó

O Senhor, o seu Deus, que está indo a frente de vocês, lutará por vocês, diante de seus próprios olhos, como fez no Egito.” Deuteronômio 1:30


 Objetivo:

Explicar que ao lado de Deus somos vencedores.

Recurso Utilizado:
Desbravadores para serem as muralhas, crianças para marcharem em volta. No momento que os muros caírem os desbravadores se abaixam. Caixas de papelão também podem ser utiliza- das para ser as muralhas.

Introdução:
Quem gosta de escalar? Desde pequenos subi- mos em vários lugares. Os bebês gostam de subir no sofá, algumas crianças gostam de subir em árvores, porém os desbravadores escalam altas montanhas. São guerreiros fortes de Cristo!

História:
O povo de Deus tinha feito uma grande viagem e já estavam quase chegando ao seu destino final, a terra de Canaã, o lugar prometi- do por Deus. Porém, a cidade de Jericó estava impedindo a passagem do povo. Jericó tinha muralhas muito grandes e fortes, mas Josué, que estava no comando do povo de Deus não temeu e seguiu as orientações que Deus havia lhe dado.

A cidade de Jericó estava completamente fechada, ninguém entrava e ninguém saia. Josué chamou o povo e disse que Deus havia mandado marcharem uma vez em volta das muralhas da cidade durante seis dias, e no sétimo dia deveriam marchar sete vezes e no final dar um grito.

Então Josué chamou os sacerdotes e deu todas as instruções, pois levariam a arca da aliança. À frente da arca iriam os soldados ar- mados e sete sacerdotes tocando as trombetas. Marcharam uma vez durante os seis dias, como Deus havia ordenado. O povo de Deus então chegou no sétimo dia e começou a marchar uma, duas, três, quatro, cinco, seis, e na sétima vez deram um forte grito: “Ahhh”. E sabe o que aconteceu? Aquelas muralhas foram ao chão.

Apelo:
Nós enfrentamos muitas batalhas desde quan- do nascemos, pois vivemos em um mundo de pecado. Porém, não precisamos temer, pois quando colocamos Deus a frente das nossas vidas, Ele luta por nós e somos vitoriosos. Deus quer te ajudar a derrubar suas muralhas. Quem hoje aceita ser um vencedor ao lado de Cristo?













terça-feira, 10 de setembro de 2024

Eu posso Ajudar!

“Ame o seu próximo como a si mesmo.” Lucas 10:27


 Objetivo:

Mostrar que quando ajudamos o nosso próximo somos mordomos de Cristo.

Recurso Utilizado:
Fazer duplas de crianças; no momento que falar as palavras: andando, as crianças irão andar com os dedos nas costas do colega; cavalo, elas vão bater a palma das mãos nas costas do colega; a palavra machucaram irão dar soquinhos de massagem nas costas do colegas; a palavra cuidou, fazer carinho nas costas do amigo.

Introdução:
Você já ajudou alguma pessoa com alimen- tos, roupas ou fez uma visita no hospital para alguém que estava doente? Como é bom ajudar nosso próximo!

História:
Um dia um homem que se achava muito inteligente, queria ver se Jesus sabia mesmo sobre a Bíblia e lhe fez uma pergunta: “Senhor, quem é o meu próximo?”. Então Jesus começou a contar uma história.

Um homem estava fazendo uma viagem da cidade de Jerusalém para Jericó. Estava andandoandando, de um lado para o outro em seu cavalo. O cavalo começou a correr, correr, pra chegar bem rápido. Porém existiam ladrões escondidos naquela estrada. E de repente, os ladrões foram atrás dele e machucaram suas pernas, machucaram seus braços, e levaram tudo o que ele tinha. Aquele homem estava caído no chão, dolorido e machucado.

Naquela estrada passou um sacerdote, um homem muito importante, o cuidador do templo de Deus. Sabe o que ele fez? Passou pelo o outro lado da estrada, virou os seus olhos, fez de conta que nem viu aquele homem caído e ferido. Logo em seguida veio um levita, aquele que dizia saber tudo sobre a Bíblia, a palavra de Deus. Vocês acham que ele ajudou o pobre homem? Não! Ele passou rápido olhando para frente, nem olhou para os lados para não ajudar. Mais tarde passou um samaritano. Sabia que muitos não gostavam dele? Achavam que não era uma pessoa importante. Porém, o samaritano quando viu aquele homem ferido correu até onde ele estava, deu água e limpou suas feridas. Levou aquele homem até uma pousada e pagou todas as suas despesas. Pediu para o dono da pousada continuar cuidando dele até que ficasse curado, pois voltaria para pagar o restante do dinheiro.

Apelo:
Quem foi o próximo nessa história? Sim, foi o bom samaritano. Crianças, quando ajudamos as pessoas, somos mais parecidos com Cristo Deus confiou a cada um de nós a responsabilidade de ajudar nosso irmão, nosso próximo. Quem hoje deseja ajudar alguém que precisa?